quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seminário discute educação e segurança no trânsito

Uma ampla agenda de palestras, painéis e debates marca a realização do 1º Seminário de Educação e Segurança no Trânsito promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), em parceria com a Autoescola Regional e Lions Clube Itabuna Centro. O simpósio está sendo realizado no auditório do Palace Hotel e faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito em Itabuna.

O seminário foi aberto na noite da terça-feira (21) pelo secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Melo, abordando o Trânsito em Itabuna – ontem, hoje e perspectivas futuras.

Para ele, a cidade enfrenta as conseqüências do crescimento desordenado e sem planejamento, o que se reflete no agravamento dos problemas no trânsito.

Como exemplo, Wesley cita o caso das ruas Ruy Barbosa e Paulino Vieira, que são estreitas e não foram projetadas para o futuro: “Hoje, a cidade enfrenta na sua área central problemas como a falta de espaços para estacionamento e vias de escoamento de tráfego”.

O secretário destacou ainda o elenco de medidas emergenciais que vem adotando para racionalizar o fluxo de veículos em áreas críticas e o projeto para implantação do sistema de estacionamento rotativo chamado Zona Azul.

Falou ainda de obras importantes como a avenida Pedro Jorge e o alargamento da ponte da Felícia de Novaes para melhorar a mobilidade urbana.

Também participaram do primeiro ciclo de debates Gilvandro Nascimento, instrutor da Águia Branca, que falou sobre a necessidade do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças.

Já Vercil Rodrigues, abordou a questão da acessibilidade das pessoas com deficiência. Também foram distribuídos brindes de empresas e patrocinadores do simpósio.

A programação termina hoje (22), com um painel sobre os acidentes de trânsito e seus reflexos, que contará ainda com a participação da enfermeira Waleska Figueiredo Carvalho, do Núcleo de Educação e Urgência. O chefe do Núcleo de Policiamento Rodoviário Federal, Jefferson de Almeida Moraes e o comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária Wstadual, major Valcir Góes Serpa abordam o papel da fiscalização na redução dos índices de acidentes nas estradas brasileiras.

O comportamento humano no trânsito na perspectiva da Psicologia e da Educação para o Trânsito é o tema destacado pela psicóloga Manuela Bello Marques, perita do trânsito e da coordenadora do Educatran, Elessandra Bispo dos Santos.

Por -  Kleber Torres Fotos: 22-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...