Ilhéus inicia mobilização para o programa Acessuas Trabalho
Iniciativa busca ampliar oportunidades e fortalecer a inclusão no mercado de trabalhoCom o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, teve início a mobilização para o programa Acessuas Trabalho, que será executado no município ao longo de 2026. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, vinculada ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e tem como objetivo ampliar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade a oportunidades no mundo do trabalho.
O Acessuas Trabalho visa identificar e mobilizar pessoas atendidas pela rede socioassistencial que tenham potencial para inserção profissional, além de articular ações com outras políticas públicas, como educação, juventude, empreendedorismo e economia solidária. O programa também promove oficinas e orientações sobre direitos trabalhistas, organização da vida profissional e autonomia econômica.
O público-alvo são moradores de Ilhéus, tanto da zona urbana quanto da zona rural, com idades entre 14 e 59 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social.
A Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso em apoiar iniciativas que ampliem o acesso à formação, ao trabalho e à geração de renda, contribuindo para o fortalecimento da inclusão social e econômica no
Ação conjunta entre Rotary e Secretaria de Saúde leva vacinação ao centro comercial de Ilhéus
Em alusão ao Dia Mundial da Poliomielite, ação na CDL teve apoio do comércio e vacinação para todas as idades.
Na manhã desta quinta-feira (24), o centro comercial de Ilhéus foi palco de uma importante ação de saúde pública. Em frente à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Rotary Club de Ilhéus, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um ponto especial de vacinação, aberto a crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A ação, realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado em 24 de outubro, contou com o apoio da CDL, que cedeu uma sala para aplicação das vacinas. Durante toda a manhã, a população teve acesso gratuito a diversas vacinas do calendário nacional, incluindo doses contra hepatite B, febre amarela, influenza, DTP, DT, tetraviral, entre outras.
De acordo com Leonardo Medeiros, presidente do Rotary Club de Ilhéus, a iniciativa reforça o compromisso do Rotary Internacional com a erradicação da poliomielite no mundo.
“Todo dia 24 de outubro, o Rotary Internacional organiza ações em diversos países para marcar o Dia de Combate à Poliomielite. Este ano, unimos forças com a Secretaria de Saúde de Ilhéus e montamos este ponto de vacinação no centro da cidade. Estamos atualizando carteiras vacinais de crianças, adolescentes e adultos, além de reforçar a importância de manter a imunização em dia”, destacou.
A coordenadora da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Niva Nascimento, ressaltou que a equipe levou para o local todas as vacinas disponíveis na rede municipal.
“Estamos com o calendário vacinal completo, oferecendo vacinas para todas as faixas etárias. Esse tipo de ação é essencial, porque muitas vezes a pessoa não tem tempo de ir até a unidade de saúde. Aqui, quem passa pelo centro já tem a oportunidade de se proteger e atualizar a caderneta”, explicou.
A mobilização teve início às 8h30 e seguiu ao longo da manhã, com grande adesão da população. A iniciativa reforça a importância da vacinação como instrumento de prevenção e de cuidado coletivo com a saúde pública. Por ASCOM SESAU
Pit Stop da Saúde reforça prevenção ao câncer de mama e de colo do útero no centro de Ilhéus
Ação acontece no dia 30 de outubro, em frente à Câmara de Vereadores, com serviços gratuitos e palestra educativa.
Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, vai realizar na próxima quarta-feira (30), das 8h às 12h, o Pit Stop da Saúde. A ação acontece em frente à Câmara de Vereadores, no centro da cidade, em parceria com a UNIP, e tem como foco a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Durante a mobilização, o público poderá participar de palestras educativas, receber orientações de profissionais de saúde e retirar panfletos informativos sobre a importância do diagnóstico precoce. Além disso, serão ofertados serviços gratuitos, como vacinação, aferição de pressão arterial e testes de glicemia, abertos a toda a população.
De acordo com Fernanda Franco, enfermeira da Atenção Básica, o principal objetivo do Pit Stop da Saúde é promover a saúde preventiva, aproximando os serviços da comunidade.
“A ideia é oferecer cuidados rápidos e acessíveis, conscientizando a população sobre a importância da prevenção, especialmente dos cânceres de mama e de colo do útero. É uma maneira de levar informações e serviços essenciais de forma prática e eficiente”, explica.
Embora o foco da campanha seja voltado às mulheres, a enfermeira destaca que o evento é aberto a toda a população.
“Homens e mulheres de todas as idades podem participar. Teremos serviços gerais de saúde, como aferição de pressão, testes de glicemia, vacinas e orientações nutricionais”, acrescenta.
A ação também contará com a participação de professores e estudantes da UNIP, que estarão envolvidos nas atividades de atendimento, palestras e orientações.
“A parceria com a universidade tem o propósito de integrar o conhecimento acadêmico com as demandas da população. É uma oportunidade para os alunos de áreas como Enfermagem, Nutrição e Psicologia aplicarem seus aprendizados na prática e contribuírem com a comunidade”, ressalta Fernanda.
Com expectativa de alcançar centenas de pessoas, o Pit Stop da Saúde busca ampliar o acesso à informação e ao cuidado preventivo, fortalecendo a conscientização sobre a importância dos exames e do autocuidado na detecção precoce do câncer.- Por ASCOM SESAU ASSOMBRA.






Nenhum comentário:
Postar um comentário