quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Idoso: cidade projetada em Itabuna

Projeto de Ecovila propõe solução sustentável e inclusiva para idosos em Itabuna

A arquiteta Lara Montalvão é autora de um projeto inovador em Itabuna que visa atender à crescente demanda da população idosa da cidade, que atualmente ultrapassa os 190 mil habitantes, dos quais 22 mil pessoas com mais de 60 anos. 

A proposta surgiu a partir do trabalho de conclusão do curso ano passado na Faculdade Anhanguera – núcleo de Itabuna, visando criar uma ecovila, uma comunidade urbana sustentável, projetada especificamente para idosos, proporcionando não apenas moradia, mas também integração social e cuidados de saúde, complementado com uso de recursos de energia renovável, com aproveitamento da água e dos recursos ambientais.

O projeto tem como base uma pesquisa com mais de 100 entrevistas respondidas online e surge em resposta a dois desafios globais: o envelhecimento populacional e a crise ambiental, que se agrava com as mudanças climáticas em função do aquecimento do planeta. 

A ecovila se propõe a ser um espaço acolhedor e acessível aos usuários, oferecendo suporte médico, social e atividades que promovam o bem-estar físico e mental dos idosos, ao mesmo tempo em que incorpora princípios de sustentabilidade.

A ecovila contará com moradias térreas, com acessibilidade, projetadas para maximizar a mobilidade e segurança dos residentes. Técnicas construtivas sustentáveis, como o uso de tijolos ecológicos, estruturas metálicas e captação de água de chuva, serão adotadas nas obras, assim como a utilização de energia solar. O projeto também prevê um estudo de insolejamento para otimizar o uso de recursos naturais, melhorando o aquecimento das unidades e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Além disso, a ecovila será equipada com serviços essenciais, como atendimento médico, assistência social, praça de alimentação, equipamentos de lazer, academia e toda uma infraestrutura adequada, garantindo que os idosos tenham uma vida autônoma e digna. Com essa abordagem, o projeto visa oferecer uma solução que pode ser implementada tanto por governos no âmbito federal estadual ou municipal, quanto pela iniciativa privada.

A iniciativa de Lara Montalvão se destaca não só por atender às necessidades imediatas dos idosos, mas também por contribuir para a preservação dos recursos naturais, um tema cada vez mais urgente diante das mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o planeta. 

O projeto da ecovila para idosos em Itabuna representa uma resposta inovadora e sustentável para os desafios do futuro e foi incorporado ao projeto de campanha pelo advogado Dinailton Oliveira, ex-presidente da OAB na Bahia e que teve seu nome cogitado como pré-candidato para a disputa da sucessão municipal em Itabuna. 

Do blog Costa do Cacau.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...