sexta-feira, 8 de março de 2013

Ilhéus celebra dia da mulher com ações educacionais e de saúde

Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 08 de março, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promove diversasatividades educacionais e de prevenção a doenças. As ações ocorreram nos turnos matutino e vespertino, na Rua Jorge Amado, no centro da cidade, e no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) localizado no bairro Hernani Sá, na zona sul.
A programação envolveu a promoção de palestras educativas e a distribuição de material informativo, além da entrega de preservativos masculinos e femininos e lubrificantes. A enfermeira, Cecília Alves, destacou que as ações têm como objetivo educar e orientar as mulheres sobre o controle de doenças, informando principalmente as formas preventivas.
“Nosso público é a mulher e todas as atividades visam orientar e aconselhar a mulher sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, comentou Cecília, destacando a realização dos testes de HIV e sífilis, com resultado em cinco minutos. A enfermeira também ressaltou que a coleta de exame preventivo do colo do útero e de exames clínicos de mama e a realização de triagem pré-natal fizeram parte da programação.
Aprovação - No Caic, foram realizadas, pelo Núcleo da Mulher, a aferição de pressão e palestras sobre HIV, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer, exames preventivos, planejamento familiar e pré-natal. Dicas de beleza e curso de limpeza de pele também fizeram parte da programação.
A professora Maristela Freitas participou do curso de limpeza de pele e aprovou a iniciativa do núcleo. “É uma boa oportunidade para aprender a cuidar da pele e da saúde, estou adorando o curso”.
Leda Pureza Morena, coordenadora do núcleo, destacou a importância de serviços direcionados para a saúde da mulher. A coordenadora enfatizou que o Núcleo da Mulher, atua há quinze anos e atende a mulheres, jovens e crianças da região, oferecendo serviços de saúde bucal, orientação sexual, inclusão sóciodigital, e ainda realiza palestras de combate a exploração sexual infantil.

Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.03.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...