quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nicodemos Barreto, um empresário, uma lenda!


Da esquerda para direita em pé os filhos: Alberto, Walter, Carlito e Fernando
. Sentado o Sr. Nicodemos Barreto.
"O senhor Nicodemos Barreto era uma pessoa querida, inteligente, bondosa, prestativa, progressista, agricultor, comerciante e proprietário de várias fazendas de cacau, granja, aviário, pomar etc. Com isso abastecia a cidade com frutos, frangos  e ovos. O criatório de frangos e galinhas era das raças: Plimelt, gigante regro e laccessios".(José Evandro)

Como proprietário da Fazenda Progresso, uma fazenda modelo para a época, toda ornamentada  e com uma grande cachoeira do rio do mesmo nome, tendo outras interligadas, formava um conjunto. ao sul do município de Itabuna – entre elas -  a “Progressinha”, “Santa Terezinha”, “São Bento”, “Duas Barras” “Buerarema”, “São Roque” e mais algumas que faziam divisa com  o município de Buerarema. Nestas fazendas  de cacau, ele colhia cerca de 40 mil arrobas do produto, quando o cacau era considerado o fruto de ouro e Itabuna a Capital do Cacau.

Mais tarde em parte dessas terras foram criados os bairros: São Judas Tadeu, Pedro Jerônimo (bairro que leva o nome do cidadão que adquiriu a Fazenda Progresso em mãos dos seus filhos)  e São Pedro.

Na Fazendo Progresso, o empresário e agricultor Nicodemos Barreto recebia os seus amigos, para coquetéis, festas, levados a bebidas e churrascos e, também, para um bate-papo, tudo voltado para as questões e desenvolvimento regional, principalmente Itabuna. 

Na fazenda também recebeu altas personalidades políticas da época, como o presidente da Nicarágua, Anastácio Somoza, Ademar de Barros, governador de São Paulo, Lomanto Junior, governador da Bahia, e outros.

Nicodemos mantinha na fazenda, para divertimento seu e dos familiares e amigos, um campo de futebol, local muitas vezes requisitado pelos desportistas, e até mesmo pelo time profissional do Bahia, que quando vinha a região gostava de treinar no campo da Fazenda que oferecia toda a segurança e conforto.

Na propriedade também havia um cinema onde muita gente da área rural, e até mesmo do centro de Itabuna ia assistir os filmes, percorrendo os dez quilômetros até lá, apesar de Itabuna contar, na época, com cinco cinemas: Catalunha, Marabá, Itabuna, Plaza  e Oásis.

No inicio de sua carreira tinha também atividades políticas e  era bastante solicito, atencioso e querido.      

O comerciante e empresário ativo em Itabuna nos anos 50 e 60, Nicodemos Barreto, além de manter  várias casas no comércio de Itabuna, também contava com uma agencia bancária de sua propriedade na Avenida Adolfo Maron, onde trabalharam figuras das mais conhecidas, como os senhores Antonio Nery, residente na Rua São Pedro, bairro de Fátima, Sebastião Machado, residente na 13 de Maio, centro de Itabuna, José Evandro, residente no bairro do Pontalzinho  e Etevaldo Santana, que por muito tempo foi tesoureiro da Prefeitura de Itabuna, e que continuam residindo em nossa cidade, vivos e com muita saúde, apesar da idade avançada, para contar esses fatos   
                 
Após sua morte, sua fortuna entrou em decadência, pois seus filhos, apesar de terem contribuído com a comunidade, participando ativamente da vida social e política, não conseguiram mantê-la e seguir os passos progressistas do pai na área econômica. 

Como exemplo, basta lembrar que Carlito comprou a então Rádio Clube de Itabuna  (hoje Nacional)  e a doou aos frades capuchichos e Fernando Barreto que foi vereador, vice-prefeito, prefeito por 6 (seis) meses e secretário de governo. Além desses, também foram importantes para a comunidade outros dois filhos: Alberto e Walter Barreto. Apenas um filho de Nicodemos ainda vive e reside na região: o jornalista José Walter Barreto, funcionário público federal.






Informações e foto: José Evandro
Texto; Joselito dos Reis
Revisão: Gonzalez Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...