quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Normas do Simples Nacional debatido na ACI

Fomentar a geração de emprego e renda, seguida da unificação e redução dos impostos entre as pequenas e microempresas são dois dos principais objetivos esperados pelos empresários itabunenses, com a universalização do Simples Nacional, promovida pela Lei Complementar 147/2014. O assunto foi amplamente debatido nesta segunda-feira (13), durante a 25ª Reunião Ordinária da ACI, que teve a participação de empresários, contadores e prestadores de serviço em geral.
Ao todo, 142 atividades estão aptas para ingressar no Simples Nacional a partir de 2015, desde que possuam um faturamento de até R$ 3,6 milhões anual. É o caso do publicitário Tião Barros, que atualmente é sócio proprietário da Agência Art 3 e vê na modalidade tributária uma oportunidade para fomentar a geração de emprego. “A carga tributária para as pequenas empresas tem sido muito alta e a gente acaba inibindo de contratar pessoas para ampliar o atendimento dos nossos serviços”, explicou.

Da mesma forma, o pequeno empreendedor Adalberto Leme, que atualmente fabrica palitos para churrasco no quintal de casa, o Simples Nacional pode expandir o seu próprio negócio, que vai requerer a fabricação do seu produto em um espaço maior, com a contratação de funcionários, e, consequentemente o aumento na produção. “Além dos palitos pretendo produzir outros tipos de produtos, com a matéria prima do bambu, agregar mais máquinas e fazer a empresa crescer para gerar emprego e renda”, revela.

O consultor e instrutor do Sebrae, Djalma Palma da Silva explicou que a modalidade de tributação unifica o pagamento de oito tributos em um único boleto e reduz a carga tributária. Mas, segundo ele, o assunto ainda gera dúvidas e exige um pouco mais de conhecimento para entender e escolher a melhor opção tributária, de acordo com o perfil de cada empresa. “Antes mesmo de escolher uma tributação deve ser feito uma simulação com as modalidades tributárias disponíveis”, avaliou.

Dentre outras alterações, o especialista citou a substituição tributária para os pequenos negócios, isentando algumas atividades da cobrança antecipada do ICMS dos produtos adquiridos pelos empreendedores. De acordo com Djalma, atualmente, o empresário efetua o pagamento desse tributo antes mesmo de saber se venderá as mercadorias.

Para o presidente da ACI, Luiz Ribeiro, as contribuições sobre as novidades do Simples Nacional gerou um debate importante e necessário para que os empresários, contadores e prestadores de serviço em geral possam ter um maior aprofundamento das novas regras que implica a modalidade tributária. “O momento é importante para conhecer as novidades e os profissionais devem fazer uma avaliação junto aos contadores sobre a viabilidade no seu negócio”, explicou.

Da assessoria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...