Em seu discurso, presidenta reeleita da seccional destacou compromisso da nova gestão com inovação, capacitação e valorização da classe, incluindo luta por melhor remuneração
A presidenta reeleita da OAB Bahia, Daniela Borges, foi empossada para o triênio 2025-2027 em cerimônia realizada nesta sexta-feira (3), na sede da seccional, na Rua Portão da Piedade. À frente da OAB-BA entre 2022 e 2024, Daniela foi a primeira mulher a presidir a Seccional baiana da OAB nos 92 anos da entidade.
Ao lado dela, foram empossados o vice-presidente Hermes Hilarião, que foi diretor tesoureiro da seccional na última gestão; a secretária-geral Cléia Costa; o secretário-geral adjunto Raphael Pitombo; e o diretor tesoureiro Daniel Moraes. Antes da solenidade, foi realizada uma missa na Igreja do Bonfim, marcando o início da nova gestão.
Emocionada, Daniela disse que, honrando a história da sua primeira gestão e daqueles que a antecederam, sua nova gestão representa a construção um novo tempo. “Nosso coletivo não é mais o mesmo. Os grupos têm uma personalidade que se desenvolve ao longo do tempo, e eu tenho certeza de que, juntos, faremos a melhor gestão da história da OAB-BA. Esse é o meu compromisso", disse.
Ao destacar a ineficiência da prestação jurisdicional como um dos principais entraves para a advocacia baiana, a presidenta disse que a seccional investirá em ações efetivas para a classe, com destaque para iniciativas voltadas à inovação. "Inovar não é só tecnologia. É trazer o diferencial que vai efetivamente impactar positivamente o dia a dia da advocacia. É fazer mais perto e melhor", destacou.
Daniela também afirmou que investirá na capacitação e valorização da classe, com destaque para a luta por melhor remuneração e contra a criminalização da advocacia. "O advogado quer e precisa viver dignamente da profissão. O sistema de justiça não funciona sem a advocacia. Nesse sentido, vamos lutar veementemente contra a criminalização da classe, porque, quando se tenta criminalizar o exercício da profissão, na verdade, estão tentando negar o acesso do cidadão à justiça. O problema não é a volume em massa de ações, mas a violação em massa de direitos. Não aceitaremos a criminalização da advocacia na Bahia", ressaltou.
Ainda na solenidade, foi empossada a nova diretoria da Caixa dos Advogados (CAAB), composta pelo presidente Maurício Leahy; pela vice Renata Deiró; secretária-geral Ilana Kátia; secretário adjunto René Viana; e pelo tesoureiro Marcos Bonfim; além dos diretores Carolina Orrico, Juliana Camões e Ronaldo Soares.
Representando o grupo, o novo presidente da entidade, Maurício Leahy, agradeceu a parceria da presidenta Daniela Borges, a qual classificou como "grande liderança baiana", e destacou o empenho da CAAB, nos últimos três anos, na construção de um novo tempo com mais avanços e conquistas para a advocacia. "E nós estamos aqui, hoje, em reconhecimento a esse trabalho. Esse é um processo de construção coletiva. Ao longo da gestão, percebemos o verdadeiro significado das palavras união e amizade", destacou.
Para o próximo triênio, Leahy garantiu que, ao lado da seccional, continuará fazendo mais pela classe. "Seguiremos investindo e fazendo as entregas importantes de que a advocacia precisa. Temos projetos e propostas efetivas para os próximos anos, contando com a chegada dos nossos novos diretores. Nosso desafio é superar os números alcançados e ampliar, ainda mais, a presença da CAAB por toda a Bahia", concluiu.
A posse solene do novo Conselho Seccional da OAB Bahia acontece no dia 21 de fevereiro, no Centro de Convenções de Salvador, precedida, no dia 19/02, por um ato inter-religioso, que será realizado na Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, no Pelourinho.
Ascom/Fotos: Angelino de Jesus (OAB-BA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável