![]() |
| Hélio Lopes aciona Lula na PGR. (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados/Marcelo Camargo/Agência Brasil). |
Do Diario do Poder - O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) apresentou nesta terça-feira (26), uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alegando prática de racismo. A ação tem como base declarações feitas pelo presidente durante evento em Sorocaba (SP), nas quais ele comparou o sorriso de uma pessoa negra sem dentes com o de uma pessoa branca considerada “bonitona” em uma propaganda institucional. Segundo Lopes, as falas teriam caráter depreciativo e reforçariam “o estereótipo de que a imagem de uma pessoa negra em situação de pobreza estética não seria adequada para representar o Brasil”.
No documento enviado à PGR, o parlamentar menciona três ocasiões, entre 2023 e 2025, em que Lula teria feito comentários considerados discriminatórios, solicitando que o caso fosse levado ao Supremo Tribunal Federal (STF). A controvérsia gira em torno das palavras usadas pelo presidente para descrever características físicas da pessoa negra, episódio que, na avaliação do deputado, ultrapassa os limites aceitáveis mesmo dentro do discurso político.
A iniciativa de Lopes se insere em uma série de ações de parlamentares do PL contra Lula, que recorrem ao Judiciário para questionar declarações e atitudes do presidente. Até o momento, não há definição sobre como a PGR ou o STF irão proceder, mas a denúncia acentua a tensão política, com adversários buscando apoio judicial para contestar manifestações do chefe do Executivo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário