terça-feira, 7 de maio de 2024

Pesquisa: 61% temem ser punidos se exercerem liberdade de expressão no Brasil

Imagem reproduzida do site da Fundação 1º de Maio, do Solidariedade
As entrevistas foram realizadas entre 27 de abril e 01 de maio deste ano

Do - Diario do Pider - Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (07), aponta que a maioria da população, 61%, teme ser punida por falar ou escrever o que pensa.

Apenas 32,4% dos entrevistados pelo instituto declaram poder falar ou escrever o que pensa. Outros 6,6% se enquadram em “não sabe/não opinou”.

As entrevistas foram realizadas entre 27 de abril e 01 de maio deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Veja os números da pesquisa:

De acordo com o levantamento, a percepção de que os brasileiros não são livres para falar e escrever o que pensam é majoritária em todas as faixas etárias de entrevistados, mas entre as pessoas de 35 a 44 anos essa convicção chega aos 65,1%.

Considerando os entrevistados por sexo, 60,5% dos homens e 61,5% das mulheres também não acreditam no exercício da liberdade de expressão “garantida” pela Constituição.

Também acham que podem ser punidos se exercitarem a liberdade de falar ou escrever tanto os brasileiros com escolaridade limitada ao ensino fundamental (60,2%) quanto aqueles de formação de nível superior (62,2%).

Católicos (61% dos entrevistados) e evangélicos (64,5%) também compartilham o temor de punição por falarem e escreverem o que pensam, assim como os brasileiros economicamente ativos (61,6%) quanto inativos (60,1%).

Aqui, o detalhamento da pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz caminhada em defesa das crianças

  Prefeitura de Itabuna realiza caminhada de conscientização do Maio Amarelo Chega de abuso sexual de crianças e adolescentes! A frase marca...