segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Mutirão de varri45ção favorece limpeza urbana em Ilhéus

Ação se estendeu até o Viaduto Catalão contribuindo para um ambiente mais organizado

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou, nesta quinta-feira (29), um mutirão de varrição na Ladeira Teresópolis, que se estendeu até o Viaduto Catalão, com foco na melhoria das condições de limpeza da via.

A ação contemplou a varrição com retirada de resíduos acumulados, contribuindo para um ambiente mais organizado. Além de favorecer a limpeza urbana, o mutirão auxilia na prevenção da obstruções dos bueiros e reduz o acúmulo de sujeira nas laterais da via.

A iniciativa integra o cronograma contínuo de serviços de manutenção urbana do município, que busca atender diferentes bairros e áreas da cidade, promovendo mais cuidado com os espaços públicos e melhor qualidade de vida para a população.

CRAS realiza visita à Aldeia Indígena Acuípe de Baixo para ouvir demandas da comunidade

Encontro fortalece o diálogo e contribui para o planejamento de ações da assistência social

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Pobreza, realizou nesta sexta-feira (30) uma visita à Aldeia Indígena Acuípe de Baixo, em Ilhéus. A ação foi conduzida pelo CRAS Central – Especial para Povos Tradicionais, em parceria com o CRAS Olivença, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), lideranças e moradores da comunidade indígena.

Durante a visita, a equipe apresentou os serviços ofertados pelo CRAS Central e explicou como a comunidade pode acessar as políticas públicas de assistência social. O encontro também contou com um momento de escuta qualificada, no qual os participantes puderam relatar dificuldades, necessidades e expectativas.

A escuta foi realizada por meio de uma dinâmica participativa, que garantiu a fala dos moradores e o respeito às formas de organização da comunidade. As informações levantadas ajudam o poder público a compreender melhor a realidade local.

A atividade fortalece o vínculo entre a rede socioassistencial e a comunidade indígena. Os dados coletados contribuem para o diagnóstico socioterritorial e para o planejamento de ações mais adequadas, considerando as especificidades culturais dos povos tradicionais.

A iniciativa integra as ações de transparência e aproximação dos serviços públicos, com foco na orientação social e no acesso aos direitos garantidos pela política de assistência social. Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Mutirão de varri45ção favorece limpeza urbana em Ilhéus Ação se estendeu até o Viaduto Catalão contribuindo para um ambiente mais organizado...