quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Saúde elabora Plano de Contingência para combate a dengue em Ilhéus

Diretores de departamento e coordenadores da Secretaria da Saúde de Ilhéus se reuniram quarta-feira (16) para mais uma etapa da construção do Plano de Contingência para enfrentamento da epidemia de dengue. No encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde, foram discutidos e apresentados os projetos elaborados por cada setor.

O plano de Contingência indica a estrutura organizacional e de apoio planejada pela Secretaria da Saúde do município para o caso de uma situação de epidemia. Segundo a diretora do departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, a elaboração do projeto envolveu todos os departamentos. “Montamos um plano de ação para a epidemia de acordo com o nível assistencial, que abrange a atenção básica, apoio diagnóstico, necessidade de internação hospitalar, e necessidades de leitos de UTI”, relatou.

Após a construção do Plano de Contingência, elaborado pelo desencadeamento das ações propostas, de acordo com as áreas e seus componentes de atuação, o trabalho ainda deverá ser submetido, aprovado e publicado pelo Conselho da Saúde e pela Comissão Intergestora Bipartite, para que posteriormente possa ser apresentado à população e posto para execução.

A cidade de Ilhéus possui condições climáticas e geográficas bastante favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, e de acordo com os casos notificados pela Vigilância Epidemiológica do município, existe um iminente risco de epidemia, justificando assim a relevância da elaboração deste plano de ação. “As ações realizadas pela Secretaria da Saúde são no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação, e tranqüilizar a população, mas é de extrema importância a participação da comunidade, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere’’, afirma Cássia Virgínia.

Ascom/ilhéus
Leia mais:

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Faculdade Madre Thaís celebra aprovação de egressas de Fisioterapia em Residência Multiprofissional em Saúde

Duas fisioterapeutas formadas recentemente pela Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, garantiram suas vagas no programa de Residência Multiprofi...