segunda-feira, 21 de julho de 2025

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura de Itabuna é representada na posse do novo diretor-geral da CEPLAC



A Prefeitura de Itabuna esteve representada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), João Carlos Oliveira da Silva, na posse do novo diretor-geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Thiago Guedes Viana. A solenidade foi realizada na sexta-feira passada, dia 18, reunindo autoridades nacionais, lideranças do setor agrícola e representantes de instituições ligadas à cadeia produtiva do cacau.

Natural de Itabuna, o novo diretor-geral da CEPLAC em seu discurso destacou o compromisso com a valorização da Região Cacaueira e a importância da articulação entre os diversos atores do setor.

“Acredito e quero construir com parcerias e integração institucional uma visão de futuro para a Região Cacaueira. Construiremos uma nova CEPLAC juntos”, afirmou Guedes, reforçando a abertura para o diálogo e o trabalho conjunto com prefeituras, produtores, universidades e entidades do setor agropecuário regional.  

O titular da SEAGRIMA, secretário João Carlos Oliveira da Silva, elogiou a escolha do novo diretor e destacou a relevância do órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária para o desenvolvimento regional.

“A CEPLAC tem um papel histórico e estratégico para o fortalecimento da agricultura cacaueira. A chegada de Thiago Guedes representa um novo momento e a Prefeitura de Itabuna está pronta para colaborar com ações que promovam inovação, sustentabilidade e geração de renda para os produtores da nossa região”, declarou.


Desde 1957, portanto há quase seis décadas, a CEPLAC é um dos pilares da economia do Sul da Bahia e tem sido fundamental na pesquisa, assistência técnica e desenvolvimento de tecnologias voltadas à lavoura cacaueira, contribuindo diretamente para a formação de profissionais, fortalecimento das comunidades rurais e preservação ambiental.

O diretor-geral Thiago Guedes Viana possui formação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e é especialista em cacau. Ele é ex-chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia.

Também já atuou como secretário-geral da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, coordenador da Comissão Nacional de Produção Orgânica e diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) da Prefeitura de Itabuna.

________________________________

Falecimento do professor de Educação Física Renan Magalhães Silva

                     MOÇÃO DE PESAR

Com tristeza, soube do falecimento do professor de Educação Física Renan Magalhães Silva que durante as décadas de 60 e 90 atuou no Colégio Divina Providência (CDP) e Colégio Estadual de Itabuna (CEI).

Ele também foi técnico da Seleção Basquete de Itabuna e professor da escolinha na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e um dos maiores incentivadores de várias modalidades esportivas.

Desde que se aposentou, estava radicado em Itamaraju, Extremo-Sul da Bahia, onde tinha propriedade rural e atuava como dirigente do SICOOB Costa do Descobrimento, da qual foi um dos fundadores.

Neste momento de dor e sofrimento, externo minha solidariedade à professora Kalila Magalhães, aos seus filhos Elton Magalhães, Ramon Magalhães e Maria Aparecida Leite e netos e ao seu genro o ex-prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite. Peço a Deus que receba sua bondosa alma em luz.


Itabuna, 21 de julho de 2025


              Augusto Castro

Secom 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...