quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

ITABUNA EM FOCO

 Palestra e Pit-Stop marcam Campanha Janeiro Branco no Hospital de Base 

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 22, uma ação da “Campanha Janeiro Branco”, mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental.

Promovido pelo Núcleo de Humanização, com apoio da equipe de Eventos, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Centro de Estudos, Serviço Social, o evento aconteceu no auditório e foi direcionado aos colaboradores da instituição.

A psicóloga e coordenadora do Núcleo de Humanização, Elisângela Cata Preta, fez a abertura com uma breve abordagem sobre o Janeiro Branco e reforçou a importância do tema. “Todo dia é uma oportunidade de pensar na nossa saúde mental e o cuidado deve acontecer de janeiro a janeiro”, disse.


Em seguida, a neuropsicóloga Raquel Rocha ministrou a palestra “Entre a pressa e a paz: gerenciando o estresse e encontrando o propósito no trabalho e o sentido da vida”.

Durante a explanação, Raquel destacou junto aos colaboradores da unidade hospitalar, a necessidade de focar mais na vida presente sem pensar muito no passado ou se preocupar demais com o futuro. “A vida acontece aqui e agora. Precisamos estar presentes naquilo que fazemos”, declarou.


A palestrante comentou também que a pressa com que vivemos atualmente, acaba desencadeando o estresse e gerando desgastes que podem causar sérios impactos à qualidade de vida de todos. O evento foi finalizado com um Pit-Stop no corredor da unidade hospitalar.

A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 por psicólogos brasileiros para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e ganhou destaque nacional.

O mês de janeiro foi escolhido de maneira estratégica para incentivar as pessoas a refletirem sobre suas vidas no início de um novo ano, a repensar metas e promover o autocuidado. A cor representa uma página em branco com a oportunidade de escrever uma nova história, priorizando o cuidado e o bem-estar mental.

Prefeitura vai fortalecer a agricultura familiar com investimentos em assistência técnica e diversificação


Ampliar as ações de assistência técnica no campo, diversificar a produção agrícola, estabelecer novas parcerias e realizar investimentos em novas tecnologias são os três principais focos das ações da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), visando o fortalecimento da agricultura familiar no município no primeiro semestre de 2025.
Foto arquivo

O assunto foi tema central de um encontro coordenado pelo secretário João Carlos Oliveira da Silva, na manhã desta quarta-feira, dia 22, com a participação de diretores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e agrimensores da SEAGRIMA.

A ideia, segundo o secretário, é que neste primeiro momento todos esforços estejam concentrados no planejamento das ações que serão executadas a curto e médio prazo, com o objetivo exclusivo de assegurar aos pequenos produtores itabunenses e de municípios que têm limites com Itabuna, a exemplo de Ilhéus e Buerarema, toda assistência técnica necessária para fortalecer e diversificar a produção.

Além disso, garantir o escoamento e a comercialização dos produtos, com a melhoria das estradas vicinais e oferecendo acesso a novos espaços e mercados para venda dos hortifrutigranjeiros. “A partir da realização de diagnóstico situacional que estamos finalizando, queremos potencializar as experiências e projetos bem-sucedidos dos últimos quatro anos”, comentou.

“Planejarmos estrategicamente nossas ações para que no mais breve tempo possível, a agricultura familiar de Itabuna possa vislumbrar e aproveitar novas oportunidades de desenvolvimento, levando em conta fatores como o potencial de parcerias que podemos estabelecer com o Governo do Estado, a Universidade Federal do Sul da Bahia, Ceplac, Universidade Estadual de Santa Cruz e outras instituições do setor”, argumentou João Carlos.

Ele citou como exemplos a ampliação da produção de cacau em áreas da agricultura familiar, com o apoio do Instituto Biofabrica de Cacau, o fortalecimento da avicultura com eincentivos e à implantação da apicultura, que tem na produção do mel de abelhas seu maior potencial econômico.

“Queremos que tamém os pequenos produtores e a agricultura familiar tenham mais oportunidades para tornar em Itabuna referencial para o Estado da Bahia. Este é o grande desafio, já que 98,9% da população itabunense está no setor urbano”, pontuou o secretário.

João Carlos disse ainda que, além de buscar novas parcerias com instituições federais e estaduais, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai fortalecer vínculos com as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo, da Educação, de Gestão e Inovação, de Indústria, Comércio Emprego e Renda, visando expandir ações de assistência aos pequenos produtores e agricultores familiares, à implantação de novos projetos e à promoção da Educação Ambiental nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Prefeitura vai expandir para novas áreas Programa de Regularização Fundiária Meu Lugar

Depois de receber em audiência o vice-prefeito e secretário de Planejamento (SEPLAN), Josué Brandão Júnior, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou em suas redes sociais a expansão para novas áreas da cidade do Programa de Regularização Fundiária Meu Lugar. Ele também celebrou a aprovação desa ampliação pelo Governo Federal.

Segundo o prefeito, a graças à parceria do município com a União, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será possível a expansão beneficiando mais famílias que não têm escritura de seus imóveis com o registro no Cartório de Registro Imobiliário. Até agora, o Meu Lugar já levou beneficios aos moradores do Novo Mangabinha, Jorge Amado e Nova Califórnia.

A ampliação anunciada pelo prefeito Augustso Castro vai benefíciar famílias dos bairros Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, Sarinha e Gogó da Ema. “Esse programa é prioridade na nossa administração” disse em vídeo divulgado nas suas redes sociais na terça-feira, dia 21. O Meu Lugar é coordenado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento do município, Júnior Brandão (PV

Segundo o titular da SEPLAN, nos íultimos quatro anos cerca de mil famílias já receberam escrituras nos três primeiros bairros onde Meu Lugar foi executado, depois de emitidas e registradas em cartório. “É um programa fundiário vitorioso. Muitas pessoas, depois da enchente de dezembro de 2021, foram em busca de apoio na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza que identificou que não tinham os imóveis escriturados”, afirmou.

O prefeito Augusto Castro realçou o papel importante do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a expansão do projeto, tendo citado ainda o governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Quero agradecer ao ministro Rui Costa, que coordena o PAC Nacional, pelo apoio e pela contemplação de Itabuna; e ao governador Jerônimo, porque Itabuna precisa de mais e mais das parcerias”, concluiu.

Prefeito Augusto Castro acompanha andamento de obras nos bairros Jaçanã e São Judas

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), visitou na manhã desta quarta-feira, dia 22, as obras de pavimentação em andamento nos bairros Jaçanã e São Judas Tadeu. Ele estava acompanhando da secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, do presidente Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), Ivan Maia, dos diretores da EMASA, José Silva (Planejamento), e Fernado Duarte (Técnica) e do vereador Babá Cearense (PP).

No Jaçanã, o prefeito Augusto Castro conversou com moradores e observou a execução do recapeamento da Rua Zélia Pinho Lima e a extensão da pavimentação. “Nesta rua ocorreu a implantação da tubulação do Projeto Mais Água para a Cidade. Agora, estamos realizando a recuperação do pavimento e estendemos a pavimentação para toda via”, disse.

Segundo a secretária de Infraestrutura Sônia Fontes, a obra na Rua Zelia Pinho consta do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui que já atendeu mais de 380 ruas de barro, em 40 bairros da cidade.

“A EMASA nos pédiu a recuperação da pavimentação da Rua Zélia Pinho Lima, já que a rede adutora do Mais Água passou por esta via para chegar à Avenida Manoel Chaves. Então, no contexto do PAI foi possível realizar a pavimentação”, explicou a secrtária.

Já no Bairro São Judas Tadeu, a Prefeitura já executou a pavimentação das ruas Europa Unida, Inglaterra e Itália, com o apoio do Governo do Estado. Agora, com recursos do Programa Acelera Itabuna (PAI) está pavimentando as ruas Portugal e Espanha e suas transversais.

“Esse era um desejo antigo dos moradores do São Judas Tadeu que, há mais de 40 anos reivindicam melhorias. Depois de concluir a recuperação do pavimento do Vila Zara e pavimentar três importantes ruas do São Judas, estamos trabalhando em mais seis vias do bairro para melhorar o tráfego de veículos e proporcionar mais qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito Augusto Castro.

Ascom

____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Deputado aponta elo entre PCC, Comando Vermelho e PT

  Segundo o parlamentar, 'o país caminha a passos largos para se tornar um narcoestado' Deputado federal Kim Kataguiri (União-SP). (...