quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Obras na casa de Jorge Amado movimentam vida cultural de Ferradas


Como parte da programação para implantação da Galpão Cultural Casa de Jorge Amado e de uma série de obras de infraestrutura realizadas em Ferradas, que ganha também uma rotatória urbanizada, com pavimentação, iluminação e paisagismo, aconteceu nesta quarta-feira (30), a visita oficial à casa onde o mais ilustre escritor baiano viveu sua infância. O vice-prefeito Antônio Vieira, que também representou o prefeito Azevedo, pôde acompanhar de perto o andamento do projeto executivo de restauração da casa.

Como a inauguração do espaço e das obras de infraestrutura do bairro teve de ser adiada em decorrência das chuvas que têm caído na região, foi mantida a programação agendada anteriormente, com uma visita às obras e a realização do XI Mercado Cultural, à noite, com um show internacional tende a participação de Marcelo Ganem; da banda Houria Aichi e I’Hijaz Car, da Argélia e de Chris Corbette e Papa Zom, da Guiana Francesa.

Durante a visita à Casa de Jorge Amado, o vice-prefeito Antônio Vieira destacou a importância do escritor como autor de romances sobre a saga do cacau, bem como por revelar Itabuna para o mundo através de vários livros como Terras do Sem Fim, Tocaia Grande e a Descoberta da América pelos Turcos, uma narrativa breve sobre a contribuição dos descendentes de árabes à cultura baiana e brasileira.

Ele também destacou a sensibilidade do prefeito Azevedo, que mesmo com recursos limitados, vem desenvolvendo uma série de ações que vão marcar o centenário do escritor, considerado o mais ilustre filho de Itabuna e que deu uma importante contribuição à literatura brasileira e universal. 

Salientou ainda a dimensão social, política e econômica da obra do escritor grapiúna. Em paralelo, o governo investe ainda em obras de infraestrutura que vão beneficiar aos moradores da comunidade.

Também participaram da visita os secretários municipais Maurício Athayde, de Administração; Antônio Marcelino, de Agricultura e Meio Ambiente; Carlos Burgos, de Governo; José Alencar, Desenvolvimento Urbano; Carlos Leahy, da Indústria Comércio e Turismo e de Esportes, Alcântara Pelegrini; da coordenadora da articulação política do governo, Maria Alice Araújo Pereira; além da presidente da FICC, Sandra Ramalho; do presidente da Emasa, Geraldo Briglia e do presidente da Agência Municipal de Regulação, Jorge Vasconcelos, de dirigentes da Associação Comunitária de Cultura e Cidadania (Acodecc), da Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate) e do presidente do Instituto Viva a Magia, que desenvolve o Projeto Mercado Cultural,  Benjamin Taudkin.

Casa
A Casa de Jorge Amado ocupa uma área construída de 150 metros quadrados – incluindo o anexo - e será pintada com as cores, azul clara e azul escuro, assim como era a antiga residência do escritor. O projeto prevê a pintura também de duas casas vizinhas.

O interior do imóvel é dividido recepção, dois quartos, sendo um com peças e fotos do escritor e outro, que funcionará como uma biblioteca comunitária, com os livros de Jorge Amado e autores regionais, além de uma cozinha  com fogão a lenha e um banheiro. O anexo, nos fundos, contempla um auditório com 80 lugares, com palco e camarim. 


Por: Kleber Torres. Fotos: Waldir Gomes e Alex de Souza. Vídeo: avozeavezdajuventude  
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Milei diz que Bolsonaro teve liberdade de movimento censurada pelo STF

  Argentino esteve na posse de Trump e comentou a decisão de Moraes O presidente argentino Javier Milei e o ex-presidente Jair Bolsonaro. (F...