quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prefeito Azevedo analisa a presença do secretário estadual da saúde em Itabuna

Após visita do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, na última terça-feira (10), o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, torna públicas suas avaliações, para conhecimento da população. De um lado, ele enxerga como positivo o selar de convênios com o governo estadual. Destaca, sobretudo, o fato de, após mobilização dos deputados Luiz Argôlo (federal – PP) e de Augusto Castro (estadual – PSDB), a SESAB ter começado a se sensibilizar quanto ao fato de que “a Saúde de Itabuna precisa de mais recursos, porque vidas estão se perdendo”.

“Conforme a legislação do SUS, a gestão da Saúde é tripartite, é responsabilidade do Município, do Estado e da União; precisamos de investimentos para melhorar o serviço. O município de Itabuna está fazendo sua parte, os números mostram isso, mas precisamos que o Estado e a União, também arque com a suas responsabilidades. Esta é uma questão suprapartidária, estamos tratando de vidas e a vida é o maior bem que nós temos!”, argumenta o gestor.

Realidade do Hospital de Base

Capitão Azevedo admite que o aporte de recursos, mesmo ainda tímido, de R$497 mil para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães é um primeiro passo rumo a conquistas maiores. Ao avaliar a posição da Sesab de aumentar os recursos repassados à Santa Casa de Misericórdia, o prefeito declarou que espera da Secretaria Estadual da Saúde a mesma sensibilidade em relação ao HBLEM, que é 100% SUS.

Outro assunto abordado em Itabuna pelo secretário Jorge Solla foi a indicação de estadualização do Hospital de Base. Sobre tal proposta, o prefeito argumentou que ela não dá nenhuma garantia à solução dos problemas enfrentados pela unidade hospitalar, que na visão de Azevedo trata-se de injeção de recursos e não de gestão, já que, como é do conhecimento público, em diversas regiões do estado os hospitais administrados pela Sesab também enfrentam dificuldades. “Isso é uma clara evidencia de que não é uma particularidade do Hospital de Base de Itabuna, mas sim uma realidade estadual e nacional”.

Um passo para a Justiça

O gestor itabunense lembrou que o HBLEM atende a mais de 120 municípios e continua sendo referência para uma população de mais de dois milhões de habitantes. Portanto, ciente da realidade dos demais hospitais sob responsabilidade do estado, ele diz ficar “temeroso com a proposta da SESAB”. Além disso, ressalta ser uma realidade em todo o Brasil, inclusive uma postura defendida pelo Ministério da Saúde, a descentralização dos recursos. Isso porque “são os municípios que conhecem as demandas dos seus moradores”.


Por: Celina Santos reportagem: Osvaldo Bispo - Foto: Pedro Augusto – 11/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...