segunda-feira, 8 de junho de 2026

Aljusba tem nova diretoria em Itabuna.

A chapa ‘União e Trabalho’ foi eleita para dirigir a Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia no biênio 2026/2028

Allah Góis- novo presidente
Com expressiva votação  – mais de 75% dos votos válidos – na segunda-feira, dia 8/6, a chapa “União e Trabalho”, venceu a eleição para dirigir os destinos da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba) para o biênio 2026/2028, instituição fundada por abnegados pensadores do direito regional – Vercil Rodrigues (idealizador), José Carlos Oliveira (in memoriam), Leandro Alves Coelho (primeiro presidente), Paulo Sérgio Bomfim e Cosme José dos Reis, que tem como patrono o professor e jurista Francolino Gonçalves de Queiroz Neto, sendo a primeira do gênero do interior do Estado e a sexta do país.

A Aljusba que foi fundada na cidade de Itabuna/BA em 13 de maio de 2011, congrega advogados, juristas, professores de curso de direito, magistrados, juízes, delegados e afins do sul, extremo-sul e baixo-sul da Bahia. E tem como finalidade primordial o estudo do direito em todos os seus ramos e do aperfeiçoamento e difusão das letras jurídicas, bem como o reconhecimento e valorização dos profissionais que contribuem com a área de ensino-pesquisa e produção literária jurídica, além do compromisso ético e o aprimoramento dessa secular ciência em sua área de inserção.

Na eleição foram eleitos em chapa única o confrade Allah Nascimento Silva Muniz Góes (cadeira nº 30) para presidente, Rui Carlos Rodrigues Miranda da Silva (cadeira 36) - vice-presidente; Flávia Falcão Gordilho (cadeira 21) - diretora-secretária; Clodovil Moreira Soares (cadeira 19) - diretor-financeiro; Tarik Vervloet Fontes (cadeira 12) - diretor da biblioteca e arquivo; Luíz Carlos Souza Vasconcelos (cadeira 23) - diretor da revista e  Vercil Rodrigues (cadeira 1) e Leandro Alves Coelho (cadeira 3) – conselheiros fiscais. (foto)

Acadêmicos 
A posse a administrativa da nova diretoria, aconteceu logo após a apuração dos votos, ocasião em que foi realizada a transição formal da gestão, com o recebimento dos livros institucionais, documentos administrativos, arquivos e informações financeiras da academia. Enquanto a realização de uma solenidade festiva de posse ficou definido para o mês de agosto de 2026, com uma programação acadêmica composta por duas palestras sobre temas relevantes do mundo jurídico e institucional, que serão posteriormente definidos a data, o local e os palestrantes convidados, para adoção das providências necessárias à organização do evento.

A nova diretoria, definiu ainda, que na solenidade festiva será apresentado o calendário de atividades e eventos da Aljusba para o restante do exercício de 2026, visando fortalecer a atuação da Academia e ampliar sua inserção junto à comunidade jurídica, acadêmica e à sociedade em geral, com isso cumprindo o seu papel institucional. Ascom.

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Educação Integral de Ilhéus participa de oficina de robótica educacional

Profissionais da rede municipal conheceram ferramentas que serão aplicadas no processo de ensino e aprendizagem

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma visita técnica ao Serviço Social da Indústria (SESI) para profissionais da rede municipal. A atividade foi realizada na última quarta-feira (3) e reuniu 40 participantes, entre professores, diretores, supervisores e orientadores pedagógicos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Durante a visita, os profissionais participaram de uma oficina de robótica educacional e conheceram recursos voltados ao ambiente escolar. A programação incluiu atividades práticas e momentos de troca de experiências sobre o uso dessas ferramentas como apoio às atividades pedagógicas.

A ação ampliou o conhecimento dos participantes sobre metodologias inovadoras e possibilidades de aplicação da robótica nas unidades de ensino. As atividades também contribuíram para o planejamento de práticas que serão desenvolvidas com os estudantes.

A visita integra as ações preparatórias da Prefeitura de Ilhéus para a implantação do Projeto Robótica nas Escolas em Tempo Integral. O projeto busca ampliar o acesso dos alunos a novos recursos de aprendizagem e fortalecer a inovação na educação municipal.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Dulce, localizada na Avenida Princesa Isabel, apresentou, na manhã desta segunda-feira (8), indícios de invasão.

