sábado, 15 de março de 2014

Canavieiras recebe mais quatro médicos


A saúde de Canavieiras ganha mais um reforço no atendimento à população da sede e interior, com a chegada de dois novos médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A partir da próxima segunda-feira (17), esses profissionais atenderão à população do interior, no Programa de Saúde da Família (PSF).
Segundo a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros, Canavieiras aderiu ao Provab em 2013 e agora está recebendo os médicos Afonso de Carvalho Nora e Mayane Magalhães Silveira Souza. “O regaste dos serviços de saúde era um compromisso assumido pelo prefeito Almir Melo e que está sendo cumprido com a restauração do sistema de saúde no município”, informa a secretária.

Assim que assumiu a direção do município, em janeiro de 2013, o prefeito Almir Melo adotou uma série de medidas para reabrir o Hospital Municipal Régis Pacheco e as unidades de saúde. Outra ação implantada na área da atenção básica foi o atendimento médico realizado no interior do município, facilitando, assim, o acesso da população aos serviços de saúde.
Entre as estratégias adotadas para expansão das ações de saúde, foi a inscrição de Canavieiras nos programas do Ministério da Saúde, em especial no Programa de Saúde da Família (PSF), que tinha na insuficiência de médicos um sério obstáculo. Além do Provab, a Secretaria da Saúde também se inscreveu no Programa Mais Médicos para o Brasil, e nesta segunda-feira (17) recebe mais dois médicos: Maria da Glória de Oliveira da Silva (brasileira) e Fernando Saavedra (cubano), possibilitando a abertura de novas Unidades de Saúde da Família.
O Provab foi criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, como uma estratégia para estimular a adesão de um contingente importante de médicos. Estes profissionais atuarão nos PSFs em localidades de maior vulnerabilidade (áreas de extrema pobreza), nas periferias das regiões metropolitanas, municípios do interior e áreas mais remotas com populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas, permitindo a ampliação da cobertura populacional.
Vacina contra HPV

As meninas de 11 a 13 anos de Canavieiras já estão recebendo a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação no Posto de Saúde Talma Cajueiro, localizado na rua Octávio Mangabeira (rua 13).   
Desde o dia 10 de março que a vacina passou a ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) e a estratégia é realizar a vacinação nas unidades da rede pública do país e nas escolas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, que em Canavieiras é de 988 adolescentes. Para atingir a meta, a partir da próxima semana, a vacinação também passará a ser feitas nas escolas no Município e do Estado.
De acordo com o Ministério da Saúde, foi escolhida a faixa-etária de 9 a 13 anos para ser imunizada. "Esta é a faixa-etária em que a vacina contra HPV tem a melhor resposta. Nesta fase, a menina pré-adolescente que tomar a vacina vai gerar mais anticorpos para se proteger contra o câncer de colo do útero", observou a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Elma Valiense, cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.
O Ministério da Saúde está incentivando às secretarias estaduais e municipais de saúde que promovam, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas. Para orientar esta mobilização, já foi distribuído informe técnico aos estados e municípios, portanto a Secretaria Municipal da Saúde de Canavieiras está organizando palestras de reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.
14-03-2014 (WR)

14-03-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...