sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

"Não aceitaremos a criminalização da advocacia na Bahia", diz Daniela Borges em solenidade de posse da nova diretoria da OAB Bahia

Em seu discurso, presidenta reeleita da seccional destacou compromisso da nova gestão com inovação, capacitação e valorização da classe, incluindo luta por melhor remuneração 

A presidenta reeleita da OAB Bahia, Daniela Borges, foi empossada para o triênio 2025-2027 em cerimônia realizada nesta sexta-feira (3), na sede da seccional, na Rua Portão da Piedade. À frente da OAB-BA entre 2022 e 2024, Daniela foi a primeira mulher a presidir a Seccional baiana da OAB nos 92 anos da entidade. 

Ao lado dela, foram empossados o vice-presidente Hermes Hilarião, que foi diretor tesoureiro da seccional na última gestão; a secretária-geral Cléia Costa; o secretário-geral adjunto Raphael Pitombo; e o diretor tesoureiro Daniel Moraes. Antes da solenidade, foi realizada uma missa na Igreja do Bonfim, marcando o início da nova gestão.

Emocionada, Daniela disse que, honrando a história da sua primeira gestão e daqueles que a antecederam, sua nova gestão representa a construção um novo tempo. “Nosso coletivo não é mais o mesmo. Os grupos têm uma personalidade que se desenvolve ao longo do tempo, e eu tenho certeza de que, juntos, faremos a melhor gestão da história da OAB-BA. Esse é o meu compromisso", disse. 

Ao destacar a ineficiência da prestação jurisdicional como um dos principais entraves para a advocacia baiana, a presidenta disse que a seccional investirá em ações efetivas para a classe, com destaque para iniciativas voltadas à inovação. "Inovar não é só tecnologia. É trazer o diferencial que vai efetivamente impactar positivamente o dia a dia da advocacia. É fazer mais perto e melhor", destacou.

Daniela também afirmou que investirá na capacitação e valorização da classe, com destaque para a luta por melhor remuneração e contra a criminalização da advocacia. "O advogado quer e precisa viver dignamente da profissão. O sistema de justiça não funciona sem a advocacia. Nesse sentido, vamos lutar veementemente contra a criminalização da classe, porque, quando se tenta criminalizar o exercício da profissão, na verdade, estão tentando negar o acesso do cidadão à justiça. O problema não é a volume em massa de ações, mas a violação em massa de direitos. Não aceitaremos a criminalização da advocacia na Bahia", ressaltou.

Ainda na solenidade, foi empossada a nova diretoria da Caixa dos Advogados (CAAB), composta pelo presidente Maurício Leahy; pela vice Renata Deiró; secretária-geral Ilana Kátia; secretário adjunto René Viana; e pelo tesoureiro Marcos Bonfim; além dos diretores Carolina Orrico, Juliana Camões e Ronaldo Soares. 

Representando o grupo, o novo presidente da entidade, Maurício Leahy, agradeceu a parceria da presidenta Daniela Borges, a qual classificou como "grande liderança baiana", e destacou o empenho da CAAB, nos últimos três anos, na construção de um novo tempo com mais avanços e conquistas para a advocacia. "E nós estamos aqui, hoje, em reconhecimento a esse trabalho. Esse é um processo de construção coletiva. Ao longo da gestão, percebemos o verdadeiro significado das palavras união e amizade", destacou.

Para o próximo triênio, Leahy garantiu que, ao lado da seccional, continuará fazendo mais pela classe. "Seguiremos investindo e fazendo as entregas importantes de que a advocacia precisa. Temos projetos e propostas efetivas para os próximos anos, contando com a chegada dos nossos novos diretores. Nosso desafio é superar os números alcançados e ampliar, ainda mais, a presença da CAAB por toda a Bahia", concluiu.

A posse solene do novo Conselho Seccional da OAB Bahia acontece no dia 21 de fevereiro, no Centro de Convenções de Salvador, precedida, no dia 19/02, por um ato inter-religioso, que será realizado na Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, no Pelourinho.

Ascom/Fotos: Angelino de Jesus (OAB-BA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Receita abre opção de ingresso ou reingresso no Simples Nacional

Sistema abrange 23,4 milhões de contribuintes Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil A  partir desta quinta-feira (2) e até o último dia útil ...