Milei anuncia retirada da Argentina dos BRICS
O libertário diz que a sua política externa “difere em muitos aspectos” do ex-presidente Alberto Fernández que negociava a integração do país ao bloco
Do - Diario do Poder - O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta aos chefes do Executivo dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para formalizar a renúncia à entrar no bloco.
No documento, o libertário diz que a sua política externa “difere em muitos aspectos” do ex-presidente da Argentina Alberto Fernández, que negociava a integração do país ao grupo econômico a partir de 1º de janeiro de 2024. “Nesse sentido, algumas decisões tomadas pela gestão anterior serão revistas”.
A inclusão da Argentina ao Brics foi anunciada durante a cúpula realizada em Joanesburgo (África do Sul) em 24 de agosto de 2023. Além do país sul-americano, outras 5 entradas foram formalizadas: Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Milei, no entanto, já havia deixado claro, em agosto de 2023, ser contra a adesão. Em discurso no mesmo mês, durante a campanha eleitoral, o libertário disse que não iria se alinhar “com comunistas” e sim com Estados Unidos e Israel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável