sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Z recebe a 8ª Caminhada pela Paz e Contra o Racismo Religioso

Evento celebra Ogum e reforça a importância da paz e do respeito às tradições afro-brasileiras

Com o tema "Ogúm Iori Isé Aláfiá" (Ogum em missão de paz), Ilhéus receberá a 8ª Caminhada pela Paz e Contra o Racismo Religioso. O evento se inicia no dia 25 de outubro, (sexta-feira), às 18h30 e continua nos dias 26 e 27, com programação rica e diversa – música, dança, rodas de diálogos, debates, cortejos, cinema na praça, entre outros – culminando com a grande caminhada pela paz, na Rua Cassimiro Costa, 221, no Pontal (Terreiro do Luando), às 8 horas do domingo, dia 27 de outubro. 
A organização é do Movimento Cultural Povos de Terreiro de Ilhéus (MCPTI), em parceria com terreiros e coletivos negros como RENAFRO, WAKANDA, UNEGRO, MNU, EFAN e o Instituto Opaxorô, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus. A programação inclui debates, apresentações culturais e rodas de conversa, abordando a importância do respeito às tradições afro-brasileiras e o combate ao racismo religioso.

O tema desta edição homenageia Ogum, orixá associado à força, à guerra e à tecnologia, mas que também simboliza a justiça e a paz. A Caminhada busca promover a reflexão sobre a importância da convivência pacífica entre os povos e o respeito à diversidade religiosa, destacando o papel das religiões de matriz africana na construção da identidade cultural do Brasil. A presença de coletivos e terreiros reforça o compromisso de preservar e valorizar essas tradições, enquanto se luta contra a intolerância e o preconceito.

Ilhéus, com sua rica herança cultural e histórica, é o cenário ideal para celebrar essas tradições. A Caminhada, além de celebrar Ogum e promover a paz, também valoriza essa riqueza cultural, contribuindo para a manutenção e difusão das tradições ancestrais que compõem a identidade da região e do país. Participe dessa caminhada e expresse o seu apoio ao respeito à diversidade religiosa.  

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SETTRAN em alerta com acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em Itabuna

SETTRAN mantém fiscalização de rotina em Itabuna - Fotos  arquivo Nos últimos dias, pelo menos quatro acidentes envolvendo motocicletas fora...