Coordenação da Defesa Civil recebe visita de técnicas da Fundação Getúlio Vargas
A Coordenação Municipal da Defesa Civil recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 7, a visita das técnicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ana Maria Letícia e Mariana Santana para analisar as estratégias e ações adotadas pela Prefeitura de Itabuna durante as fortes chuvas no período de 2021 e 2022. O encontro aconteceu na sede da Defesa Civil, Rua Silvio Santos Brito, Bairro Jaçanã.
Na oportunidade, o coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito, falou sobre a importância da parceria com a FGV. “O objetivo do encontro foi para esclarecimento de como a Prefeitura, com toda a sua estrutura de apoio, conseguiu dar respostas positivas para a população durante e após as enchentes de 2021 e 2022. Repassamos os relatórios obtidos durante esse tempo para que as técnicas da FGV possam fazer um estudo de caso”, disse.
Segundo Kaique Brito, a parceria com a FGV desenvolverá um estudo de caso com a participação de mais duas cidades brasileiras entre elas Petrópolis (RJ) e Franco da Rocha (SP) que abordarão as ações e decisões de sucesso no enfrentamento aos desastres naturais.
Operação Sossego aborda mais de três mil
pessoas em apenas um fim de semana
Pelo menos 25 profissionais de segurança e demais técnicos de quatro secretarias municipais da Prefeitura de Itabuna trabalharam intensamente no fim de semana para coibir a poluição sonora provocada por som de paredões. A Operação Sossego, que começou a partir das 21 horas de sexta-feira até domingo, abordou mais de três mil pessoas participantes de eventos com sol alto em 20 bairros da cidade.
De acordo com o Gerente de Poluição Sonora da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Péricles Nascif Souza Filho, que liderou a equipe ao lado do coordenador Silvio Roberto Santos Araújo, apesar do grande número de ocorrências, algumas por meio de denúncia anônima, houve apenas a apreensão de dois aparelhos sonoros com som alto nos bairros Pedro Jerônimo e Santa Inês.
Nascif explicou que as inspeções nos fins de semana são realizadas em bares, restaurantes, domicílios particulares e em áreas públicas onde há abuso de som alto. Donos de veículos com equipamentos sonoros potentes com volume aberto podem ter seus aparelhos sonoros e o próprio veículos apreendidos e ainda sofrer sanções com multas, responder processos administrativos junto ao Ministério Público estadual e serem enquadrados no Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
A Operação Sossego é executada pela SESOP com a participação das secretarias municipais de Transportes e Trânsito (SETTRAN) e de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), dos profissionais da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e ainda do Ministério Público estadual.
“Esse apoio de importantes órgãos de defesa da sociedade itabunense é fundamental para a execução de nosso trabalho para garantir a ordem pública e o direito ao silêncio noturno em Itabuna como também pela a segurança pessoal das equipes envolvidas”, ressaltou Péricles Nascif.
O titular da SESOP, Humberto Mattos, assegura que a Prefeitura de Itabuna não tem intenção de proibir o uso de paredões desde que se atendam as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de não ultrapassar 55 decibéis (Db) durante o dia e de 50 Db no período noturno.
Ele afirmou que a Operação Sossego tem garantido a paz e a tranquilidade em atenção aos apelos da população quando se sente incomodada com a poluição sonora e para o cumprimento da lei. O titular da SESOP lembrou que a comunidade pode colaborar com a Operação Sossego por meio de denúncias diretamente para a SESOP 98122-5796 e ainda para 190 (CICOM) e 153 (GCM).
ESPORTE:
Semifinais do InterClubes classifica Dallas e
Janizarus para a final
O domingo, dia 6, foi de disputa acirrada nas semifinais do Campeonato InterClubes de Futebol de Itabuna no campo do futebol amador no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Jorge Amado no Sarinha Alcântara. O Dallas venceu o Santa Inês por 5 a 4 nos pênaltis, enquanto no segundo jogo Janizarus ganhou do Grapiúna por 1 a 0.
Os jogos integraram as semifinais do certame promovido pela Liga Itabunense de Futebol Amador. A competição tem o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
No primeiro tempo, o Santa Inês abriu com a vantagem de um gol, o que deixou a equipe confiante na vitória. “Começamos o jogo bem, mas é preciso ajustes para ampliar a vantagem e chegar à final”, disse Vitor Rabelo, zagueiro do time.Dallas
Mas, no final do primeiro tempo, o Dallas fez o gol de empate.
O técnico do Dallas avaliou como positiva a atuação do seu time. “Nos posicionamos no jogo. Agora, é lutar para sair daqui com a vitória”, disse Luís Claudio Ribeiro.
Ele lembrou que Itabuna tem jogadores de qualidade e o InterClubes é uma vitória para o esporte da cidade. “Esse ano os jogos estão movimentados. Já tivemos, a Copa da Paz, Copa Verão e breve teremos o Interbairros, o que é bom para o futebol amador”, celebrou.
No primeiro tempo, o técnico do Santa Inês Walace Magalhães disse que sabia das dificuldades da partida. “Tivemos a competência de fazer um gol no inicio do primeiro tempo, mas tivemos a infelicidade do empate”, falou.
Janizarus |
Em seguida vieram os dois grupos com uma formação de quatro equipes. O diretor de Esporte, Gabriel Silva, afirmou que a competição foi satisfatória e revelou o bom nível técnico dos times. “Tivemos algumas surpresas no Campeonato e esperamos terminar a disputa com a mesma qualidade”, falou.
O diretor de Esportes destacou ainda a importância dos jogos para o retorno do futebol de clubes em Itabuna. “Graças ao empenho do prefeito Augusto Castro e do secretário José Alcântara Pellegrini retornamos ao Campeonato que incentiva o esporte” frisou.
A final será realizada no próximo sábado, dia 12, às 15 horas no campo do futebol amador CAIC. O primeiro colocado vai receber a taça e medalhas, além de R$ 8 mil. O vice campeã também vai ganhar a taça, medalhas e R$ 4 mil.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável