segunda-feira, 27 de maio de 2013

Profissionais da saúde de Ilhéus participam de capacitação para o Samu Regional

Médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem da rede de atenção básica de Ilhéus participam do treinamento e capacitação para atuarem como multiplicadores na formação das equipes dos 21 municípios que compõem a 5ª e 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e integrarão a rede de atenção Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O treinamento, realizado através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), é conduzido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), dividido em sete módulos, com prazo de encerramento no dia 28 de novembro.


Na abertura do curso, na última quinta-feira, 23, no auditório da 6ª Dires, a secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, salientou que o serviço constitui uma rede de atenção de grande importância para o Ministério. “Para o Ministério da Saúde, resolvendo os entraves da rede de urgência, pode-se evitar grande parte dos problemas da saúde no país”, disse, acrescentando que as ocorrências

No primeiro módulo, ministrado pelo coordenador Regional do Samu, Walbert Silveira, e pela diretora de Planejamento da Sesau, Andreia Dickie, foram apresentadas as competências e regulação do Samu, a história do serviço de atendimento pré-hospitalar, desde o transporte aeromédico na Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.

Nessa primeira etapa, o projeto do Samu regional realiza ações de planejamento e capacitação das equipes, levantamento estatístico dos serviços de emergência e urgência médicas dos municípios envolvidos, além dos projetos arquitetônicos das bases de atendimento. A segunda etapa será para construção, reforma ou ampliação da central de regulação médica das urgências, seguida de todas as providências burocráticas para o respectivo funcionamento. 

Somente após essas etapas, o Ministério da Saúde fará a visita técnica para, em seguida, autorizar a liberação das ambulâncias devidamente equipadas. Na Bahia, o Samu foi implantado em 2004, inicialmente nas cidades de Eunapólis e Vitória da Conquista.      
Região de Saúde – Na articulação do novo mapa da saúde pública na Bahia, Ilhéus funcionará como sede regional. No caso do Samu, a rede abrangerá municípios como Canavieiras, Santa Luzia, Arataca, Una, Uruçuca, Itacaré, Camamu, Maraú, Ituberá, Taperoá, Cairu, Valença, Gandu, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Teolândia, que, conforme o projeto, terão ambulâncias disponíveis. Os municípios do entorno serão atendidos através da central de regulação.

Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 27.05.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...