Prefeitura reordena comércio informal da Avenida do Cinquentenário depois de notificação
Uma equipe de fiscalização das secretarias da Segurança e Ordem Pública (SESOP) e Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), iniciou hoje, dia 23, mais uma etapa de reordenamento do comércio informal do centro da cidade com a delimitação de espaços nas calçadas da Avenida do Cinquentenário. A ação da Prefeitura de Itabuna se deu depois que os fiscais notificaram os ambulantes que descumpriram normas do Código de Posturas e as recomendações.
A reorganização do comércio informal é uma necessidade devido à utilização de barracas e tabuleiros fora dos padrões definidos pela SESOP, segundo o secretário Humberto Mattos. “A fiscalização é uma ação difícil, porque embora hajam questões legais os ambulantes insistem em descumprir as orientações. Com isso, calçadas são invadidas, causando prejuízos ao fluxo das pessoas e aos comerciantes legalmente instalados que arcam com custos de aluguéis, impostos, salários e encargos sociais e exigem ação do poder público”, explicou.
O titular da SESOP também disse que diante de problemas sociais e econômicos muitas pessoas são obrigadas a sustentar suas famílias com a venda de mercadorias nas calçadas da cidade. “Mas, hoje ninguém foi impedido de trabalhar, sendo exigido que apenas cumpram o acordo e siga o padrão de barracas e tabuleiros entre 1,5 metro e 2 metros para que o fluxo das pessoas não seja impedido”, disse, acrescentando que a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) é que haja diálogo e entendimento.
“Procuramos acomodar as pessoas que defendem o pão de cada dia e levam o sustento para suas famílias e, de outro lado, os comerciantes legalmente inscritos na Prefeitura. Conseguimos ordenar, estabelecer setores e abrir espaços para os transeuntes”, afirmou o diretor de Comércio e Espaços Públicos da SESOP, Tiago Leal. “Além de fiscalizar e orientar, fizemos uma ação educativa para assegurar a mobilidade das pessoas”, finalizou-
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O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Mauro Ribeiro, destacou que o Seminário é importante para a economia do sul-baiano e a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) tem buscado promover e desenvolver eventos voltados ao empreendedorismo.
“Esse já é o terceiro ano de realização do Seminário de Moveleiros do Sul da Bahia, ou seja, é um evento que está se consolidando e com certeza entrou para o calendário de eventos de empreendedorismo da nossa cidade”, afirmou.
O presidente da Associação de Moveleiros do Sul da Bahia, Antônio Oliveira dos Santos, enfatizou que o Seminário, além de ser uma forma de troca de informações entre os profissionais e palestrantes, é a melhor maneira de o profissional do setor de móveis adquirirem conhecimento sobre matérias-primas, melhorar precificação, equipamentos e ainda incentivar o empreendedorismo.
“A tendência é trazer inovações e tecnologias dentro do nosso nicho de mercado para que haja mais desenvolvimento e a gente consiga realmente alcançar nossos clientes que estão cada vez mais exigentes”, disse.
Ele relatou a procura dos profissionais de móveis por inovações e conhecimento sobre o mercado de movelaria. Além disso, cresce a cada edição do Seminário o interesse de profissionais de outras cidades e isso demonstra que a demanda do mercado regional está aquecida.
Já o gerente adjunto regional do SEBRAE, Michel Lima, evidenciou que a região tem uma forte disposição para o mercado de movelaria.
Segundo ele a Bahia tem 6.402 empresas do segmento de móveis e apenas no Sul da Bahia há 330 empresas deste segmento, sendo que 249 são MEIs e informa que Itabuna abriga 112 empresas moveleiras e somente 77 são formalizadas como microempresa individual (MEI).
Neste 3º Seminário de Moveleiros terá espaço para exposição de móveis, equipamentos, ferramentas e soluções para o segmento além de palestras com o gerente do Banco do Nordeste do Brasil,Esdras Ribeiro dos Santos, sobre linhas de crédito; com o supervisor comercial da Placas do Brasil S/A, David Wilian de Almeida Souza, e com a consultora empresarial Luani di Paulo, sobre motivação e tendência de mercado.
Para participar, o profissional deve se inscrever no link https://bit.ly/moveleiros2024 e para mais informações entrar em contato com a Associação de Moveleiros: (73) 98862-9631 ou (73) 99974-2262.(Ascom)
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