sábado, 30 de dezembro de 2023

Argentina não quer participação no BRICS

Milei anuncia retirada da Argentina dos BRICS

O libertário diz que a sua política externa “difere em muitos aspectos” do ex-presidente Alberto Fernández que negociava a integração do país ao bloco


Do - Diario do Poder - O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta aos chefes do Executivo dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para formalizar a renúncia à entrar no bloco. 

No documento, o libertário diz que a sua política externa “difere em muitos aspectos” do ex-presidente da Argentina Alberto Fernández, que negociava a integração do país ao grupo econômico a partir de 1º de janeiro de 2024. “Nesse sentido, algumas decisões tomadas pela gestão anterior serão revistas”.

A inclusão da Argentina ao Brics foi anunciada durante a cúpula realizada em Joanesburgo (África do Sul) em 24 de agosto de 2023. Além do país sul-americano, outras 5 entradas foram formalizadas: Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. 

Milei, no entanto, já havia deixado claro, em agosto de 2023, ser contra a adesão. Em discurso no mesmo mês, durante a campanha eleitoral, o libertário disse que não iria se alinhar “com comunistas” e sim com Estados Unidos e Israel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio elogia Elon Musk após empresário ser insultado pela mulher de Lula

Além dos insultos de Janja, Musk foi alvo de hostlidades de Moraes Governador de SP, Tarcísio de Freitas - Foto: Francisco Cepeda/Governo de...