domingo, 6 de maio de 2012

Com bicicleta de Fred, Flu goleia, põe a mão na taça e derruba invicto Botafogo

Reprodução/ESPN
Depois de passar os primeiros 24 jogos da temporada invicto, o Botafogo foi o último time entre os 40 das duas principais divisões do futebol nacional a perder uma partida em 2012


Caiu o último invicto das Séries A e B do futebol brasileiro. O Botafogo até saiu vencendo o Fluminense neste domingo, no Engenhão, pela primeira partida da final do Campeonato Carioca, mas levou a virada por 4 a 1. Com o resultado, o time tricolor, que chegou ao quinto triunfo nos últimos seis jogos, pode até perder a segunda partida por dois gols de diferença que ficará com o título estadual, o seu primeiro desde 2005.

Depois de passar os primeiros 24 jogos da temporada invicto, o Botafogo foi o último time entre os 40 das duas principais divisões do futebol nacional a perder uma partida em 2012. O último revés havia ocorrido em 27 de novembro de 2011 diante do Atlético-MG por 4 a 0, no Campeonato Brasileiro.

Neste domingo, o Botafogo saiu na frente com um gol de Renato, mas Fred empatou com um belo gol de bicicleta. Na etapa final, o time alvinegro ficou com um jogador a menos depois da expulsão de Lucas. O Fluminense aproveitou a vantagem numérica, marcou duas vezes com Rafael Sóbis, uma com Marcos Junio e definiu a vitória.

A final deste ano pode ser considerada histórica, pois apesar de reunir dois clubes de tradição, a última vez que eles decidiram o torneio foi em 1971, quando o Flu ficou com o título. Naquela ocasião o triunfo foi por 1 a 0, com um gol cercado de polêmica, já que os botafoguenses reclamam até hoje de uma falta do lateral Marco Antônio no goleiro Ubirajara. Se o Fluminense ganhou aquela edição, na última final entre eles quem levou a melhor foi o Glorioso, que fez 1 a 0 ganhando a Taça Rio de 2008.

O duelo de volta da final do Campeonato Carioca ocorrerá no próximo domingo, às 16h (de Brasília), também no Engenhão.

O jogoAnimado com o bom momento, o Botafogo tomou a iniciativa na partida e precisou de apenas oito minutos para abrir o placar. Fellype Gabriel cruzou na área, Carlinhos cortou parcialmente e, no rebote, Renato concluiu no canto para superar o goleiro Diego Cavalieri.

A vantagem parece ter mexido com a mentalidade do time alvinegro que passou a ser mais defensivo e viu o adversário ficar com maior posse de bola e criar boas chances de empatar o confronto. Três minutos depois, Fred ajeitou, Carlinhos finalizou e Jefferson espalmou. Aos 22, Thiago Neves, que estava praticamente descartado para a partida, chutou forte e exigiu boa defesa de Jefferson.

Dominando o jogo, o Fluminense seria recompensado aos 43 minutos e em grande estilo. Thiago Neves cruzou na área e Fred finalizou de bicicleta. Jefferson ficou parado e viu a bola entrar no canto direito. Ao término da primeira etapa, o time tricolor criou 12 oportunidades de gol, enquanto o adversário apenas duas.

Na volta para os últimos 45 minutos, o Botafogo mudou a postura e passou a se lançar mais ao ataque para buscar o segundo gol. Aos seis minutos, Maicosuel cobrou falta na área e Loco Abreu cabeceou para defesa de Diego Cavalieri. Porém, a tentativa do time alvinegro em buscar a vitória começou a desmoronar quando Lucas calçou Thiago Neves por trás, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo, aos dez.

Mal sentiu o baque de ficar com um jogador a menos e o Botafogo levou a virada. No minuto seguinte, Deco fez ótimo passe na área e Rafael Sóbis concluiu, com categoria, no ângulo direito da meta adversária. Embalado, os comandados de Abel Braga ampliaram a vantagem pouco depois. Aos 19, foi a vez de Thiago Neves dar boa assistência e ver Rafael Sóbis driblar o goleiro e concluir para as redes.

Na parte final do duelo, o Fluminense ainda explorou o fato de ter um jogador a mais e criou chances de transformar a vitória em goleada, e conseguiu isso aos 38 minutos, quando Marcos Junio foi acionado por Fred, tocou na saída de Jefferson e deixou o time tricolor próximo do título estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...