quinta-feira, 10 de novembro de 2022

ITABUNA EM FOCO


Secretaria de Promoção Social entrega certificado de cursos profissionalizantes 

Nesta quinta-feira, dia 10, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), entregou certificados aos alunos do conjunto residencial São José que concluíram os cursos profissionalizantes da área de alimentos e construção. 

Oferecidos gratuitamente, por meio do Programa Casa Verde e Amarela, os cursos são executados pela SEMPS, por meio da Divisão de Melhoria Habitacional do Departamento de Combate à Pobreza, depois da contratação do SENAI. 
9
“É o segundo grupo que formamos nos conjuntos habitacionais. Já finalizamos uma turma no Itabuna Park. Agora, aqui no São José, temos a satisfação de ver que esses alunos estão em condições de ingressar imediatamente no mercado de trabalho. É uma oportunidade para que melhorem sua condição de vida, gere a própria renda e, se desejarem iniciem o próprio negócio”, celebrou à titular da SEMPS, secretária Andrea Castro.

Hoje foram entregues 50 certificados  aos concluintes dos cursos de pedreiro, panificação, pizzaiolo, produção de salgados e folhados. Os cursos fizeram parte do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial, atendendo ao eixo de Desenvolvimento Socioeconômico. 

Fecomércio Bahia avança projeto de implantar unidade do SENAC  

A gerente de Comunicação e Marketing do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC - BA), Glória Feitosa, visitou alguns espaços visando à instalação de uma unidade em Itabuna. Na tarde de quarta-feira, dia 9, atendendo ao convite do prefeito Augusto Castro e do secretário José Raimundo Araújo, a representante da presidência da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (FECOMÉCIO-BA) esteve na cidade.

O titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Renda, José Raimundo Araújo, acompanhou a visita da representante do SENAC aos espaços identificados pelo governo municipal.Também estiveram envolvidos na inspeção dos imóveis o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (SINDICOM), José Adalto Vieira, os empresários Eduardo Fontes Neto (ABIH), Franklin Bastos (ACI) e Nérope Martinelli, e o assessor de gabinete Afonso Dantas.

O local a ser definido vai abrigar os primeiros cursos de educação profissional oferecidos pelo SENAC. Os três imóveis visitados estão no bairro Jardim Vitória e na área central da cidade. Segundo Glória Feitosa, a visita vai subsidiar o planejamento  e o projeto que será submetido à diretoria da  FECOMÉCIO-BA, a quem estão vinculados os sistema do Serviço Social do Comércio (SESC) e  Serviço Social de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Ela adiantou que, com base na infraestrutura e nos dados técnicos, a exemplo da planta do imóvel, a equipe de engenharia da instituição vai indicar à equipe de planejamento qual o espaço mais  adequado para atender às necessidades de estrutura física da unidade no município.

“A possibilidade da futura implantação do SENAC em Itabuna está em harmonia com o projeto de gestão do novo presidente da FECOMÉRCIO, Kelson Gonçalves Fernandes, para o quadriênio 2022/2026. Dentre seus objetivos o fortalecimento e interiorização do Sistema SESC/SENAC, incluindo a implantação de novas unidades em cidade como Itabuna, cujo raio de influência alcança a população do Sul da Bahia”,  afirmou Glória Feitosa.

O secretário José Raimundo Araújo ressaltou que a visita aos imóveis é apenas o primeiro passo para atender à demanda reprimida  por mais de 40 anos de formação de mão de obra para o segmento do comércio e serviços de Itabuna e região. “Há entusiasmo da Presidência e diretoria da FECOMÉRCIO – BA. Estamos firmes nesse projeto”, afirmou.

“Em seguida, vamos apresentar conjuntamente com a FECOMÉRCIO proposta à União para aquisição de uma área de 7 mil metros quadrados onde a unidade itabunense do Sistema SESC/SENAC será edificada em definitivo”, disse.

José Raimundo lembrou ainda que o Sistema SESC/SENAC em Itabuna não atenderá apenas a população local, mas o contingente de mais de 400 mil habitantes que vivem no entorno do município e que circula pela cidade em busca de empregos e oportunidades, dos setores de comércio e dos serviços aqui oferecidos. 

“É indiscutível o quanto importante para nós, comerciantes e prestadores de serviços, será a instalação da unidade do SENAC. Há lacunas em diversos setores destes segmentos que demandam por mão de obra qualificada. A partir da formação e qualificação das pessoas a economia do município também será impactada positivamente”, argumentou o presidente do SINDICOM, José Adauto Vieira.

SETTRAN leva campanhas de conscientização para um trânsito mais seguro às escolas

Um dia depois da volta às aulas presenciais no Centro Municipal de Educação Infantil (Creche) Professor Gil Nunesmaia,  no Bairro Jorge Amado, na zona oeste de Itabuna,  a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SETTRAN) desenvolveu na terça-feira passada, dia 8,  campanhas na unidade. A primeira, Educatran em Contos, que visa educar sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com contos lúdicos e infantis.

A outra, foi Criança Segura no Trânsito, que trabalha com crianças maiores e disponibiliza uma revistinha sobre as principais informações da maneira correta de conduzir os pequenos nos veículos, além da abordagem didática e dinâmica com simulações de como se comportar no trânsito a fim de diminuir o índice de acidentes.

As duas procuraram reforçar, conscientizar e possibilitar conhecimento para crianças e adolescentes sobre um trânsito mais seguro. O trabalho nas escolas da Rede Municipal de Ensino é realizado por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), que também alcança estudantes das  escolas particulares. 

Até agora, mais de 3.000 crianças já foram abordadas com as campanhas: Educatran em Contos e Criança Segura no Trânsito.

“A educação é o nosso principal pilar para um trânsito mais seguro. As crianças, que são o nosso futuro, servem justamente para fiscalizar os pais e responsáveis para que não cometam infrações de trânsito. Só neste ano, já atendemos mais de 50 escolas das redes pública e particular do município. A intenção é que possamos atender ainda mais,” declarou o secretário de Transportes e Trânsito, Thales Silva.

Mais 15 escolas da Rede Municipal de Ensino requalificadas 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, está requalificando mais 15  unidades escolares. O trabalho inclui  revisões hidráulica e elétrica  e telhados, além de pintura geral e revestimento. Até agora, pelo menos 80% das escolas já foram concluídas e a expectativa do Setor de Infraestrutura da SEDUC é que  todos os prédios fiquem prontos até o dia 30. 
 
Nas escolas, cujas obras estão em andamento em cinco, os alunos ainda seguem com blocos de atividades e  uso reduzido do espaço para a aulas presenciais.

Entre as escolas estão: José  Nunes Nascimento, Instituto  Municipal de Educação Aziz Maron ( IMEAM),  Ana Francisca Messias, Gil Nunesmaia, Otaciana Pinto, Betel, CAIC Jorge Amado, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco,  Antônio Menezes, 28 de julho, João Mangabinha FIlno, Milton Rodolfo de Souza Machado e anexo do Roberto Santos. 

Na Escola  Ação e Cidadania, que atende 80 alunos da Pré-escola ao 4º ano do Ensino Fundamental I, na Rua da Bananeira, a COMTECH Engenharia, empresa vencedora do processo licitatório, já concluiu as adequações nos forros de salas de aula e segue trabalhando para concluir a parte elétrica. A unidade foi alvo de dois arrombamentos, tendo sido  furtados fios e causado danos à tubulação. 

Já na Escola Municipal José Nunes do Nascimento, no Bairro Fonseca, está passando pelo processo de requalificação em seu espaço físico, uma necessidade de muitos anos, de acordo com diretores e professores. A escola atende 197 alunos, com idades entre 6 e 12 anos, do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

Por último, na Escola Municipal Milton Rodolfo de Souza Machado, no Bairro Santa Clara, as obras para reforma completa do espaço físico da unidade escolar estão adiantadas. A unidade escolar atende 191 alunos, da Educação Infantil, Fundamental I e do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante o período de reforma, a Secretaria escolar está funcionando em  espaço anexo.

Logo, Itabuna terá mais uma escola municipal 100% apta, segura e confortável para que alunos e profissionais da educação possam retornar às aulas presenciais. 

O Prefeito Augusto Castro e o Secretário da Educação, Prof. Júnior Brandão, já requalificaram mais de 80% das unidades escolares pertencentes ao município e seguem trabalhando para proporcionar uma educação pública de qualidade, em Itabuna.

Desde o ano passado, a gestão do prefeito Augusto Castro vem investindo mais de R$ 10 milhões na requalificação das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino e outros R$ 5 milhões na aquisição e substituição do mobiliário escolar.  O secretário da Educação, Josué Brandão Júnior, destaca os investimentos da Prefeitura para que todas as escolas municipais estejam aptas a receber os alunos da Rede Municipal de Ensino.


“O município  vive um novo momento com a reforma das unidades escolares”,   frisou o diretor do Departamento de Infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação, professor Eugênio Abreu. Ele informou ainda,  que a frota de 12 ônibus e duas vans  escolares,  passou por vistoria nos pneus, motores parte elétrica e estão aptos  a fazer o transporte dos alunos.

Escola Gabino Kruschewsky realiza dia da leitura e ARISBA premia estudante 

A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), por meio da Coordenadora Geral do Campo, realizou mais uma etapa do Projeto “Dia da Leitura Embaixo da Árvore”, uma atividade divertida que visa incentivar os pequenos ao hábito da leitura em contato com a natureza. 

A representante da SEDUC, professora Sayonara Cruz esteve na Escola Gabino Kruschewsky Filho, na Fazenda Cruzeiro do Sul, situada na rodovia BR-101, trecho Itabuna - Itajuípe. 

Esta ação educativa é realizada uma vez por semana com os alunos, sob a coordenação das professoras Vanuza Nonato, coordenadora Pedagógica da unidade escolar, e Silvia Campos. Atualmente, a Escola Gabino Kruschewsky Filho atende alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos) ao 5º ano do Ensino Fundamental I e o segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Recentemente, a unidade escolar do campo passou pelo processo de requalificação e recebeu mobiliário novo para a satisfação dos alunos, pais e professores. 

MEIO AMBIENTE

Na manhã de terça-feira passada, dia 8, de novembro, aconteceu a cerimônia de premiação do Programa de Educação Ambiental, criado pela Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (ARISBA). Este programa tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar e local, quanto a importância da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Planejamento, abraçou o Programa de Educação Ambiental, com o tema “Caminho da logística reversa”, por sua importância social, ambiental e educacional.

Quatro escolas da Rede Municipal Ensino estiveram envolvidas no programa, iniciado em abril deste ano. São três urbanas e uma do Campo: Escola Municipal Maria Rosa; Grupo Escolar Municipal Pedro Jerônimo; Grupo Escolar Maria Creuza; e Escola Roça do Povo, envolvendo alunos do 4º e 5° ano do Ensino Fundamental I, que participaram do concurso de desenho e redação.

A aluna 5º ano do Ensino Fundamental I, do Grupo Escolar Maria Creuza, Isabela Silva, 11 anos, foi premiada pelo concurso de desenho e redação, tendo recebido congratulações do secretário da Educação, professor Josué Brandão Júnior.

Boletim Covid-19 
 

A9 Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.555 pacientes curados, 3.573 confirmados, sendo 00 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de U TI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 14, e óbitos descartados, 04.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 

Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...