quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Evitar baronesas do Rio Cachoeira nas praias

GAP intensifica ações para conter o avanço de baronesas no Rio Cachoeira e evitar danos na cidade de Ilhéus

Ilhéus, 12 de novembro de 2024 – Há uma semana o Grupo de Amigos da Praia (GAP) está realizando ações diárias no Rio Cachoeira para conter a proliferação de baronesas e evitar que essas plantas aquáticas avancem para o litoral de Ilhéus. Utilizando ecobarreiras para contê-las, o GAP já retirou mais de 6 toneladas dessas plantas, conhecidas como macrófitas, que, em ambientes com excesso de matéria orgânica, se multiplicam rapidamente e podem causar sérios impactos ao chegar às praias.

Em 2022, o GAP, em parceria com o coletivo Preserva Ilhéus, entrou com uma Ação Civil Pública solicitando que o município de Itabuna assuma sua responsabilidade no manejo adequado das macrófitas quando elas ficarem presas nas pontes, impedindo que sejam empurradas rio abaixo.

O GAP destaca que é essencial que todos os municípios também assumam sua responsabilidade sobre o problema das baronesas, colaborando para uma solução conjunta e sustentável.

"A gente sabe que as macrófitas não são um problema em si, mas quando estão em um ambiente com muita matéria orgânica elas se proliferam desenfreadamente, chegando até as praias e causando muitos danos ambientais," comenta Poliana Vargens, presidente do GAP.

O fundador do GAP, Vinícius Alcântara, enfatiza a necessidade de uma ação política para uma solução duradoura: "A curto prazo, existem maquinários adequados e já testados em várias outras regiões para cuidar desse tipo de problema. Depende de interesse político para contratar empresas, comprar esse maquinário para isso acabar. A médio e longo prazo a única forma é tratamento de esgoto; no mais, é paliativo."

O GAP espera que a ação gere visibilidade para o problema e impulsione discussões sobre soluções definitivas, promovendo tanto a proteção dos ecossistemas locais quanto a preservação do setor turístico e econômico de Ilhéus que são prejudicados com a chegada das macrófitas na cidade.

Para mais informações:

E-mail: gapilheus@gmail.com

Instagram: @gap_ilheus
Telefone: 73 98850-1323

Sobre o GAP
O Grupo de Amigos da Praia é uma ONG ambiental comprometida com a preservação das praias de Ilhéus e a promoção de ações de sustentabilidade e educação ambiental. Desde sua fundação, o GAP realiza limpezas, eventos educativos e projetos de sensibilização sobre a importância da proteção dos ecossistemas locais.

Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ESPORTE: Vitória cede empate ao Botafogo no final do jogo no Rio de Janeiro

Do -  Jornaldamidia -Por  muito pouco o Vitória não carimbou neste sábado sua permanência na Serie A do Campeonato Brasileiro, o que pode a...