sexta-feira, 4 de maio de 2012

STF ACABA DE DECRETAR SITUAÇÃO DE MISÉRIA EM ITAJÚ!!!


Situação da disputa entre índios e fazendeiros na Bahia

As cidades de Itaju do Colônia, Camacan e Pau Brasil, vem passando por trans formações históricas. O STF decidiu devolver legalmente as terras aos seus verdadeiros donos, os índios. Depois de grandes conflitos,  mortes, etc, a  justiça depois de quase 60 anos foi feita. Será?
 Economia da região
É sabido, que essa região é uma bacia leiteira, do sul da Bahia e passou a ser conhecida pela pecuária, corte e inseminação de gado. Essa tradição foi implantada pelos fazendeiros que estavam apossados das terras legalmente oficializadas pelo governo, que para nós o Estado pisou na bola, deixando os conflitos correrem solto. .

 Situação 
Com  essa determinação da devolução das terras é preciso pensar que rumos tomar ou a seguir, já que os índios não estão acostumados, habilitados a trabalhar com esse tipo de segmento dentro de campo aberto. Para que não se estabeleça mais um bolsão de miséria, o governo precisa oferecer amparo, cursos de aperfeiçoamento para que os índios saibam lidar com a  produção das fazendas, caso contrário só imperara a miséria na região.

 Histórico dos índios 
 Os índios estão acostumados a um habitat de florestas, com rios, matas  e animais para caçar e rios para pescar. E, agora? A pecuária não é o seu forte, não sabem o caminho  a tomar. Por isso chamamos a atenção para que essa mudança seja muito bem assistida para que não ocorra de forma desastrosa, gerando uma nação de famintos. .

 O que fazer?
No momento, com certeza, a região vai viver uma grande turbulência; os conflitos, om certeza não vão acabar por ai. Devido a falta de recursos financeiros dos índios que ficarão inúteis a qualquer ação de progresso.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...