quarta-feira, 11 de maio de 2011

Projeto de requalificação do Aterro de Itariri ganha apoio de ONG

O projeto de requalificação do Aterro Sanitário do Itariri avança em nova etapa, e para garantir o cumprimento deste novo cronograma de ações emergenciais, secretários e técnicos da Prefeitura de Ilhéus se reuniram na manhã desta quarta-feira (11) com representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e da ONG Compromisso Empresarial com a Reciclagem (Cempre) no salão nobre do Palácio Paranaguá.


Esta nova etapa, segundo explicou a representante da Conder, a arquiteta Luciana Marques, visa não só a retomada da finalização da construção do galpão no aterro, assim como de todas as outras ações estruturais e sociais iniciadas pelo projeto. “Dessa vez o projeto contará com o importante suporte da ONG Cempre, que vai disponibilizar equipamentos, graças à parceria mantida com a iniciativa privada, a exemplo de máquinas de prensa, empacotadeira, entre outras”. De acordo com o representante da ONG Cempre, Ivo Milani, a instituição, fundada em 1992, atua em todo o país, na promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.


O secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Alisson Mendonça, destacou que houve grandes avanços no que diz respeito à área social e que esse esforço deve continuar visando beneficiar os principais “atores sociais” envolvidos neste processo que são os catadores. Atualmente, cerca de 130 famílias utilizam o aterro como fonte única de renda. Já o secretário de Meio Ambiente, Harildon Machado, propôs, durante a reunião, a formação de um grupo de trabalho, integrado pelas secretárias, para acompanhar e dar seguimento ao cronograma do projeto de micro aliança público-privada entre a Prefeitura Municipal de Ilhéus e os catadores de materiais recicláveis.


Entre as ações previstas no cronograma estão a realização de capacitação para ordenamento e valorização da atividade no galpão, o acompanhamento técnico e social dos catadores, a operacionalização do galpão, entre outras atividades. No próximo dia 20, uma audiência pública agendada para as 15 horas no auditório da Justiça Federal, centro de Ilhéus, para ampliar a discussão sobre o novo andamento do projeto junto com a sociedade civil organizada.

Participaram ainda da reunião o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre; os secretários Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano), Emenson Silva (Assistência Social e Trabalho), o chefe de Gabinete, José Nazal Soub, o vereador Tarcísio Paixão.
Ascom/Ilhéus
http://www.ilhéus.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...