MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES
Poeta e jornalista Florisvaldo Mattos completa 90 anos - Foto/Academia de Letras da Bahia |
A população de Itabuna, Município que tenho a honra de representar pela vontade soberana do seu povo, apresenta MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao jornalista, poeta e escritor Florisvaldo Mattos pelo transcurso dos seus 90 anos nesta sexta-feira, dia 8.
Natural do Município de Ilhéus, Bahia, onde nasceu a 8 de abril de 1932, no então distrito de Água Preta, atual Uruçuca, o poeta cursou o ginásio em Itabuna. O poeta, jornalista, escritor e tradutor Florisvaldo Matos viveu parte de sua infância e adolescência em Itabuna na época de ouro do cacau.
Aqui conviveu com Hélio Pólvora, Telmo Padilha, Cyro de Matos, Valdelice Pinheiro, Sosígenes Costa e tantos outros nomes da literatura regional, inclusive o contista brasileiro Jorge Emílio Medauar, também nascido em Água Preta do Mocambo, descendente de pais sírio-libaneses e integrante da chamada “Geração de 45”
Florisvaldo Mattos seguiu para Salvador, onde formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade da Bahia em 1958, e integrou a equipe de redação da revista Ângulos, durante três anos.
Também participou do grupo literário que publicava a revista Mapa, em 1957-58, a exemplo do cineasta Gláuber Rocha, a quem prestou homenagem com a obra “Dois Poemas para Glauber Rocha”, 1985.
Na capital baiana, foi chefe de Redação do Diário de Notícias e correspondente do Jornal do Brasil. Nos anos seguintes, liderou a sucursal do Jornal do Brasil, em Salvador. Foi editor do suplemento cultural de A Tarde e um dos seus diretores de redação por anos a fio, inclusive no enfrentamento do impacto das novas Tecnologias da Informação.
Atualmente, reside em Salvador, onde é membro da Academia de Letras da Bahia, para a qual foi eleito em 1994 e empossado na Cadeira nº 31, em 1995, na vaga do poeta Carvalho Filho. Como poeta e escritor, começou a publicar em jornais e revistas, estaduais e nacionais, participando inclusive de antologias poéticas nacionais, já nos anos 1950, e em livros a partir de 1965.
Tem publicado também poesia em antologias internacionais, especialmente de Portugal, Espanha, França e Alemanha. Tem pronunciado palestras sobre temas abrangentes de poesia, literatura, jornalismo e cultura, em reuniões e conclaves promovidos por entidades diversas, entre as quais colégios e faculdades.
Por toda a sua produção intelectual, amor às coisas da Região Cacaueira e do Estado da Bahia, principalmente sua gente, me uno àqueles que felicitam o poeta Florisvaldo Mattos pela passagem de seu 90º aniversário. Que tenha, pois, saúde e vida longa!!!
Itabuna, 8 de abril de 2022
Augusto Castro
Prefeito
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável