terça-feira, 27 de outubro de 2015

Sérgio Moro diz que tem caído muito peixe na rede da Lava-Jato

ALÔ BAHIA » Úlltimas Notícias » Arquivo » Sérgio Moro diz que tem caído muito peixe na rede da Lava-Jato
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condução da Operação Lava-Jato, elogiou a juíza Célia Recina Odu Bernardes, que autorizou na segunda-feira a busca e apreensão em empresas do filho do ex-presidente Lula, Luís Cláudio Lula da Silva durante uma nova fase da Operação Zelotes. Durante evento nesta terça-feira da revista inglesa The Economist, em São Paulo, Moro disse que decisão da juíza foi “importante”.

Para o juiz, a Operação Lava-Jato sozinha não é o agente influenciador de uma mudança no país. Ele defendeu o fortalecimento das instituições como primordial para aumentar a eficácia ao combate à corrupção. Ele ressaltou ainda que a Lava-Jato não é uma exceção e, para exemplificar, elogiou a decisão da magistrada Célia Regina Og Bernardes, que autorizou a prisão de seis envolvidos no esquema de corrupção no Carf.

— Esses casos (Lava-Jato, Zelotes, etc...) influenciam positivamente. Ontem mesmo teve a decisão de uma colega juíza que me pareceu importante — disse elogiando a magistrada:

— Acredito que o caso (Zelotes) está nas mãos de uma colega juíza muito competente.

Moro participou de um debate sobre a corrupção no Brasil ao lado da jornalista da GloboNews Monica Waldvogel e o advogado Thiago Jabor. O encontro foi mediado pelo editor da revista, Michael Reid, que abordou a crítica ao excesso de delações e prisões preventivas e perguntou se isso estaria contribuindo para “pescar” envolvidos. Moro rebateu as críticas e brincou:

— Olha, acho que tem vindo bastante peixe. (Mas) acho que existe uma crítica exagerada — disse o juiz.

Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, em entrevista coletiva
Janot diz que não adianta esconder dinheiro no exterior
O juiz defendeu ainda que o combate à corrupção não é um dever só das instituições, mas de toda a sociedade. E brincou dizendo que tem aceitado ir a eventos com empresários para “passar basicamente" um recado:

— Não paguem propina — disse

Contudo, Moro rejeitou um questionamento que as instituições no Brasil estariam frágeis. Para o juiz, a manutenção das investigações e a independência do trabalho tipificam uma instituição forte.

— Não se varreu nenhum desses casos criminais para debaixo do tapete.

Moro voltou a falar que o Brasil necessita de reformas legais que “aumentem a efetividade” do sistema judiciário, caracterizado hoje pela “excessiva morosidade”.

— Morosidade excessiva gera impunidade.

No final do debate, ele evitou fazer críticas aos poderes Executivo e Legislativo. Moro não quis comentar sobre o suposto acordo entre o governo e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para evitar o impeachment da presidente Dilma Roussef e a cassação de Cunha, ao se questionado se a tratativa, de alguma forma, poderia atrapalhar o trabalho do Judiciário. (Renato Onofre/O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...