Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?
Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.
Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.
Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.
Informações do INGE
Expressaunica.
No última Seminário, dia 15 deste mês, realizado em São Paulo onde o debate foi a água, os debatedores reunindo várias empresas do setor e do governo federal, chegaram a conclusão de que o Brasil em 2015, seus municípiosterão 50% de escassez do produto. Segundo a ANVISA, para reverter essa situação serão necessários 76bi de reias, até 2015. Desses 70% é só para saneamento básico. Quer dizer estamos nas mãos do governo e na boa vontade dos ambientalistas. Tenha cuidado com a água meu povo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável