sábado, 7 de fevereiro de 2026

ITABUNA EM FOCO

Governador recebe prefeitos e produtores de cacau e reafirma compromisso com a cadeia produtiva na Bahia

 O governador Jerônimo Rodrigues recebeu prefeitos do sul da Bahia e produtores de cacau e reafirmou o seu compromisso com a cadeia produtiva na Bahia, que enfrenta graves problemas diante da queda no preço e das preocupações com a importação do produto, que impactam diretamente na renda de pequenos produtores.

O encontro aconteceu na quarta-feira, dia 4, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, contando com a participação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que se engajou na luta dos cacauicultores, prefeitos, lideranças políticas e representantes da Associação Nacional dos Produtores de Cacau.

De acordo com Augusto, entre as pautas urgentes está o pedido ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) pedindo o detalhamento sobre o drawback e quais as ações de curto e médio prazos, que podem ajudar na melhoria do preço ao agricultor, além da revisão dos prazos de drawback para seis meses e audiência com a bancada federal da Bahia no Congresso Nacional.

No encontro, também ficou definido que vai se aguardar o retorno da missão técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) à Costa do Marfim e estudos detalhados conduzidos pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) sobre a fitossanidade do cacau importado no Porto do Malhado, em Ilhéus.

O acionamento das Câmaras Setoriais do Cacau (federal e estadual) e audiências junto aos ministérios da Casa Civil, MAPA e MDIC também estão na agenda do encontro. Os pedidos incluem ainda ampliação da assistência técnica e extensão rural, incluindo análise de solos, fortalecimento da CEPLAC e um novo planejamento para a contingência da monilíase do cacaueiro

A Comissão que será formada deverá reunir representantes do governo estadual, dos municípios e das entidades do setor produtivo, com a missão de sistematizar propostas, discutir medidas de curto e médio prazo e articular ações com o governo federal voltadas ao apoio à cadeia produtiva do cacau na Bahia.

_Prefeitura de Itabuna não terá expediente

 durante os dias do Carnaval oficial

   A Prefeitura de Itabuna não terá expediente durante nos dias do Carnaval oficial em cumprimento ao que estabelece o Calendário Administrativo – Exercício 2026, anexo do Decreto nº 16.670, publicado na edição eletrônica n°6.555 de 22 de janeiro.

 

Por isso, na segunda-feira, dia 16 de fevereiro, será ponto facultativo, enquanto na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, o expediente ao público se iniciará a partir do meio-dia. Na terça-feira, dia 17, Carnaval, será observado o feriado nacional.

 

O Decreto estabelece que excetuam-se das disposições do Calendário Administrativo os órgãos, setores e servidores cujos serviços, por sua natureza, não possam sofrer interrupção, especialmente aqueles vinculados às áreas de: I – Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, fiscalização de transporte e trânsito, bem como as atividades fiscalizatórias exercidas em regime de plantão ou escala;

 

II – saúde pública, exclusivamente no que se refere à Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU-192, da Secretaria Municipal de Saúde, bem como às atividades de fiscalização da Vigilância Sanitária;

 

III – as casas de acolhimento e abrigamento de crianças, adolescentes, população em situação de rua e mulheres vítimas de violência, vinculadas à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), bem como as atividades correlatas exercidas em regime de plantão pelo Conselho Tutelar e pelo Serviço Especializado de Abordagem Social; IV – outros serviços essenciais definidos pela autoridade administrativa competente.

 

https://encurtador.com.br/oinT  (Decreto)

 

https://encurtador.com.br/oqKZ (Calendário)

 

1º Mutirão com atendimentos de Cardiologia e

 Neurologia

 A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ontem e permanece ate hoje, das 8 às 17 horas, na Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon, o “1º Mutirão Mais Saúde, Menos Fila”, uma ação que integra as estratégias da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, reduzir o tempo de espera por atendimentos na rede municipal e zerar a fila.

De acordo com a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o Mutirão foi planejado para atender pacientes que aguardavam na fila do sistema da Rede Municipal de Saúde para atendimentos com especialistas em Cardiologia e Neurologia, além de exames de Eletrocardiograma e Ecocardiograma, garantindo mais agilidade, organização e resolutividade.

Ainda de acordo com a secretária, o Mutirão Mais, Saúde Menos Fila integra um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas para reorganizar fluxos, otimizar recursos e assegurar que os serviços cheguem de forma mais rápida a quem precisa.

  “Esse mutirão é resultado do compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua dos serviços e com o cuidado integral à população”, comentou.

A coordenação e organização está sob a responsabilidade do Instituto SETES, organização privada sem fins lucrativos com experiência em gestão desde 2009.

Ao longo de 10 meses várias ações e mutirões serão realizados no município pelo Instituto SETES, com foco no Projeto “Fortalece APS – Programa Integrado de Atenção à Saúde para fortalecimento da Atenção Primária.

“Essas ações mobilizam equipes de saúde e fortalecem o funcionamento da rede, permitindo que mais pessoas sejam atendidas em curto tempo, com acolhimento e qualidade”, reforça a secretária Lívia Mendes Aguiar.

Moradora do Bairro João Soares, a aposentada Vera Lúcia Demétrio chegou cedo para a consulta com médico cardiologista e, na saída, aproveitou para conhecer o serviço de massoterapia.

“Estou muito satisfeita. Meu nome já estava na lista quando cheguei. O atendimento foi rápido, fiz todos os exames e agora estou relaxando na massagem”, contou.

No local, os pacientes ainda podem contar com serviços de ventosaterapia, acupuntura, auriculoterapia e palestras informativas sobre alimentação saudável, prevenção de arboviroses, dentre outros assuntos. Secom.

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

Governador recebe prefeitos e produtores de cacau e reafirma compromisso com a cadeia produtiva na Bahia   O governador Jerônimo Rodrigues r...