terça-feira, 22 de outubro de 2024

ILHEUS EM NOTICIA:Ilhéus inicia pesquisa para regularização fundiária e georreferenciamento

Agentes identificados estão nas ruas entrevistando moradores e comerciantes como parte do projeto de cadastro municipal

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, deu início à pesquisa de campo voltada para a regularização fundiária e o georreferenciamento de imóveis. A ação, que ocorre entre setembro e dezembro de 2024, visa coletar dados para o Cadastro Municipal, um passo importante para a futura regularização de imóveis na cidade.

A regularização fundiária é essencial tanto para o município quanto para os proprietários. Para a administração municipal, ela permite o melhor ordenamento do território e a atualização do cadastro de imóveis, o que contribui para a eficiência da arrecadação de impostos e a implementação de políticas públicas. Já para os proprietários, a regularização oferece segurança jurídica, possibilitando a obtenção de títulos de propriedade que garantem a posse legal do imóvel e permitem transações comerciais seguras. 
A empresa G.I. Geotecnologia, Sistemas e Aerolevantamentos Ltda foi contratada para realizar o levantamento, conforme o Contrato n° 216/2022. Os agentes da empresa já estão nas ruas, devidamente identificados com crachá, jaleco azul com QR Code e uma cópia do ofício da Secretaria Municipal de Gestão, que autoriza o trabalho. A população pode tirar dúvidas sobre a pesquisa por meio do contato disponibilizado pela prefeitura.

O trabalho de coleta de dados faz parte de um esforço para aprimorar o Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG/CTM), que será utilizado pela gestão municipal e pelas secretarias de Ilhéus, contribuindo para uma administração pública mais eficiente.

Evento sobre prevenção e tratamento do AVC

Médicos e enfermeiros participam de imersão científica, com foco no tratamento na fase aguda do AVC, bem como agentes comunitários de saúde, com foco na educação em saúde para prevenção e como identificar sinais e sintomas da doença

Em 29 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza um evento voltado para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da rede municipal, em parceria com a Faculdade de ciências médicas AFYA Itabuna e Faculdade de Ilhéus.

A programação acontece no auditório da faculdade de Ilhéus e começa com um encontro dos agentes comunitários de saúde que, pela manhã, participam de uma ação de educação em saúde, focada no conhecimento dos fatores de risco e prevenção do AVC, além de treinar a população no reconhecimento dos sinais e sintomas do AVC. Já, de noite, em dois horários (das 17h às 18h30 e das 19h30 às 21h), médicos e enfermeiros se reunirão para uma imersão sobre o tratamento da fase aguda do AVC, além de uma oficina para a criação da Rede AVC Ilhéus, um projeto que visa integrar e aprimorar o atendimento aos pacientes dessa condição crítica.

O evento é uma oportunidade para que os profissionais compartilhem experiências, debatam estratégias eficazes e ajudem a construir um serviço de atendimento mais ágil e eficiente. A participação de todos os envolvidos é fundamental para o desenvolvimento de uma rede de atendimento coordenada e capacitada para responder de forma rápida e eficiente aos casos de AVC em Ilhéus. Esse é um passo importante para salvar vidas e reduzir as sequelas dessa doença, que está entre as principais causas de morte e incapacidade no Brasil.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sesab lança artigo aprovado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical no Congresso MEDTROP 2024

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apresentou, no Congresso MEDTROP 2024, realizado em São Paulo, um importante artigo que foi...