A Secretaria informa que será registrado um Boletim de Ocorrência para que o caso seja apurado pelas autoridades competentes e ressalta que, apesar do ocorrido, o atendimento à população segue normalmente, sem qualquer prejuízo aos serviços prestados pela unidade.

A gestão municipal reforça seu compromisso com a preservação do patrimônio público e solicita que qualquer informação que possa contribuir com as investigações seja comunicada aos órgãos de segurança.

Ilhéus, 8 de junho de 2026

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Ilhéus

Por ASCOM SESAU/


Prefeitura realiza serviços de roçagem no Alto Teresópolis e na Ladeira da Baixa Fria

Ação contribui para a limpeza urbana e a conservação dos espaços públicos

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou serviços de roçagem nas localidades do Alto Teresópolis e da Ladeira da Baixa Fria. O serviço integra as atividades de manutenção urbana realizadas no município. 


A roçagem melhora as condições de uso dos espaços pela população, contribui para a preservação das vias e favorece a segurança dos moradores ao ampliar a visibilidade e reduzir o acúmulo de vegetação.

A Prefeitura segue com o cronograma de manutenção em diferentes regiões da cidade, de acordo com as demandas de cada localidade.

Obra no Vilela amplia acessibilidade e melhora circulação na comunidade

Pavimentação e construção de passeios garantem mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para moradores

A obra de pavimentação da Avenida Governador Paulo Souto, no bairro Vilela, ganhou uma nova etapa com a ampliação do projeto para a construção de passeios ao longo da via. A intervenção, executada pela Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, conta com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Leur Lomanto Júnior.

Além da pavimentação, a implantação dos passeios vai proporcionar mais segurança e acessibilidade para pedestres, beneficiando diretamente quem vive e circula pela localidade.

O anúncio da ampliação foi realizado durante visita técnica à obra, com a presença de representantes do poder público municipal, parlamentares e vereadores.

Com a execução dos serviços, a Avenida Governador Paulo Souto passa a integrar o conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana de Ilhéus, promovendo mais conforto, segurança e qualidade de vida para a população.

Prefeitura de Ilhéus lança REFIS 2026 com descontos de até 100% em multas e juros

Contribuintes podem regularizar débitos municipais com condições especiais de pagamento

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento, abriu o REFIS 2026, programa que permite a regularização de débitos municipais com descontos de até 100% sobre multas e juros e parcelamento em até 18 vezes.

Podem aderir pessoas físicas e jurídicas com débitos gerados até 31 de dezembro de 2025, desde que estejam em dia com os tributos de 2026 e com o cadastro atualizado no Município.

O programa será realizado em duas etapas. A primeira vai até 1º de julho e oferece os maiores benefícios, incluindo 100% de desconto para pagamento à vista. A segunda fase acontece de 6 de julho a 30 de setembro, com descontos reduzidos.

A adesão deve ser feita presencialmente na Diretoria da Receita, no Palácio Paranaguá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É necessário apresentar documento oficial de identificação e, conforme o caso, documentação do imóvel ou da empresa.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da Diretoria da Receita, no número (73) 99107-0433. Sucom.

União Europeia oficializa veto às carnes do Brasil a partir de setembro

Medida impede produtores brasileiros de vender bovinos, aves, aquicultura, mel e tripas a países membros da UE

União Europeia cobra do Brasil maior rigor na produção de carnes (Foto: Reprodução/CNA)

Do - Diário do Poder - por Davi Soares: O Brasil foi oficialmente retirado da lista de países autorizados a vender à União Europeia alguns animais e produtos de origem animal, como carnes, até cumprir novas regras sanitárias para uso de antimicrobianos. A medida anunciada em maio foi publicada no Diário Oficial da União Europeia desta sexta-feira (5). E terá vigência a partir de 3 de setembro.

A decisão veta entrada de bovinos, equídeos, aves de capoeira, aquicultura, mel e tripas de origem brasileira, por que a Comissão Europeia não registra o recebimento de informações suficientes de autoridades do Brasil que comprovem garantias do cumprimento das medidas exigidas, até setembro.

No foco das cobranças está não usar medicamentos antimicrobianos ao longo da cadeia produtiva, no tratamento e prevenção de infecções em animais. E o veto persistiu, mesmo após o governo brasileiro proibir oficialmente, em abril, o uso de parte dos antimicrobianos comprovadamente usados para estimular o crescimento e aumentar a produtividade animal.

A Comissão não recebeu informações que garantam que o Brasil aplicou as medidas necessárias para assegurar o cumprimento, até 3 de setembro de 2026, dos requisitos estabelecidos no artigo 3.o do Regulamento Delegado (UE) 2023/905 relativamente a estas categorias”, diz um trecho da publicação assinada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A União Europeia é o terceiro principal comprador da carne bovina brasileira em valor exportado, atrás apenas de China e Estados Unidos. E as dificuldades de adequação às regras do bloco europeu incluem comprovar com rastreabilidade sanitária que os produtos exportados não usam os antimicrobianos vetados. Porque o processo é caro e complexo para produtores e exportadores.

Os medicamentos vetados pela UE incluem: virginiamicina, avoparcina, cacitracina, tilosina, espiramicina e avilamicina.


domingo, 7 de junho de 2026

Flavio quer Lula asfixiando PCC e CV: ‘Prefere defender quem aterroriza’

Senador vê oportunidade de expor 'grandes tubarões' do crime com designação de facções como terroristas pelos EUA.

Pré-candidato à Presidência, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) - (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

Do -  Diario do Poder - O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cobrou, neste domingo (7), que o presidente Lula (PT) faça uma asfixia financeira contra as facções criminosas PCC e Comando Vermelho (CV), aproveitando o momento em que os Estados Unidos efetivaram a designação destas organizações brasileiras como terroristas. Mas o pré-candidato do PL à Presidência da República concluiu que o petista teria a preferência por defender quem aterroriza brasileiros.

Flávio alertou que o rastreamento do dinheiro sujo dos narcoterroristas deve revelar “grandes tubarões” da rede criminosa. O senador comentar uma notícia da Folha sobre a preocupação de empresas em se certificar sobre eventuais conexões com as facções, para evitar punições previstas pela medida oficializada na sexta-feira (5) pelo governo do presidente Donald Trump.

“Lula deveria aproveitar a oportunidade e fazer sua parte para ASFIXIAR FINANCEIRAMENTE os grupos narcoterroristas PCC e Comando Vermelho. Mas não, prefere defender quem aterroriza a vida dos brasileiros! Tão importante quanto identificar e bloquear a origem do dinheiro sujo dos narcoterroristas é saber quem são os destinatários finais desses recursos! Vão aparecer grandes tubarões nessa rede criminosa!”, provocou Flávio, nas suas redes sociais.

Em outra publicação, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou o posicionamento exposto há 20 anos pelo vice-presidente e ex-governador paulista, Geraldo Alckmin (PSB), quando este disputava a Presidência pelo PSDB contra Lula e classificou como “ato de terrorismo político e eleitoral” os ataques do PCC em São Paulo, que deixaram 564 mortos, em maio de 2006. 

“Nunca se preocuparam com a segurança do povo brasileiro, sempre foi pelo poder! Nada mudou!”, concluiu Flávio.

ESPORTE: Copa Interbairros de Futebol define primeiros semifinalistas em Ilhéus

Atuslizado às 13h20 - Nossa Senhora da Vitória e Nelson Costa avançaram após os confrontos das quartas de final

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, realizou neste sábado (6), no Estádio Mário Pessoa, os primeiros confrontos das quartas de final da 1ª Copa Interbairros de Futebol.


Na abertura da rodada, o Nossa Senhora da Vitória venceu o Tapera por 2 a 1 e garantiu vaga nas semifinais da competição.

Na segunda partida, Nelson Costa e Banco da Vitória empataram em 2 a 2 no tempo regulamentar. A decisão foi para a disputa de pênaltis, e o Nelson Costa levou a melhor ao vencer por 7 a 6, assegurando a classificação para a próxima fase.

A Copa Interbairros reúne equipes de diferentes regiões do município e fortalece o esporte amador, incentivando a integração entre as comunidades e a valorização dos atletas locais.

O campeonato é promovido pela Prefeitura de Ilhéus e conta com o apoio da Câmara Municipal de Ilhéus, da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e da Liga Ilheense de Futebol (LIF). 

Leia também:

Concluída a concretagem da nova Ponte do Japu

A etapa representa um avanço na requalificação da estrutura, que substituirá a antiga ponte de madeira

A Prefeitura de Ilhéus concluiu, neste sábado (6), a etapa de concretagem da nova Ponte do Japu, localizada na zona rural do município. O serviço integra a obra de requalificação da travessia, que substituirá a antiga estrutura de madeira por uma ponte em concreto.

A intervenção busca oferecer mais segurança e melhores condições de tráfego para moradores, estudantes, trabalhadores e produtores rurais que utilizam diariamente o acesso.

A nova estrutura faz parte das ações de melhoria da infraestrutura rural desenvolvidas pela administração municipal, com o objetivo de fortalecer a mobilidade e proporcionar mais durabilidade ao equipamento público. 

Com a conclusão da concretagem, a obra segue em andamento, marcando mais uma etapa dos serviços realizados no local. - Sucom 

sábado, 6 de junho de 2026

VITÓRIA CAMPEÃO NOVAMRNTR DO DO NORDESTE

A equipe do Vitória  venceu o clube cearense do Fortaleza por 2 a 1 e assegura o título regional pela quinta vez na sua história.

O Leão da Barra garantiu a taça ao derrotar o Fortaleza na grande final, com os gols marcados na decisão. O mesmo placar do jogo anterior na cssa do adversário. No agregado coroando a campanha rubro-negra por 4 X 2. Veja toda coberura no .jornal da Mídia.

André Mendonça defende aucontenção judicial e pede respeito ao Poder Legislativo

Ministro do STF ainda criticou os que defendem o ativismo judicial quando é conveniente

Ministro do STF André Mendonça durante evento em Curitiba em 05/jun/26 - Foto: divulgação.

Do - Diario do Poder ' O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (5) que o Judiciário deve respeitar o Poder Legislativo. “Os tribunais devem respeitar as leis. Ela é a sua fonte, a sua matriz de interpretação e aplicação do Direito. O que defendo é a justa aplicação da lei. Ela não é só um detalhe, ela é essencial. É a garantia para que haja igualdade e liberdade”, ressaltou o magistrado ao participou do XVI Simpósio de Direito Constitucional no Teatro Guaíra, em Curitiba.

O ministro também defendeu uma atuação pautada pela autocontenção judicial e pelo fortalecimento do princípio da legalidade. “Eu tenho defendido uma atuação pela perspectiva da autocontenção, o que significa o fortalecimento do princípio da legalidade. Entendo que a legalidade é essencial para a segurança jurídica do País e também para o desenvolvimento em todos os setores da sociedade”, afirmou.

André Mendonça ainda avaliou que a relação entre os Poderes vive um momento de tensão e que esse cenário exige maior respeito às decisões tomadas pelo Legislativo

“Hoje eu entendo que há uma situação de tensão na relação entre os Poderes e isso passa, volto a dizer, pelo fortalecimento do princípio da legalidade”, disse. “A lei tem como sua origem o Poder Legislativo. Não cabe ao Poder Judiciário, além da interpretação, ter um papel criativo ou inovador em torno da legislação. Esse talvez seja hoje o grande ponto de tensão entre os Poderes: o respeito, por parte do Judiciário, àquilo que é promulgado ou legislado a partir de uma decisão no âmbito do Legislativo”, destacou.

Ele ainda criticou os que defendem o ativismo judicial quando é conveniente e reforçou o seu posicionamento citando um exemplo prático. “Eu sou crítico a isso. E pergunto a esses que defendem o ativismo se são realmente favoráveis. Alguns dizem sim. Mas daí volto a questionar: e se em 10 anos mudar a composição do STF e houver uma maioria considerada conservadora? Você continua a favor do ativismo judicial? Essas pessoas respondem não. Ou seja, o ideal de Justiça não pode ser circunstancial”, afirmou.

O XVI Simpósio de Direito Constitucional segue até sábado e conta com a participação de juristas, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores, pesquisadores e estudantes de diversas regiões do Brasil.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Segunda noite do Ita Pedro em Itabuna

Segunda noite do Ita Pedro tem público recorde, Estakazero, Bruno e Marrone, Maiara e Maraísa e show eletrônico de Alok Foi histórica a 2ª n...