Dando cumprimento a uma série de atividades em Salvador, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, esteve na manhã desta terça-feira (15), com o diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), o engenheiro Saulo Pontes.
Durante a visita, o prefeito solicitou agilidade do órgão na duplicação da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna e a duplicação do trecho compreendido entre a BR-101 e o bairro de Ferradas (Rodovia Jorge Amado).
Segundo o prefeito de Itabuna, as obras são de importância fundamental para o desenvolvimento regional, principalmente agora, quando diversos empreendimentos estão sendo implantados nas duas cidades. “Essa é uma promessa feita publicamente pelo governador Jaques Wagner e esperamos que a execução das obras seja iniciada imediatamente”, informou.
O engenheiro Saulo Pontes confirmou ao prefeito Azevedo que as obras de duplicação da rodovia BR-415 são importantes vetores de desenvolvimento e fazem parte das prioridades do Derba. “Temos a recomendação do governador Jaques Wagner em iniciar a duplicação entre o bairro Lomanto e Ferradas ainda este ano. O projeto está concluído e dependemos apenas da licença ambiental para dar continuidade ao processo”, revelou.
Em contato com o setor de meio ambiente do Derba, na semana passada, o secretário do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Itabuna, José Alencar, foi informado que o processo de análise está em fase de conclusão. Já o trecho da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna ainda depende da finalização do projeto e que os técnicos estão empenhados em finalizá-lo dentro do mais breve possível.
Foto: Divulgação - 16/03/2011 Obra da Amélia Amado ganha ritmo
Vita inspeciona obra |
Readaptação do projeto inicial, excesso de rochas afloradas no solo. Essas foram algumas das dificuldades enfrentadas pelo governo municipal ao iniciar obra de macro-drenagem do Canal do Lavapés, na avenida Amélia Amado, Centro de Itabuna. Segundo o secretário de Planejamento, Fernando Vita (foto), que sempre esteve à frente dos trabalhos, foram superados os principais entraves. “Agora melhorou muito o ritmo da obra, está fluindo bem, está muito boa”, avalia.
O secretário afirma que, mesmo diante dessa realidade, o cronograma de execução da obra está dentro da normalidade. “Quanto mais complexa a obra, mais problemas dá”. Ele revela que, todos os dias, sua primeira atividade profissional é visitar a obra, apesar de saber que há engenheiros fiscalizando, assim como mestres de obra da prefeitura.
obras adiantadas |
Vita informa ainda que a previsão de conclusão da macro-drenagem deverá acontecer até o final do ano, pois até agora,já foram liberados pouco mais de R$7 milhões, através do Ministério das Cidades. O próximo passo, já respaldado por documentos, é buscar autorização e recursos para a cobertura do canal. “Vamos reivindicar ao Ingá que nos dê autorização pra poder cobrir”, garante.
A empresa responsável pela execução da obra, a Casa Própria,é de Itabuna. Nesse momento, há uma equipe de 40 profissionais diretamente envolvidos na labuta. A partir de segunda-feira, chegarão mais 30 funcionários , que também ficarão sob o comando do mestre de obras Edson Lima, no posto desde que o trabalho iniciou, há sete meses.
“Até o Dia da Cidade [28 de julho], vamos estar com essa obra bem adiantada, essa é a determinação do Prefeito Capitão Azevedo”, informa Vita
Leia mais: www.itabuna.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável