quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Prefeitura de Itabuna e SEBRAE realizam planejamento estratégico

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER) e de Planejamento (SEPLAN), realizou na tarde de segunda-feira, dia 16, um encontro decisivo em parceria com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.


A iniciativa marca mais um passo rumo ao fortalecimento do desenvolvimento econômico do município dentro do Programa Cidade Empreendedora, que visa implementar uma metodologia de planejamento estratégico voltada para o crescimento sustentável e inclusivo da cidade.

Estiveram presentes os secretários Mauro Ribeiro (Indústria, Comércio, Emprego e Renda), Marcos Alves de Sousa – Kiko – (Planejamento) e Luciano Veiga (Governo), além de representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da sociedade civil organizada. O SEBRAE foi representado pelo consultor Hugo Nogueira e pela gestora do programa Érica Leal.

Para o secretário Mauro Ribeiro, a ação reflete o compromisso da gestão  do prefeito Augusto Castro (PSD)com a geração de oportunidades:

“Este é um grande passo para o desenvolvimento de Itabuna e da região. Estamos utilizando todos os recursos técnicos e humanos disponíveis para criar um ambiente favorável aos pequenos negócios, pois não podemos falar em desenvolvimento socioeconômico sem antes fortalecer as micro e pequenas empresas”, afirmou.

O trabalho segue um cronograma de reuniões por ciclos que têm como meta inicial a elaboração do Planejamento Estratégico Municipal (PE). De acordo com o consultor Hugo Nogueira, o objetivo é construir um ambiente de negócios confiável, inovador e sustentável:

“Em cada encontro será trabalhada uma temática específica. Neste segundo, o foco foi a conceituação e o nivelamento de informações. Nos próximos, avançaremos sobre identidade governamental, estratégias, orçamento, entre outros pontos fundamentais.”

O secretário de Planejamento, Marcos Alves (Kiko), destacou a relevância do apoio técnico do SEBRAE, alinhado às diretrizes da gestão. “Esta parceria vem colocar em prática o compromisso do prefeito Augusto Castro com o fortalecimento das ações de empreendedorismo e da sustentabilidade em Itabuna.”

Já o secretário de Governo, Luciano Veiga, reforçou a importância da participação coletiva. “Este processo avança ainda mais com o envolvimento  da sociedade civil organizada, junto com as secretarias municipais numa construção integrada para o desenvolvimento da cidade.”

O programa Cidade Empreendedora se soma a esse esforço, ajudando a fortalecer setores vocacionais como:

- Cadeia do cacau e agroindústria local,
- Serviços regionais em saúde, comércio, educação e logística,
- Turismo cultural e de eventos,
- Economia criativa e cultura digital,
- Agricultura familiar e produtos de origem certificada

Com isso, Itabuna avança no propósito de se consolidar como um polo regional, promovendo emprego, renda, inclusão social e qualidade de vida para sua população. Secom. 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...