![]() |
| Avenida Nações Unidas todo ano tapetizada, pela comunidade. para o ano tem projeto de ser decorada até a Igreja de Santa Maria Goretti. Foto: Ciro Sales. |
Após uma extensa programação organizada pela Diocese de Itabuna, a celebração de Corpus Christi mobilizou fiéis desde as primeiras horas desta quinta-feira (19), com atividades na Catedral de São José, padroeiro da cidade.
A programação teve início às 7h, com a Missa da Comunidade. Simultaneamente, das 6h às 12h, foi realizada a tradicional confecção dos tapetes ornamentais, que embelezaram as ruas por onde passou a procissão.
Às 14h, os fiéis participaram da Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da Solene Celebração Eucarística, às 15h.
O ponto alto do dia foi a Procissão de Corpus Christi, que teve início às 16h, percorrendo ruas e avenidas de Itabuna, reunindo centenas de fiéis. O cortejo se encerrou na Paróquia Santa Maria Goretti, onde aconteceu a bênção do Santíssimo Sacramento e o encerramento oficial da solenidade.
A festa de Corpus Christi é celebrada 60 dias após a Quinta-feira Santa, ou seja, após a Instituição da Eucaristia. É um momento de profunda espiritualidade, voltado à oração, adoração e contemplação do mistério da presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.
A solenidade foi instituída em 8 de setembro de 1264, pelo Papa Urbano IV, e, desde então, é uma das datas mais significativas do calendário litúrgico da Igreja Católica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário