Jesus no silêncio da crucificação |
As celebrações da Semana Santa em Itabuna serão iniciadas oficialmente neste domingo, dia 17, com a Solenidade da Bênção e Procissão de Ramos presidida pelo bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula. A concentração dos fiéis será na Capela da Ação Fraternal de Itabuna (AFI), às 7 horas, de onde sairá a Procissão em direção à Igreja Catedral de São José.
Ainda no domingo (17), os fiéis poderão participar da Missa e Bênção de Ramos na Catedral, às 9h30min e às 18 horas. De acordo com a programação oficial, as solenidades terão sequência na segunda, terça e quarta-feira, com celebração da Santa Missa às 18 horas. O atendimento de confissões será feita na terça e quarta-feira, dias 19 e 20 a partir das 15h e às 19h, após a Missa.
Santos Óleos
A Missa da Unidade do Presbitério e da Sagração dos Santos Óleos, às 9h da quinta-feira (21), será um dos momentos marcantes na programação da Semana Santa. Nesta celebração, estarão reunidos ao junto ao bispo Dom Ceslau Stanula todos os sacerdotes, religiosos e religiosas espalhados por 32 paróquias e 20 município que integram a Diocese itabunense.
A liturgia será marcada pela renovação dos votos sacerdotais, quando os padres atualizam as promessas de obediência e castidade à Igreja, representada na pessoa do bispo diocesano, e pela consagração dos óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, utilizados pela Igreja na administração dos sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos, da Crisma e da Ordem (ordenações sacerdotais).
Jesus sobe aos céus ao terceiro dia |
Tríduo Pascal
Ao cair da tarde da Quinta-Feira Santa, (21), em todas as igrejas paróquias da Diocese, terá inicio a celebração do Tríduo Pascal, que antecede a Festa da Ressurreição do Senhor – Domingo de Páscoa. Na Catedral de São José, a Missa Solene da Ceia do Senhor e do Lava-Pés está marcada para as 18 horas e será presidida pelo bispo Dom Ceslau. Nesta liturgia os fiéis católicos relembram a instituição da Eucaristia, do Mandamento Novo e o gesto de Jesus Cristo de lavar os pés aos seus discípulos.
“Na Quinta-Feira Santa somos convidados a aprofundar concretamente o mistério da Paixão de Cristo. Por outro lado, o mesmo Jesus nos dá um testemunho idôneo da vocação ao serviço do mundo e da Igreja que temos todos os fiéis quando decide lavar os pés dos seus discípulos”, destaca Dom Ceslau. Após a Missa, a comunidade católica inicia o primeiro momento da vigília de adoração até a 00h. A partir deste horário a Juventude Missionária conduzirá a vigília até as 7 horas da Sexta-Feira Santa (22), quando farão a meditação da Via-Sacra.
Na Sexta-Feira Santa - único dia em que a Igreja não celebra Missa em nenhum lugar do mundo - a programação estará concentrada na Celebração da Paixão e Morte do Senhor, com a liturgia da palavra, oração universal, adoração do Cristo na Cruz e distribuição da Eucaristia. Na Catedral diocesana, o ato litúrgico começará às 16 horas. Em seguida, precisamente às 18 horas, os fieis participam da Procissão do Senhor Morto.
De acordo com o pároco da Catedral, Moizés de Souza, neste dia a Igreja não está voltada para o de pranto e luto, mas traz à contemplação o sacrifício de Jesus, fonte de salvação para a humanidade. “A razão da nossa celebração é a morte vitoriosa de Jesus. Por isso o ponto central da Sexta Feira Santa não é a procissão do Cristo Morto, por mais que atraia um número expressivo de fiéis, mas a veneração da Santa Cruz”, elucida o padre.
Vigília Pascal
Encerrando o Tríduo Pascal, no Sábado Santo (23), após um dia dedicado ao silêncio e a contemplação, os católicos se reúnem em torno de uma fogueira do lado de fora da igreja para iniciar a Vigília Pascal. Essa é a celebração mais importante da Igreja por celebrar a vitória de Jesus sobre a morte. A celebração é dividida nas seguintes partes – benção do fogo novo, acendimento do Círio Pascal (simbolizando o Cristo Ressuscitado), liturgia da palavra, benção da água batismal e liturgia eucarística. Na Catedral de São José a Vigília começa às 20 horas.
As comemorações da Semana Santa serão encerradas no Domingo de Páscoa (24), com a celebração de três Missas Solenes – às 7h, às 9h30min (com as crianças) e às 18h. Em Itabuna, além da Catedral de São José, outras 13 paróquias devolveram atos litúrgicos da Semana Santa.
PROGRAMAÇÃO:
Catedral de São José
Domingo de Ramos – 17/04/2011
07h – Concentração, Bênção e Procissão de Ramos
Local: Ação Fraternal de Itabuna (saída com destino à Catedral)
07h30min - Missa do Domingo de Ramos na Catedral de São José
09h30min - Missa e Bênção dos Ramos com as Crianças
18h - Missa e Bênção dos Ramos
Segunda-Feira Santa – 18/04/2011
18h - Missa
Terça-Feira Santa – 19/04/2011
15h - Confissão Auricular
18h - Missa
19h – Via-Sacra com a Escola Sagrado Coração de Jesus
Confissão Auricular
Quarta-Feira Santa – 20/04/2011
15h - Confissão Auricular
17h - Via-Sacra
18h - Missa
19h – Confissão Auricular
Quinta-Feira Santa – 21/04/2011
09h - Solene Concelebração Eucarística da Unidade do Presbitério e Bênção dos Santos Óleos
Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor
18h – Missa da Ceia do Senhor: Lava-Pés e Instituição da Eucaristia
19h30min - Vigília e Adoração ao Santíssimo Sacramento
00h00min – Vigília da Juventude até 07h da Sexta-Feira Santa
Sexta-Feira Santa – 22/04/2011
09h - Confissão Auricular
14h - Confissão Auricular
16h - Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
18h - Procissão do Senhor Morto
Sábado Santo –23/04/2011
10h - Confissão Auricular
20h – Solene Vigília da Páscoa: Bênção do Fogo, proclamação da Páscoa, Liturgia da Palavra, Bênção da Água Batismal, Renovação das Promessas do Batismo e Liturgia Eucarística.
Domingo de Páscoa – Ressurreição do Senhor – 24/04/2011
07h - Missa da Páscoa do Senhor
09h30min - Missa da Páscoa do Senhor com as Crianças
18h - Missa Solene da Páscoa do Senhor
Por: Erivaldo Bomfim
15-04-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável