segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ilheenses discutem políticas culturais em Conferência Municipal

Durante a III Conferência Municipal de Ilhéus, artistas, poder públicos e sociedade civil discutiram os dois eixos temáticos propostos pelo governo federal, e aprofundaram o debate sobre o PPA
A aprovação de propostas capazes de contribuir para a elaboração de políticas públicas culturais para os próximos anos foi um dos principais destaques da III Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus, realizada no último final de semana (2 e 3 de agosto), no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). Além de encaminhar novas proposições, os participantes também elegeram três delegados que estarão representando o município na conferência territorial, prevista para acontecer na cidade de Itabuna, nos dias 30 e 31 deste mês. Na sexta-feira (2/08), a conferência atraiu 140 pessoas e no sábado (dia 3), cerca de 80.

O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, destaca dois pontos extremamente positivos que, na visão dele, marcaram a III Conferência Municipal de Ilhéus. “Além de discutir os dois eixos temáticos propostos pelo governo Federal, também foi muito importante aproveitar o evento para aprofundar o debate sobre o Plano Plurianual, instrumento que norteará as políticas públicas da cultura local para o período de 2014 a 2017”, ressalta. Um segundo ponto realçado pelo secretário foi a diversidade de agentes culturais presente à conferência, “com destaque para os representantes da comunidade indígena Tupinambá”, acrescenta, valorizando, ainda, a participação de atores, músicos, dançarinos, produtores e lideranças comunitárias.
Durante a conferência, no âmbito do Eixo I, os participantes tiveram a oportunidade de discutir os variados aspectos que dizem respeito à implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), incluindo sua competência e os passos necessários para a sua criação. Com referência ao Eixo II, foi possível debater as inúmeras formas de expressão cultural, através do patrimônio (material, imaterial e natural), artes visuais, artesanato, audiovisual, mídias interativas, memória, artes cênicas, gestão pública e espaço culturais.
Abertura - A III Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus foi aberta na sexta-feira (2/08) com a presença de diversas autoridades, entre as quais o vice-prefeito do município e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, o presidente do conselho municipal de Cultura, Romualdo Lisboa, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, as representantes do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Tula Hoisel, e da comunidade Tupinambá, Nádia Acauã.
O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado, reiterou que o governo municipal segue permanentemente aberto ao diálogo franco e direto com a sociedade. “Seja em que área for, esta é a melhor estratégia para que nós sejamos capazes de superar as dificuldades do município com vistas a construir um futuro melhor para todos”, enfatizou. O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, por sua vez, lembrou que “a cultura é aquilo que nos define como seres humanos. E não apenas com relação à unidade, mas, também, no que diz respeito à diversidade”.
Segundo Atto, “a cultura deve passar a ser uma política de estado e não mais uma política de governo”. Por sua vez, o presidente do conselho municipal, Romualdo Lisboa, registrou sua torcida para que a III Conferência de Cultura de Ilhéus representasse o início de um novo caminho. “Para auxiliar esse processo, já temos em Ilhéus instrumentos fundamentais, como o conselho, o plano e o fundo municipais de cultura”, avaliou. Por fim, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, destacou a importância da participação da sociedade na elaboração das políticas públicas do país.
Histórico - Na Bahia, a cada dois anos, são realizadas conferências estaduais de cultura. A primeira aconteceu em 2005, em Salvador. A partir de 2007, buscou-se realizar as conferências estaduais no interior do Estado, a fim de facilitar o diálogo com os diversos municípios, sempre divididas em etapas municipais, territoriais e setoriais. A segunda Conferência Estadual, que abordou o tema Cultura é o quê?, foi realizada em 2007 na cidade de Feira de Santana. O município de Ilhéus, por sua vez, recebeu, em 2009, a terceira conferência, quando foi discutido o tema Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento. Finalmente, em 2011, a quarta conferência estadual aconteceu na cidade de Vitória da Conquista, trazendo o tema central: Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura.
A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia ocorrerá na cidade de Alagoinhas, entre os dias 10 e 13 de outubro. Este ano, o evento dará ênfase ao tema Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura. Com o objetivo de reunir a população para avaliar as políticas públicas de cultura, a conferência sediará a apresentação de ações, projetos e programas da Secretaria Estadual de Cultura, a partir de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores.
Paulo Atto destaca que são três as etapas que antecedem a conferência estadual: as conferências municipais e/ou Intermunicipais foram realizadas entre 2 de junho e 4 de agosto; e a etapa seguinte, que consiste nas conferências territoriais, ocorrerá de 6 de agosto a 8 de setembro. Já as conferências setoriais serão realizadas entre os dias 14 a 30 de setembro. “A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia e todas as suas etapas antecedentes integram a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília no período de 26 a 29 de novembro de 2013”, completa Atto.
           
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 05.08.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...