quarta-feira, 23 de julho de 2025

Pesquisadores da UESC desenvolvem um protótipo de microtomógrafo de raios X de baixo custo: UESC-MicroXplorer

O UESC-MicroXplorer oferece aos grupos de pesquisa uma poderosa ferramenta de investigação científica

Professores do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC), em parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia das Radiações (CTR), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), desenvolveram um microtomógrafo de raios X de baixo custo, capaz de gerar imagens tridimensionais com alta precisão. A tecnologia, inédita na região, tem como objetivo ampliar o acesso a análises não destrutivas em diversas áreas da ciência.

A tomografia computadorizada de raios X permite a obtenção de imagens da estrutura interna de objetos sem a necessidade de danificá-los. O processo ocorre em duas etapas principais: na fase de scan, são capturadas projeções radiográficas da amostra em múltiplas direções; em seguida, na etapa de reconstrução, essas imagens são processadas matematicamente, resultando em modelos tridimensionais detalhados.

Amplamente utilizada em diagnósticos médicos, a tomografia também desempenha um papel essencial na indústria e na pesquisa científica, permitindo a caracterização morfológica interna de amostras em escala micrométrica. No entanto, o alto custo dos equipamentos comerciais e a escassez de profissionais capacitados são obstáculos frequentes para sua adoção em ampla escala.

Buscando superar essas barreiras, a equipe do PPGMC desenvolveu o protótipo UESC-MicroXplorer, por meio da aquisição dos componentes essenciais — como a fonte e o detector de raios X — e da fabricação dos sistemas auxiliares, incluindo estrutura mecânica, sistema de alimentação e controle, e o porta-amostras. O projeto também teve papel fundamental na capacitação de alunos de graduação e pós-graduação, promovendo o domínio prático e teórico das tecnologias envolvidas.

O trabalho foi coordenado pelo professor Dany Sanchez Dominguez e envolveu docentes e discentes do PPGMC, pesquisadores do CTR e alunos do curso de Ciência da Computação da Uesc. A iniciativa contou ainda com o apoio técnico-científico de instituições parceiras, como o Laboratório de Ensaios Físicos da UERJ, o Instituto Hardware Brasil sediado na Unicamp, e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Cepedi), de Ilhéus. O projeto foi financiado pelo CNPq e pelo Programa de Apoio à Pesquisa da Uesc.

A construção do UESC-MicroXplorer oferece aos grupos de pesquisa da universidade uma poderosa ferramenta de investigação científica, ao mesmo tempo em que contribui para a democratização do acesso a tecnologias de imagem avançadas. A equipe agora trabalha no aprimoramento do protótipo visando aumentar a qualidade das imagens geradas. Além disso, planeja disponibilizar o conhecimento adquirido e as especificações do equipamento como projeto aberto, incentivando a replicação da iniciativa por outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil.  .Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PARABÉNS, ITABUNA!

                                      ITABUNA  Início do século dezenove  Entre os claros da Mata Atlântica...  Do solo sagrado de um chão i...