Balanço de atendimentos no 1º semestre destaca aumento de cirurgias no Hospital de Base abrangência de municípios
Prossegue as obras de ampliação |
A direção executiva do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), divulgou nesta segunda-feira, dia 22, o balanço de atendimentos realizados no primeiro semestre de 2024.
Ao todo, foram registrados 41 mil atendimentos, sendo 24 mil no Pronto-Socorro, 11.158 no ambulatório e seis mil no setor de Bioimagem.
Novos módulos |
O número de cirurgias na unidade hospitalar aumentou em quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram quase dois mil procedimentos dos quais 769 foram cirurgias eletivas e 1.070 de urgência e emergência nas seguintes especialidades: cirurgia geral (784), ortopedia (618), vascular (289), buco maxilo (116) e neurologia (32).
O HBLEM, que é pioneiro e único na região sul da Bahia com o serviço de escleroterapia pelo SUS, realizou 2.659 procedimentos, o que representa um aumento de aproximadamente mais de 10%.
Outro dado significativo foi o número de doações de órgãos na unidade hospitalar: 3 de múltiplos órgãos e 12 de córneas, o que contribuiu para que 35 pacientes que aguardavam por um transplante de órgãos, fossem retirados da lista de espera.
O alcance de abrangência foi de 149 municípios, com um aumento de 40% em relação a 2023 no mesmo período. Vale destacar que 83,27% dos pacientes atendidos são de Itabuna e 16,73%, de outros municípios.
O diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, comentou que a unidade hospitalar chega a realizar uma média de 230 atendimentos por dia, o que a destaca como um dos hospitais com maior volume de serviços SUS prestados à população nas regiões Sul e Extremo-Sul do estado da Bahia.
Para além disso, frisou ainda que “o atendimento da equipe assistencial, focado na humanização e no acolhimento, faz com que o HBLEM preste a cada dia, um serviço de qualidade aos seus pacientes” declarou. - Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável