segunda-feira, 1 de junho de 2026

Circo e forró embalam São João no Espaço Dengo Origem

A arte circense da Companhia Circo da Lua e a sanfona de Acordeana comandam o São João na Cabruca, festa junina promovida pelo Espaço Dengo Origem, em Ilhéus, no próximo domingo, 7 de junho. Voltado para toda a família, o evento começa às 11h e reúne música, brincadeiras e experiências típicas em meio à natureza do sul da Bahia.


A programação inclui oficina de pipa para crianças, aula de forró, passeio pela cabruca com degustação de cacau e chocolate e uma das tradições mais afetivas do período junino: assar milho na fogueira. Os ingressos são vendidos mediante reserva antecipada pelo WhatsApp (73) 99846-8882 e dão acesso também a um café da tarde com comidas típicas da temporada. 


O evento integra a agenda cultural do Espaço Dengo Origem, ambiente localizado no distrito de Rio do Braço, em Ilhéus, que une turismo, cultura e a cadeia produtiva do cacau. Inserido em área de cabruca — sistema agroflorestal típico da região —, o local propõe experiências que conectam natureza, gastronomia e conhecimento, aproximando o público do percurso que vai do cultivo do cacau à produção do chocolate.- ascom.


ILHÉUS EM NOTICIAS

Troca Sustentável incentiva reciclagem e distribuição de mudas em Ilhéus

Ação acontece de 1º a 3 de junho, em frente ao Teatro Municipal, e estimula o descarte correto de materiais recicláveis

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realiza de 1º a 3 de junho a ação Troca Sustentável. A atividade acontece em frente ao Teatro Municipal, das 10h às 15h.

Durante a ação, moradores poderão entregar materiais recicláveis e receber mudas de plantas. Serão aceitos itens como papelão, óleo de cozinha usado, metais, roupas, sapatos e ração para cães e gatos.

A iniciativa busca incentivar o descarte correto de resíduos, promover a reciclagem e estimular o cuidado com o meio ambiente. Além de contribuir para a redução do volume de materiais descartados de forma inadequada, a ação também reforça a importância da participação da população na construção de uma cidade mais limpa e sustentável.

Os interessados devem comparecer ao local da atividade com os materiais recicláveis dentro do horário de atendimento. A troca será realizada enquanto houver disponibilidade de mudas.

Ilhéus amplia vacinação contra a gripe para toda a população

Imunização está disponível para pessoas a partir dos seis meses de idade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), ampliou a vacinação contra a Influenza (gripe) para toda a população a partir dos seis meses de idade. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (1º) e tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção diante do aumento sazonal das síndromes respiratórias.

A ampliação segue orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), considerando o atual cenário epidemiológico, marcado pela maior circulação de vírus respiratórios e pela baixa cobertura vacinal entre os grupos prioritários.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação dos grupos mais vulneráveis. De acordo com Walkíria Cardeal, técnica de imunização da Rede de Frio de Ilhéus, a imunização continua sendo a forma mais eficaz de prevenção.

“É fundamental que crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades procurem uma unidade de saúde para se vacinar. A imunização contribui para reduzir complicações, internações e a sobrecarga dos serviços de urgência e emergência”, destacou.

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento oficial com foto e o cartão de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina é segura, gratuita e continua sendo a principal forma de proteção contra os casos mais graves da doença, orientando a população a procurar a unidade de saúde mais próxima e manter a caderneta vacinal atualizada. - Por ASCOM SESAU

Prefeitura realiza limpeza e roçagem no bairro Nossa Senhora da Vitória

Ação aumenta segurança e previne focos de doenças

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, está fazendo serviço de roçagem e limpeza na Rua Sol e Mar, no bairro Nossa Senhora da Vitória. A ação faz parte do cronograma contínuo de manutenção de vias públicas. 

O serviço inclui a retirada de vegetação e resíduos, o que ajuda a manter o espaço mais limpo e organizado. A medida também contribui para a segurança, ao melhorar a visibilidade e reduzir riscos à população.

As equipes seguem atuando de forma permanente em diferentes pontos da cidade, conforme cronograma da secretaria.

Canal do Ilhéus II recebe serviços de limpeza e manutenção

Ação contribui para o escoamento das águas pluviais e ajuda a prevenir alagamentos na região

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realiza a limpeza do canal localizado no bairro Ilhéus II. A ação tem como objetivo melhorar o escoamento das águas pluviais e contribuir para a drenagem urbana da região.

O serviço inclui a retirada de resíduos e materiais acumulados no canal, como parte das ações de manutenção da drenagem urbana do município.

A ação contribui para melhorar o fluxo da água no canal e reduzir os riscos de alagamentos durante o período chuvoso. O serviço também favorece o funcionamento da drenagem urbana. Sucom.

ITABUNA PERDE CARLINDO MENDES

TEM RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS AOS GRAPIÚNAS

Carlindo, Luz!
Itabuna amanheceu mais triste nesta segunda-feira (1º) com a notícia do falecimento de Carlindo Mendes Santos, figura bastante conhecida e querida na cidade.

Menino travesso das ruas e avenidas do bairro Mangabinha, Carlindo construiu ao longo da vida uma trajetória marcada pela amizade, pelo talento e pelos relevantes serviços prestados à comunidade itabunense. Foi integrante da inesquecível Banda Phase e atuou também como diretor do MM-Stúdio, ao lado de seu irmão, Missinho Mendes.

Sua partida deixa em luto familiares, amigos e o meio musical regional. Dono de uma personalidade marcante, caráter ilibado e espírito solidário, Carlindo Mendes conquistou o respeito e a admiração de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Sem dúvida, sua ausência será profundamente sentida por todos nós, mas seu legado permanecerá vivo na memória daqueles que acompanharam sua trajetória pessoal e profissional.

Registramos aqui os mais profundos sentimentos deste blog aos familiares e amigos.

Que Deus conforte o coração de todos neste momento de dor e receba Carlindo Mendes em Sua eterna morada.

O velório está sendo realizado no Velório Paulo Preto, localizado no início da Rua Antônio Muniz, na subida para o Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.

O sepultamento acontecerá nesta terça-feira (2), às 9 horas, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Descanse em paz, Carlindo Mendes.

Lula e Trump: quando o medo do presidente dos EUA vira política externa

Próximos falam em medo até físico de Lula, infantil e incontrolável

Do Diário do Poder - Para um presidente tão falante, chama atenção o medo, não a estratégia. Medo quase infantil, incontrolável, de Lula (PT) diante de Donald Trump. Relatos de pessoas próximas revelam um presidente que, há poucas semanas, fez de tudo para evitar o encontro na Casa Branca, após o Itamaraty adiar a visita da primeira semana de março. Quando a agenda de 7 de maio virou incontornável, ele impôs veto à imprensa. Não queria testemunhas, tinha medo de ser humilhado por Trump, como o ucraniano Volodimir Zelenski. A informação é da Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.

Meio sem querer, assumiu o monopólio da informação para confirmar, negar ou inventar, controlando a narrativa sobre fatos do Salão Oval.

Outro medo seria Trump usar o combate ao terror para reproduzir em Brasília o que fez a Maduro, levado pela orelha à prisão em Nova York.

A diplomacia brasileira, que já foi tão elogiada, hoje serve ao presidente que tem mais medo de Trump do que as facções criminosas têm da lei.

DIA NACIONAL DA IMPRENSA E A SAUDADE DO FEIJÃO IMPRENSA EM ITABUNA

Joselito dos Reis 
Neste Dia Nacional da Imprensa, uma data de grande significado para os profissionais que dedicam suas vidas à informação, à verdade e à defesa da liberdade de expressão, é impossível não recordar um dos eventos mais marcantes da história da comunicação em Itabuna: o tradicional Feijão Imprensa.

Por muitos anos, o Feijão Imprensa foi mais do que uma confraternização. Tornou-se um símbolo de reconhecimento à imprensa regional, promovendo a integração entre jornalistas, radialistas, empresários, autoridades e representantes da sociedade civil. A iniciativa nasceu de forma simples, no início da década de 1980, na residência de um dos presidentes da CDL de Itabuna, reunindo alguns profissionais da comunicação e convidados em torno de uma feijoada.

O sucesso foi tão grande que o encontro cresceu e passou a ser realizado no Clube Social da Águia Branca, consolidando-se como um dos eventos mais aguardados do calendário social da cidade. Posteriormente, foi transferido para a Churrascaria Espora de Ouro, mantendo o mesmo espírito de amizade, respeito e valorização da imprensa.

As coisas boas não duram em Itabuna.4

O Feijão Imprensa teve em figuras como Relemberg Macedo, Raimundo Galvão, Diogo Flávio e Ramiro Aquino alguns de seus maiores incentivadores. Homens que compreenderam a importância de prestigiar aqueles que diariamente registram os fatos, fiscalizam os poderes e ajudam a construir a memória coletiva da sociedade.

Com o falecimento de Relemberg Macedo, Raimundo Galvão e Diogo Flávio, além dos problemas de saúde enfrentados por Ramiro Aquino, o evento acabou sofrendo uma interrupção em 2018. Desde então, sem uma explicação oficial, o tradicional encontro deixou de ser realizado, deixando uma lacuna na história da imprensa regional.

O desaparecimento do Feijão Imprensa representa mais do que o fim de uma festa. Significa a perda de um importante espaço de convivência, diálogo e reconhecimento profissional. Em tempos de profundas transformações tecnológicas, de desafios econômicos e de constantes questionamentos ao trabalho jornalístico, iniciativas como essa tornam-se ainda mais necessárias.

Que a lembrança do Feijão Imprensa não se perca no tempo. Talvez seja o momento de resgatar essa tradição, homenageando aqueles que ajudaram a construí-la e fortalecendo os laços entre a imprensa e a comunidade.

Neste Dia Nacional da Imprensa, ficam as homenagens a todos os profissionais da comunicação que, apesar das dificuldades, continuam exercendo sua missão com coragem, ética e compromisso com a verdade.

Parabéns a todos que fazem uma imprensa séria, responsável e comprometida com a sociedade brasileira. Tenho dito!

Joselito dos Reis

domingo, 31 de maio de 2026

Protegendo PCC e CV, esquerda vive Síndrome de Estocolmo

Soberania é a capacidade de controlar território, proteger o povo, impedir o crime de substituir o poder público.

PLula (PT) - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Do - Diário do Poder -Vem dos ativistas de esquerda, alinhados ao governo, o espetáculo mais patético, justificando o fato de o governo Lula (PT) não agir contra organizações criminosas. Parecem viver uma Síndrome de Estocolmo: defendem, justificam ou minimizam as mesmas gangues que aterrorizam a população. Mal disfarçam fascínio pelos que, nas periferias e favelas, exercem o poder com eficiência brutal. Para eles, o criminoso é vítima da “desigualdade”, nunca o algoz. E o cidadão refém nem merece menção. A informação é a Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.

Soberania não é discurso contra os EUA, é a capacidade de controlar território, proteger o povo, impedir o crime de substituir o poder público.

Facções controlam rotas de drogas, impõem toque de recolher, recrutam crianças, dominam penitenciárias e até financiam campanhas eleitorais.

O governo Lula não age porque não quer. Prefere narrativas e rejeitar ajuda externa não por patriotismo, mas por ideologia e conveniência.

sábado, 30 de maio de 2026

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Nova iluminação em LED para o Alto do Carvalho e Alto da Esperança

Ordem de serviço foi assinada durante a inauguração do galpão do Programa Recicla Ilhéus e prevê melhorias na iluminação pública das comunidades

A Prefeitura de Ilhéus deu mais um passo para modernizar a iluminação pública do município. Na última sexta-feira (29), durante a inauguração do galpão do Programa Recicla Ilhéus, o prefeito assinou a ordem de serviço que autoriza a implantação da nova iluminação em LED nos bairros Alto do Carvalho e Alto da Esperança. A vice-prefeita Wanessa Gedeon também participou do ato.

A iniciativa prevê a substituição das luminárias existentes por equipamentos de LED, tecnologia que oferece maior eficiência energética e mais durabilidade. A medida contribui para reduzir o consumo de energia e os custos de manutenção, além de melhorar a visibilidade noturna e aumentar a sensação de segurança para moradores e pedestres.

Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito destacou os benefícios da ação para as comunidades atendidas. “Estamos investindo em uma iluminação mais eficiente, que traz mais segurança para a população e permite uma melhor utilização dos recursos públicos”, afirmou.

A Prefeitura de Ilhéus segue executando ações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e dos serviços públicos, com investimentos que buscam ampliar a eficiência dos equipamentos municipais e atender às necessidades da população.- Sucom 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus celebra 492 anos investindo no presente e construindo o futuro

Ilhéus em notícias: Programação reúne obras e ações que marcam as comemorações e reforçam o compromisso com o desenvolvimento da cidade Hist...