segunda-feira, 22 de julho de 2024

Hospital de Base faz balanço positivo em Itabuna

Balanço de atendimentos no 1º semestre destaca aumento de cirurgias no Hospital de Base abrangência de municípios

Prossegue as obras de ampliação

A direção executiva do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), divulgou nesta segunda-feira, dia 22, o balanço de atendimentos realizados no primeiro semestre de 2024.

Ao todo, foram registrados 41 mil atendimentos, sendo 24 mil no Pronto-Socorro, 11.158 no ambulatório e seis mil no setor de Bioimagem.

Novos módulos 

O número de cirurgias na unidade hospitalar aumentou em quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram quase dois mil procedimentos dos quais 769 foram cirurgias eletivas e 1.070 de urgência e emergência nas seguintes especialidades: cirurgia geral (784), ortopedia (618), vascular (289), buco maxilo (116) e neurologia (32).

O HBLEM, que é pioneiro e único na região sul da Bahia com o serviço de escleroterapia pelo SUS, realizou 2.659 procedimentos, o que representa um aumento de aproximadamente mais de 10%.

Outro dado significativo foi o número de doações de órgãos na unidade hospitalar: 3 de múltiplos órgãos e 12 de córneas, o que contribuiu para que 35 pacientes que aguardavam por um transplante de órgãos, fossem retirados da lista de espera. 

Dos 177 mil exames realizados, 142 mil foram laboratoriais, 15 mil raios-x, 11 mil tomografias, 3 mil ultrassons e 1 mil ressonâncias.

O alcance de abrangência foi de 149 municípios, com um aumento de 40% em relação a 2023 no mesmo período. Vale destacar que 83,27% dos pacientes atendidos são de Itabuna e 16,73%, de outros municípios.

O diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, comentou que a unidade hospitalar chega a realizar uma média de 230 atendimentos por dia, o que a destaca como um dos hospitais com maior volume de serviços SUS prestados à população nas regiões Sul e Extremo-Sul do estado da Bahia.

Para além disso, frisou ainda que “o atendimento da equipe assistencial, focado na humanização e no acolhimento, faz com que o HBLEM preste a cada dia, um serviço de qualidade aos seus pacientes” declarou. - Ascom

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