quarta-feira, 12 de março de 2014

Colegiado Territorial Litoral Sul participa de reunião de apresentação do ZEE/BA

A Escuta Territorial foi uma solicitação da coordenação do Colegiado Territorial para o conhecimento das ações e a contribuição para o aprimoramento do conteúdo
 O Colegiado Territorial Lioral Sul da Bahia juntamente com as instituições que compõem o Grupo Gestor – GG estarão participando da Reunião de Escuta Territorial do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado da Bahia - ZEE/BA, que será apresentado por representantes das Secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento do Estado da Bahia no próximo dia 19, a partir das 8 horas, no Palace Hotel, em Itabuna. O encontro visa apresentar estratégias de planejamento para o desenvolvimento de políticas públicas no Território Litoral Sul.

Conceituado conforme Decreto Estadual nº 14.530/2013, como um instrumento estratégico para o planejamento e ordenamento de ações no território, tendo em vista a previsão de instalação de investimentos estruturantes na região, o ZEE já faz parte da pauta de discussões do Colegiado e o encontro será realizado através de uma solicitação do coordenador Territorial, Elias Jacob Mattar Neto para que o grupo “tenha a oportunidade de conhecer as estratégias de planejamento e contribuir para o desenvolvimento do plano”.
Em síntese, os objetivos específicos do ZEE Bahia são: Definir zonas no território baiano a partir da convergência de características sociais, econômicas e geoambientais; Indicar prioridades para conservação e uso sustentável da biodiversidade; Estabelecer diretrizes gerais e específicas, e critérios orientadores para o uso e a ocupação do solo e dos recursos naturais, em cada porção do território (Zona); Disponibilizar um banco de dados georreferenciados para apoiar a gestão territorial.
A reunião extraordinária de Escuta Territorial do ZEE terá caráter público e será aberta à participação dos diversos setores da sociedade civil, de instituições públicas e privadas, bem como dos diversos Poderes.
Eleição
No dia seguinte a reunião de Escuta do ZEE, dia 20, a partir das 8 horas, está agendada a reunião Ordinária do Grupo Gestor do Colegiado Territorial Litoral Sul Bahia para eleições do Grupo Gestor Executivo (GGE) e das coordenações – geral, administrativa e financeira.
Por - Viviane Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...