segunda-feira, 23 de agosto de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura vacinou cerca de 370 cães e gatos no início de campanha contra raiva

Campanha de Vacinação Antirrábica vai alcançar toda a cidade
 - Foto Roberto Santos
Prefeitura vacinou cerca de 370 cães e gatos no início de campanha contra raiva  

Cerca de 370 animais receberam doses do imunizante nos dois primeiros dias de execução da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos na sexta-feira e sábado, dias 20 e 21. Um balanço parcial foi apresentado hoje pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo foram vacinados 298 cães e 70 gatos sob os cuidados de ONGs e dos protetores de animais e na zona rural nas proximidades da Fazenda Progresso, margem direita do Rio Cachoeira, e nos assentamentos Manoel Chinês e Agrafam, situados ao longo do semianel rodoviário.

A diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, explica que uma triagem e agendamento via telefone foi feita com as ONGs cadastradas no sistema da  Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ). “Aqueles que não atenderam a ligação ou não estão cadastrados devem entrar em contato pelo (73) 3212-3439 para novo agendamento”, orienta.

Durante a campanha, que vai até o mês de setembro, devem ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade, com exceção para os que estiverem doentes. “Para atender a toda população de cães e gatos da cidade foi montado um calendário de imunização dividido em módulos. Cada módulo engloba várias Unidades Básicas de Saúde”, explica Maristella Antunes.

A vacinação no mês de setembro foi dividida em quatro dias “D”, sempre aos sábados. Por isso, no dia 4, o módulo I contemplará as UBS Alberto Teixeira Barreto (Califórnia), Corbiniano Freire (Santa Inês), João José Soares (Vila das Dores), Raimundo Freire (Nova Califórnia), Ricardo Rosas (Fátima), Baldoíno Lopes (Fátima), José Renan Moreira (Parque Boa Vista) e CCZ (Antique).

No dia 11 de setembro o módulo II contemplará as UBS Möise Hage (Lomanto), Calixto Midlej Filho (Nova Itabuna), Jorge Amado (Centro Industrial, BR-415 ), Manoel Leão (Manoel Leão),  Élson Duarte (Urbis IV), Manoel Rodrigues (Ferradas), Mário Peixoto (Jorge Amado) e Ubaldo Dantas (Nova Ferradas).

No dia 18 de setembro, o módulo III alcançará as unidades Aurivaldo Sampaio (São Lourenço), José Maria de Magalhães (antigo Sesp),  Dilson Cordier (São Roque), Isolina Guimarães (Zildolândia),  Jacintho Cabral (Novo Horizonte),  Nilton Ramos Almeida (Mangabinha) e  Roberto Santos (Santo Antônio).

Por fim, o módulo IV será atendido no dia 25 de setembro nas UBS José Edites dos Santos (São Caetano), Amália Lessa (Novo São Caetano), Antônio Menezes Filho (Vila Anália), Cândido Pereira (Maria Pinheiro), João Monteiro (Pedro Jerônimo), John Leahy (Zizo), Lavínia Magalhães (Conceição), Lourdes Alves (CAIC), Simão Fiterman (São Pedro) e unidade volante Sítio 2 da Fundação Marimbeta (Novo Fonseca).
_______________________________
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente recebe demandas da Feira do Produtor

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, visitou os feirantes da Feira do Produtor, no Centro da cidade, ao lado da antiga Fundação Sesp, que acontece às sextas-feiras a partir das 7 h e vai até meio-dia. Ele foi ouvir as principais demandas dos feirantes para saber quais melhorias podem ser feitas no local visando maior conforto para eles e os consumidores.

Dentre as necessidades mais urgentes que lhe foram apresentadas está a construção ou implantação de um banheiro público, recapeamento da rua onde a feira acontece e conserto e manutenção de passeios e calçadas públicas, pois, onde ficam as novas barracas doadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia, na gestão do secretário Josias Gomes (PT-BA), deputado federal licenciado.

A partir das demandas recolhidas, vai ser apresentado um relatório ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), para que sejam definidas aquelas que podem ser atendidas nos curto e médio prazos. “Cumprimos a determinação da gestão, focada na criação de ambiente de negócios e a melhoria das condições das feiras livres, o que inclui a Feira do Produtor onde se comercializa a produção da agricultura familiar”, afirma Moacir Lima.

