sábado, 23 de agosto de 2025

Privatização da EMASA: polêmica volta à pauta em Itabuna

PRIVATIZAÇÃO DA EMASA?!?


Paulo Lima
Na próxima terça-feira, 26 de agosto, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) realizará uma paralisação de advertência, em protesto contra uma possível venda da companhia para a iniciativa privada. A informação ganhou repercussão após vídeo publicado nas redes sociais pela ex-vereadora Charliane Sousa, que fez um alerta sobre o tema.

Não é de hoje que a comunidade itabunense convive com rumores de privatização da Emasa. Ainda no governo de Fernando Gomes, surgiram especulações sobre a venda da empresa. Agora, novamente, comenta-se que a atual diretoria estaria em tratativas para concretizar o processo.

Entretanto, em uma das últimas reuniões com a diretoria da Associação Comercial de Itabuna, o presidente da Emasa, Ivan Maia, foi questionado sobre o assunto e negou de forma categórica qualquer negociação nesse sentido.

A dúvida permanece: até que ponto a ex-vereadora Charliane tem conhecimento de que a empresa estaria, nos bastidores, articulando a privatização? A questão deve repercutir na sessão plenária da Câmara de Vereadores, também marcada para o dia 26. A sociedade aguarda uma posição clara do Legislativo diante das informações que circulam nas redes sociais. Afinal, como diz o ditado: “onde há fumaça, há fogo”.

Por outro lado, é papel da Emasa vir a público e tranquilizar seus usuários. Em um momento de apreensão e incertezas quanto ao rumo da economia nacional — agravada pelo alto custo de vida que pesa no bolso dos brasileiros — qualquer notícia sobre privatização preocupa ainda mais.

No cenário político local, a discussão ganha contornos estratégicos: estaria o prefeito Augusto Castro, às vésperas de uma eleição polarizada em nível nacional, estadual e municipal, disposto a apoiar a privatização da Emasa? Vale lembrar que sua esposa, Andréa Castro, é pré-candidata a deputada estadual, o que aumenta o peso político de qualquer decisão.

Paulo Lima- Jornalista 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...