terça-feira, 19 de agosto de 2025

Feira Cultural Terra da Gabriela celebra um ano impulsionando a economia criativa em Ilhéus

Por Gilvan Rodrigues - A Feira Cultural Terra da Gabriela comemorou neste domingo (17) o seu primeiro aniversário com uma edição especial realizada no estacionamento da Avenida Soares Lopes, em frente à Praça Castro Alves, um dos principais cartões-postais de Ilhéus.

Criada e organizada por mulheres artesãs, a feira acontece mensalmente e se consolidou como uma vitrine do artesanato local, movimentando a economia criativa, gerando renda, oferecendo lazer, fortalecendo a cultura regional e atraindo turistas.

Durante a celebração, personalidades que contribuíram para a consolidação da feira foram homenageadas. O evento contou ainda com bolo de aniversário e show da cantora Luana Sarubi, que animou o público.

A presidente da Associação Terra da Gabriela, Islândia Penedo, destacou a relevância do projeto e lembrou que a entidade já representou Ilhéus no 1º Festival de Economia Solidária do Nordeste, ganhando visibilidade nacional.

“A Feira se tornou um ponto de encontro entre moradores e turistas, onde o artesanato é celebrado e o empreendedorismo regional é fortalecido”, afirmou.

A vice-presidente e articuladora da associação, Flávia Layane Oliveira, emocionada, fez um breve relato de um ano de criação da Associação e  ressaltou o papel institucional da iniciativa.

“Neste um ano de muita luta, só temos que agradecer o apoio dos nossos parceiros, como o Sebrae, o vereador Gurita que nos ajudou no início, a Prefeitura de Ilhéus e os meios de comunicação. Além da ação cultural, temos realizado edições temáticas com ações sociais voltadas para saúde, educação e oficinas gratuitas, cumprindo nosso papel social”, destacou.

A Secretaria Municipal de Cultura, Anarleide Menezes, homenageada durante a noite, representou o prefeito Valderico Júnior (UB) na solenidade.

Idealizada por pequenos empreendedores — em sua maioria mulheres —, a feira já é referência na valorização do trabalho manual e na promoção do empreendedorismo local. O espaço reúne produtos artesanais, gastronomia regional e atrações culturais em um ambiente acolhedor e familiar.

Mais do que um evento, a Feira Cultural Terra da Gabriela se consolidou como um movimento de transformação social, inspirado pela tradição cultural de Ilhéus, conhecida como a “Terra da Gabriela”, imortalizada nas obras de Jorge Amado.

Com apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), a feira segue com edições mensais até dezembro. Mais informações estão disponíveis no Instagram: @terradagabriela.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bahia supera mil cirurgias e 2,5 mil procedimentos em mutirão nacional do SUS

Após dois dias de intensa mobilização, a Bahia encerrou, neste domingo (14), sua participação no maior mutirão nacional de cirurgias do Sist...