No primeiro semestre, a Feira do Produtor foi beneficiada com a entrega de kits de proteção pessoal (álcool em gel, avental, camiseta, touca e máscaras) para os feirantes, o que agradou aos consumidores por significar a melhoria das condições de trabalho e de higiene dos responsáveis pela comercialização de produtos hortigranjeiros da agricultura familiar regional.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna foi contemplada com o Projeto “Feira Segura – Viva a Feira”, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado. Foram doados 200 kits de proteção pessoal (álcool em gel, avental, camiseta, touca e máscaras) para os feirantes da Feira do Produtor e das feiras livres dos bairros São Caetano, Califórnia, Fátima e Mangabinha.
_______________________________
Prefeitura limpa canais do Vila Anália e São Roque para atender comunidades

As equipes do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Prefeitura de Itabuna começaram a trabalhar nesta semana em várias partes da cidade. No Vila Anália, por exemplo, os operários iniciaram a roçagem do canal que corta o bairro e será feita a limpeza geral da calha tão logo após a tarefa esteja concluída.

Moradora da Rua Cedrom, há 10 anos, a professora Rita Camargo disse que a situação era tão feia que as crianças brincavam com ratos correndo no meio da rua. “Fora insetos como moscas, pernilongos e baratas que infestavam essas áreas”, relatou. A professora agora se diz tranquila e agradecida pela atenção ao bairro que a Prefeitura vem dando na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).


Desde a sexta-feira passada, dia 20, operários de campo da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo também trabalham na limpeza do canal do São Roque. O serviço começou com capinagem e poda de árvores. Nesta segunda-feira, a máquina pesada  faz a limpeza geral ao longo da extensão do canal. Na área próxima ao centro da cidade, a exemplo do bairro Pontalzinho, Jardim do Ó e ruas centrais, foi iniciada a pintura do meio fio.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Alcântara informou que a pintura começou a ser feita nas primeiras horas da manhã e será retomada à noite, a fim de não atrapalhar o tráfego de pessoas e veículos.

“Nossos homens começam a trabalhar cedo, se precisar trabalham à noite e nos fins de semana, só assim teremos uma cidade limpa, apresentável, e organizada como deseja o prefeito Augusto Castro”, disse. Ele também tem se mostrado animado ao afirmar que os moradores estão mais conscientes sobre a importância de uma Itabuna limpa e do reconhecimento de que a prefeitura tem feito sua parte, o de garantir os serviços básicos e essenciais para a melhor qualidade de vida da população.  

O superintendente do Departamento de Serviços Urbanos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Souza Lino Filho também elogia a participação da comunidade nas ações do município.  “Que bom que essa prática tem se tornado quase uma rotina em Itabuna”. Segundo ele, isso se deve à ação permanente dos profissionais dos departamentos de limpeza e iluminação pública, de manutenção de pista asfáltica e das estradas vicinais e de outros setores que trabalham de forma sincronizada para levar esse tipo serviço à população.

Ele reforça a parceria entre o poder público e a comunidade que pode solicitar serviços ou fazer denúncias. O telefone da Limpeza Pública é (73) 3612–9825, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 e 14 horas.
_______________________________
Encontro no 15º BPM faz balanço da Operação Oxigênio e aponta desafios

A Operação Oxigênio, coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, vai continuar mesmo com o fim das restrições de circulação noturna de pessoas (toque de recolher) em Itabuna.   A decisão foi tomada nesta segunda-feira, dia 23, durante reunião no 15º Batalhão da Polícia Militar, com a participação de secretários municipais envolvidos e de representantes da Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.
 
De acordo com o diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Othon Henrique Dantas, a partir de agora o trabalho segue em áreas específicas da cidade. “As operações vão acontecer nos condomínios residenciais e nas regiões com maior aglomeração”, afirmou.  


Segundo Othon Dantas, os serviços de Inteligência da Polícia Militar e da Polícia Civil vão fazer análises das festas clandestinas que acontecem na cidade para que medidas sejam adotadas para evitar a disseminação do novo coronavírus, cuja agressiva variante Delta já causa apreensão em algumas regiões e cidades do país.
 
A reunião no 15º BPM teve as presenças dos secretários municipais Mariana Alcântara, da Segurança e Ordem Pública, e de Lívia Mendes Aguiar, da Saúde, da comandante da Guarda Civil Municipal, Roseane Santos Silva, do tenente-coronel PM Sandro Ferreira Lopes, e de representantes das Secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, de Transportes e Trânsito e de  Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

“Decidimos manter a Operação Oxigênio devido ao aumento das festas e dos números diários de casos ativos por Covid-19”, falou a secretária municipal de  Saúde, Lívia Mendes Aguiar. Para se ter ideia, somente no  domingo, dia 22, através de denúncias anônimas a Operação fiscalizou 20 bairros.  Ao todo, 450 pessoas foram abordadas, quatro estabelecimentos notificados, um carro apreendido e quatro motos abordadas, das quais duas notificadas.
_______________________________
Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 33.773 de pacientes curados, 34.733 confirmados, sendo 324 casos ativos; internados em UTI  29; leitos de UTI disponíveis 20;  internados em leitos clínicos, 14 leitos clínicos disponíveis, 32; e 636 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...