segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

ITABUNA EM FOCO

Feirantes do São Caetano transferido para a antiga Kildare

A Prefeitura de Itabuna deu início nesta segunda-feira, dia 26, à transferência dos comerciantes da Feira Livre do Bairro São Caetano para o antigo galpão da fábrica de calçados da Kildare, no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, no mesmo bairro. A mudança temporária e de forma consensual foi necessária em decorrência do início das obras de requalificação da feira livre do bairro, que atende a um pedido de comerciantes e consumidores.

O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos, responsável pela condução do processo de transição, explica que o galpão está sendo adaptado para receber os feirantes de forma humanizada. A expectativa é de que o novo espaço provisório da feira livre do São Caetano esteja em pleno funcionamento no próximo dia 5 de janeiro.
 

Entre as ações que estão sendo realizadas, estão: demarcações de espaços, instalação de toldos e reforma hidráulica e elétrica. “Neste primeiro momento, 208 feirantes que trabalham em boxes estão sendo transferidos. Mas, o galpão abrigará um total de 400 feirantes, inclusive aqueles que trabalhavam na área externa da feira”, explica o secretário Humberto Mattos.
 
A obra de requalificação da Feira Livre do São Caetano conta com um projeto técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), com execução sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 12 milhões nas obras de requalificação do equipamento.

Calendário da vacinação contra Covid-19 nesta semana

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação nesta semana da vacinação contra o Covid-19 de adultos e idosos nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. A primeira, segunda, terceira ou quarta dose serão aplicadas em pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade.

Já para a vacinação de adultos, com idade a partir de 18 anos com imunossupressão também haverá imunização da quinta dose. É importante ressaltar que o terceiro reforço ou quinta dose está prevista para portadores de imunossupressão que tenham feito a quarta dose num intervalo maior que 4 meses.

São consideradas comorbidade por imunossupressão: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS.

E ainda, pessoas que fazem uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de Prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A vacinação de adultos e idosos acontece nesta semana  até quinta-feira das 8 as 11 e das 13 às 16 horas. Vale destacar que as ampolas são abertas até às 15 horas a fim de evitar desperdício de doses.  A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Desta segunda a quinta-feira, crianças e adolescentes poderão ser vacinados contra a Covid-19 em todas UBS e USF das 8 as 11 e das 13 às 16h, mas as vacinas são aplicadas até às 15h para evitar desperdício de doses.

Crianças de 5 a 11 anos recebem a primeira ou segunda dose da Pfizer Pediátrica. Já os adolescentes de 12 a 17 anos poderão ser imunizados com a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer conforme seu esquema vacinal.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores. As crianças devem estar acompanhadas dos seus responsáveis.

VACINAÇÃO DE ROTINA

Até quinta-feira em todas Unidades Básicas e de Saúde da Família também são aplicadas as vacinas de rotina para todos os públicos (crianças, adolescentes, adultos e idosos).

É importante lembrar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra a meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.

AÇÃO DA REDE DE FRIO PARA VACINAÇÃO COVID INFANTIL

Crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades já poderão receber a primeira dose da Pfizer Pediátrica/Baby contra a Covid-19. Crianças de 3 a 4 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac e crianças de 5 a 11 anos podem receber a segunda dose da Coronavac ou a primeira/segunda dose da Pfizer Pediátrica.

A ação será na quinta-feira, dia 29, na Sala 20 do antigo SESP, Centro, das 10 às 14h. A documentação necessária é a certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação da criança.

Semana da limpeza de bueiros e canais na cidade

Na manhã desta segunda-feira, dia 26, começou com muito trabalho a limpeza de canais e a desobstrução de bueiros pelas equipes da Prefeitura de Itabuna. Os serviços estão sendo executados  pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), por meio da Superintendência de Serviços Públicos.

De acordo com o diretor de Obras da SIURB, Franklin Pereira dos Santos, o canal de macrodrenagem do Bairro São Caetano, nas imediações da Rua José Bonifácio, passa por uma limpeza geral. Outras equipes estão no Bairro Urbis IV, fazendo a limpeza e a desobstrução de bueiros.

“São serviços executados durante todo o ano, mas que recebem uma atenção especial em períodos chuvosos, porque as águas da chuva terminam carreando para dentro das caixas resíduos que a própria população joga nas ruas. Isso tem consequências sérias com alagamentos”, comentou o diretor de Obras.

Ele ainda completa: “Daí, a importância da manutenção constante dessas estruturas e a Prefeitura de Itabuna vem fazendo esse trabalho com muito rigor. Desde a retirada de areia a resíduos para que a passagem da água das chuvas não seja bloqueada”, finalizou.

Governo do Estado dar suporte à agricultura familiar 

Na quin

ta-feira passada, dia 22, em encontro no Consórcio de Desenvolvimento Litoral Sul  CDS-LS),  o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou 24 motocicletas, a 16 municípios do Litoral Sul. A Prefeitura de Itabuna recebeu duas motos que serão utilizadas no suporte à agricultura familiar pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima)

 A ação integra a parceria firmada entre a CAR e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS), pela estratégia Parceria Mais. A solenidade contou com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima. As motocicletas foram entregues pelo  o titular da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Lanns Almeida

O Programa contemplou o município de Itabuna com duas motos, além de dois tablets, com o objetivo de facilitar o trabalho dos técnicos da Seagrima na zona rural. Segundo o diretor de Agricultura da Seagrima, Rodrigo Haun, essa parceria com a Bahiater é de grande relevância, ampliando ainda mais o atendimento das famílias dos pequenos produtores rurais.

O prefeito Augusto Castro (PSD) disse que a parceria com o Governo do Estado tem feito uma grande diferença não só em Itabuna, mas em toda região sul. Dois técnicos vão acompanhar os produtores com o trabalho de extensão e de apoio, fortalecendo a agricultura familiar da região através do Consórcio Litoral Sul.

Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 5.791 pacientes curados, 5.934 firmados, sendo 114; casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 25, e óbitos descartados, 04.Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...