quinta-feira, 24 de março de 2011

Biofábrica integra rede nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia



        Atendendo convite do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o diretor-geral do Instituto Biofábrica de Cacau, Henrique Almeida, participou de uma reunião em Brasília, no último dia 18, para a formação de uma rede nacional de biofábricas. O encontro foi conduzido pelo próprio ministro Aloízio Mercadante e pelo secretário do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota. 

        A meta do MCT é proporcionar a integração das 12 biofábricas existentes no Brasil, disponibilizando recursos para pesquisas pela sua empresa Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e estimulando a diversidade da produção destas biofábricas. “O ministério também anunciou a criação de um portal para abrigar um amplo inventário nacional de estoques e estimular a comercialização de mudas em todo o Brasil”, relata o diretor-geral da Biofábrica de Cacau.

        O Laboratório de Micropropagação da Biofábrica de Cacau foi um dos destaques da reunião no MCT. Segundo Henrique Almeida, o trabalho desenvolvido aqui chamou atenção dos técnicos da MCT e da Embrapa – representada na reunião pelo gerente-geral da Unidade de Transferência de Tecnologia, Ronaldo Pereira de Andrade. “Podemos intensificar a produção de mudas de cacau a partir da embriogênise somática, técnica que aumenta a produtividade, melhora as plantas geneticamente e amplia a resistência às doenças”.

        A participação da Biofábrica de Cacau no projeto de recomposição de áreas degradadas do MCT e Embrapa foi outra boa notícia trazida por Henrique Almeida de Brasília. “Já estamos avançados em relação às demais biofábricas brasileiras em produção, tecnologia e protocolos e agora podemos ampliar nosso desenvolvimento, com apoio e acompanhamentos destes importantes órgãos federais”, planeja. 
Por: Erivaldo Bomfim
23-03-2011

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Cacauicultores protestam no Porto de Ilhéus contra importação de cacau africano

CACAUICULTORES CLAMAM POR BOM SENSO DO GOVERNO LULA. Produtores de cacau do sul e baixo-sul da Bahia realizaram um protesto no Porto de Ilhé...