segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Estado é responsável pelo caos na saúde e na segurança em Itabuna


A revista Veja, de circulação nacional, publicou no último fim de semana dados sobre a mortalidade infantil e a taxa de homicídios, que colocam Itabuna em situação vergonhosa. O município é o segundo na lista daqueles onde mais se matam seres humanos e o primeiro no ranking da mortandade de bebês antes de completar um ano de vida. A segunda neste quesito é também baiana Vitória da Conquista, há 19 anos governada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Prefeito Capitão Azevedo
Para o prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (DEM), os números atestam algo que o governo municipal vem denunciando há tempos: o Estado é negligente no trato com duas áreas fundamentais, pelas quais é responsável. “A segurança está desaparelhada, sem recursos humanos e materiais para atender à população”, afirma o prefeito. Com relação à saúde, ele explica que a perda da gestão plena do setor, em 2008, desencadeou uma série de problemas devido à redução das verbas, que chega a R$ 2 milhões por mês.

A Maternidade Ester Gomes, citada na reportagem de Veja, depende exclusivamente de recursos repassados pelo Estado, mas está na iminência de fechar as portas porque o dinheiro não é suficiente para atender à demanda. A situação é a mesma em outras instituições conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município, como o Centro Médico de Pediatria de Itabuna (Cemepi), cujos pacientes são quase 100% provenientes do SUS.
“Essa perda de receita estrangula o setor, houve redução na oferta de procedimentos e exames em função da falta de condições para custeá-los, e quem sofre com isso é o povo de Itabuna”, diz o secretário municipal da Saúde, Geraldo Magela. Ele lembra que já ocorreram diversas reuniões com o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, mas não houve nenhuma solução. “As mortes estão ocorrendo devido à falta de UTI neonatal e pediátrica. O município, inclusive, já solicitou 20 leitos pediátricos e 40 neonatais à rede de alta e média complexidade, cuja gestão é de responsabilidade da Sesab, ou seja, do governo do Estado”.

A matéria da revista destaca que a maternidade Ester Gomes, “apesar da infraestrutura precária”, é responsável pelo atendimento de pacientes de 121 cidades. De acordo com Magela, esse quadro é de conhecimento do Estado.  “Infelizmente, não é novidade, todos sabem disso, mas o município se encontra de mãos atadas por não ter como investir recursos próprios nessas instituições, além de depender exclusivamente da vontade política do Estado e da União para solucionar a questão da plena e assegurar a remuneração dos serviços, de modo que eles possam ser prestados de maneira adequada”, frisa.

No mês passado, depois de reiteradas tentativas de encontrar uma solução política e administrativa com o Governo da Bahia, o prefeito de Itabuna entrou com uma ação na justiça contra o Estado. “Nossa intenção é fazer com que o município recupere a plena, já que Itabuna é um polo regional na área da saúde e deve receber os recursos compatíveis com esse perfil”, observa.

Fotos: Vinicius Borges 20/09/11
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...