domingo, 5 de julho de 2020

Câmara institui Dia do Maçom em Itabuna

Ricardo Xavier, autor do projeto,
A partir deste ano, o 20 de agosto entrará no calendário de eventos de Itabuna como Dia Municipal do Maçom, com direito a sessão solene da Câmara de Vereadores. Recentemente aprovado no Legislativo, o projeto que institui a data comemorativa é de autoria do edil Ricardo Xavier (Cidadania), que é presidente da Casa, e contou com relatoria de Júnior Brandão (Rede).
Xavier destaca o quão valoroso é o reconhecimento à importância dos integrantes da maçonaria – instituição de indiscutível trabalho social e compromisso de décadas com o bem comum. Agora devidamente referendadas por lei, as solenidades e atividades comemorativas à data deverão ser comunicada aos poderes públicos e à sociedade organizada. E a organização do evento ficará a cargo das seis lojas maçônicas sediadas no município: Areópago Itabunense; Areópago Grapiúna; Antônio da Silva Costa; Acácia Grapiúna; Construtores do Templo e Vinte e Oito de Julho.
A exemplo de tantas filiais da centenária entidade em diversas partes do Brasil e do exterior, as lojas maçônicas itabunenses fazem jus à cultura de valores como honradez, liberdade e honestidade. Não mais legítimo, portanto, os festejos anuais pelo Dia do Maçom. Ascom

sábado, 4 de julho de 2020

BNDES disponibiliza R$5 bilhões para micro, pequenas e médias empresas

Linha de crédito para capital de giro foi estendida até 31 de dezembro


Do - Diário do Poder - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) alcançou ontem (3) na linha de empréstimo para capital de giro o total de R$5 bilhões para micro, pequenas e médias empresas. O valor estava previsto no plano inicial de enfrentamento ao novo coronavírus, apresentado pelo banco de fomento em março, no início da pandemia de covid-19.
Segundo o BNDES, já foram aprovadas 16.318 operações com 15.094 empresas, que empregam 372.800 pessoas, com valor médio de R$ 318 mil por operação. Como a pandemia ainda não acabou, o programa vai ser ampliado até o fim do ano, com a disponibilização de mais R$5 bilhões.

Hospital de Base vai ganhar mais 15 respiradores

(
Hospital de Base recebeu 15 respiradores para tratamento da COVID ...O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, vai ganhar o reforço de mais 15 respiradores. Atendendo um pedido do município, o Deputado  João Carlos Bacelar (PL) solicitou ao Ministério da Saúde a destinação de respiradores para o município de Itabuna.O equipamento é indicado como suporte ventilatório em pacientes graves, infectados por COVID-19, que apresentem dificuldades respiratórias.

Atualmente, o município conta com 22 unidades de UTI exclusivas para tratamento da Covid-19, sendo 9 no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, 10 no Hospital Calixto Midlej Filho, e 3 unidades pediátricas, no Hospital Manoel Novaes. No Hospital de Base existem ainda 38 leitos clínicos destinados aos pacientes de Covid-19, e com o reforço dos novos respiradores, o Hospital que atende mais de 100 municípios estará com atendimento ampliado.
 
Desde o início da Pandemia do Novo Coronavírus, a Prefeitura de Itabuna tem realizado investimenos na saúde do município. O Hospital de Base passou por uma ampla reestruturação e hoje consegue atender pacientes da Covid-19 e manter seu atendimento normal, com segurança aos pacientes e profissionais de saúde. O município investiu ainda na UPA 24 do bairro Monte Cristo, que atualmente é o centro de triagem da Covid-19 com oito leitos de estabilização. Além disso, Itabuna é o município do interior da Bahia com o maior índice de testagem. ascom

Neste sábado a Bahia registra 3.171 casos novos de Covid-19 e 49 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.171 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,9%), 49 óbitos (+2,4%) e 2.173 curados (+4,0%). Dos 85.485 casos confirmados desde o início da pandemia, 57.160 já são considerados curados, 26.275 encontram-se ativos e 2.050 tiveram óbito confirmado.



Atuaizado às 20h30
Itabuna computa mais 110 novos de covid-19 e 78 óbitos 

Como vê pelos números o Covid-19 só cresce em Itabuna  e o município, hoje (4) regista,  2.973 novos casos confirmados, sendo 1.715 casos ativos; 2.167 em monitoramento; 11.108 casos notificados; 7.893 descartados; 120 aguardando resultado; 1.180 casos curados; 19 internados em UTI; 57 internados em leito clínico e 78 óbitos. Ascom

Vereadores começam votação de novo Marco Regulatório do Saneamento em Itabuna

 Primeira votação do projeto, em sessão remota extraordinária
Ocorreu na manhã de sexta-feira (3), em sessão remota extraordinária, a primeira discussão sobre o projeto (nº 04/2020), que altera a lei 1.805/2000 e instaura novo Marco Regulatório do Saneamento em Itabuna. A proposta do Executivo, que tramita na Câmara desde fevereiro, traz a seguinte ementa: “dispõe sobre a Política do Regime Integrado da Prestação, Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos Essenciais de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos e de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas do Município de Itabuna, Institui o Sistema Municipal de Saneamento Básico e o Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico e dá outras providências”.

Bolsonaro visita Santa Catarina e sobrevoa área afetada por ciclone

Presidente prestou solidariedade às vítimas e colocou o governo federal à disposição para ajudar na reconstrução

Do - Diário do Poder - O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi a Santa Catarina para ver de perto a situação deixada pelo ciclone-bomba que atingiu a região esta semana. O presidente chegou pouco depois das 08h da manhã e seguiu para um sobrevoo de helicóptero.
Usando máscara como forma de proteção do coronavírus, Bolsonaro foi recebido pela vice-governadora, Daniela Reinehr e pelos senadores Dário Berger (MDB), Jorginho Mello (PL) e Espiridião Amin (PP).
O ciclone passou por pelo menos 165 cidades do estado, provocando 10 mortes em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e a comitiva sobrevoou as áreas mais atingidas durante cerca de 20 minutos para avaliar as ações a serem tomadas pelo governo federal em auxílio aos governos estaduais.

Instituto Nexxera lança programa gratuito para auxiliar na recuperação de negócios impactados pelo Covid-19

Curso visa fornecer mentorias individuais e coletivas para MEIs, PMEs e gestores
Prevenção na quebrada: grupo de moradores se organiza para ...Instituto Nexxera lança o projeto Recuperação de Negócios com o objetivo de fornecer mentorias para MEIs (Microempreendedores individuais) e PMEs (micro, pequenas e médias empresas) e seus gestores de forma 100% gratuita. O curso vai ajudar a desenvolver estratégias que contribuam para a recuperação destes negócios que foram impactados mais fortemente durante a pandemia da Covid-19.
“Nosso maior objetivo é recuperar essas empresas e empresários e fortalecer os seus negócios. Sabemos das dificuldades que eles estão tendo por conta da crise do Coronavírus, e nessa hora todo apoio é fundamental e essencial para essas empresas se reestruturarem e para que possam buscar novas formas de continuar a sobreviver. O projeto todo é 100% gratuito e focado em mentorias”, revela Andrea Silva, Presidente do Instituto Nexxera. 
A metodologia do programa inclui atividades desenvolvidas por meio de vídeo aulas, textos, vídeos e demais materiais de apoio. Além de mentorias coletivas e individuais ao vivo, cases inspiradores e ferramentas para gestão.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ADEUS RAIMUNDO VELOSO

  ILHÉUS EM NOTICIAS  Nota de Pesar Prefeitura de Ilhéus lamenta o falecimento de Raymundo Veloso Passou pela equipe espirtiva da rádio  Jor...