terça-feira, 17 de junho de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Governo municipal reafirma compromisso com a educação e garante reajuste aos professores com base no piso nacional

Nova reunião entre prefeitura e APPI/APLB ocorreu nesta segunda-feira (16)

A Prefeitura de Ilhéus realizou, nesta segunda-feira (16), mais uma rodada de negociação com a direção da APPI/APLB, sindicato que representa os professores da rede municipal. Sensível à pauta de valorização da categoria, a gestão municipal reafirmou a proposta de reajuste salarial de 6,27% para os docentes, cumprindo o piso nacional do magistério, e de 5,53% para os profissionais não docentes, além do aumento no valor do ticket alimentação para R$ 700,00.

Desde o início do ano, a administração municipal vem mantendo um diálogo constante com o sindicato, demonstrando empenho em buscar soluções. A atual gestão já assumiu débitos deixados pela administração anterior, dos quais vem cumprindo um cronograma de pagamentos, em respeito aos direitos dos trabalhadores.

O governo municipal destaca que, além das discussões salariais com os professores, está negociando com as demais categorias do funcionalismo público e buscando um acordo que garanta isonomia entre os servidores.

A Prefeitura de Ilhéus permanece aberta ao diálogo e empenhada em encontrar a melhor solução.

Trabalho de limpeza garantiu espaço limpo e acolhedor no Meu São João Amado

Equipes atuaram durante e após cada dia de shows na arena

A Prefeitura de Ilhéus realizou um intenso trabalho de limpeza durante e após os três dias do evento “Meu São João Amado”, na Avenida Soares Lopes. A ação foi coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos, que mobilizou equipes para garantir um ambiente limpo, seguro e acolhedor para todos os moradores e visitantes.

Profissionais da limpeza atuaram no circuito do evento com serviços contínuos de varrição, coleta de resíduos e higienização das áreas de maior circulação. A presença das equipes garantiu que o espaço permanecesse organizado mesmo com o grande fluxo de pessoas.

A atuação eficiente foi essencial para manter a arena em condições ideais de uso, reforçando o compromisso da gestão municipal com a organização do evento e o bem-estar da população.

“Montamos uma força-tarefa para garantir a limpeza do circuito antes, durante e depois. Nosso objetivo foi assegurar que o público encontrasse um ambiente limpo e acolhedor todos os dias. Esse trabalho é fundamental para a boa imagem da cidade”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Cacá Colchões.

Ilhéus promove mobilização sobre a Doença Falciforme na Praça JJ Seabra

Com objetivo de informar e sensibilizar a população sobre a doença 

Na manhã desta terça-feira (17), a Praça JJ Seabra, no centro de Ilhéus, foi palco de uma importante mobilização em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, celebrado em 19 de junho. A ação foi promovida pelo Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme de Ilhéus (PRODOFI) da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Associação das Pessoas com Doença Falciforme de Ilhéus (APEDFI), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Banco de Sangue de Ilhéus.

Compromisso o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre a doença falciforme — condição genética e hereditária com alta prevalência na Bahia — os organizadores distribuíram panfletos, dialogaram com o público e reforçaram a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com os pacientes.

A coordenadora do PRODOFI, enfermeira Priscila Imbassahy, destacou os impactos da doença e o desafio enfrentado pelas pessoas acometidas.

“É uma doença caracterizada por alteração nas hemácias, o que provoca anemia crônica, crises de dor, icterícia e lesões em órgãos. Por atingir majoritariamente a população negra, ainda é cercada por estigmas e marcada pelo racismo estrutural. Essa mobilização é para dar visibilidade à causa e reafirmar o nosso compromisso com os pacientes”, disse.

Ela também agradeceu à Secretaria de Saúde de Ilhéus pelo apoio. “Reconhecemos a sensibilidade da gestão municipal, através da secretária Sonilda Mello e da diretora da Média e Alta Complexidade, Sheilla Mello, que têm acolhido as demandas do nosso serviço”, completou.

A presidente da APEDFI, Noêmia Neves, reforçou a urgência de combater a negligência em relação à doença.

“A doença falciforme não é contagiosa, mas é grave e mata. Temos um programa municipal que atende pacientes de Ilhéus e municípios pactuados, mas é preciso que os profissionais de saúde estejam mais preparados para lidar com essa condição com dignidade. Infelizmente, mesmo após 115 anos do diagnóstico científico, a doença ainda é invisibilizada, inclusive por familiares”, alertou.

Ela também fez um apelo à população: “É preciso conhecer os sintomas, buscar diagnóstico e aderir ao tratamento. Doença falciforme precisa ser falada, debatida e enfrentada com seriedade”.

A mobilização reafirma o compromisso coletivo com o cuidado, o acolhimento e a luta contra o preconceito e a desinformação em torno da doença falciforme, contribuindo para salvar vidas e promover mais dignidade aos pacientes. - Por Cátia Gomes / ASCOM SESAU - Sucom/Fotos: Artur Alves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Trump impõe tarifaço de 30% à União Europeia e ao México

Presidente americano amplia tarifaço contra países, alegando descontrole do México sobre o narcotráfico e déficit comercial na Europa Presid...