sexta-feira, 12 de março de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura de Itabuna faz reedição do decreto com restrições de locomoção noturna

Centro Administrativo Firmino Alves

A Prefeitura de Itabuna fez reedição do decreto de restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20 h às 5 h, de 12 de março a 1° de abril, no Município de Itabuna, conforme estabelecido no Decreto Estadual n° 20.260 de 2 de março de 2021.

Ficam excetuadas da vedação, as hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência. Ainda, servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores até suas residências.

Estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 19h30min, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery), somente de alimentação até meia-noite, sendo proibida a comercialização de bebidas alcoólicas após 19h30min.

Fica vedada, em todo o território do Município, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Caberá ao Poder Público promover o fechamento dos espaços públicos destinados à finalidade constante do caput e promover a fiscalização e a repressão de eventos nos espaços privados.

Excepcionalmente, ficam autorizados, durante os períodos de restrição, os serviços necessários ao funcionamento de toda e qualquer atividade industrial, do setor eletroenergético, das centrais de telecomunicações (call centers) que operem em regime de 24h e dos Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%.

As academias, centros de treinamento e estúdios, poderão funcionar durante o período, respeitando os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 30%. Mas, está proibida a realização/execução de atividades desportivas, aulas de dança e ginástica, que promovam contato físico.

A Guarda Civil Municipal apoiará as medidas necessárias tendo em vista o disposto neste Decreto, em conjunto com a Polícia Militar da Bahia. O decreto municipal está sendo publicado no Diário Oficial eletrônico.

Hospital de Base salva vidas com capacetes e

 evita intubação de pacientes Covid-19


Pacientes atendidos em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mantido pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), estão usando capacetes helmet em vez de serem intubados. A técnica já vem sendo utilizada no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Com o ventilador não invasivo em formato de capacete, adquirido pela Prefeitura, por meio da Fasi, os pacientes aceleram a recuperação com um método não invasivo, mas com capacidade de auxiliar no tratamento da insuficiência respiratória aguda. Toda a cabeça do paciente é recoberta com o material que é macio e transparente.

Na unidade, pacientes com quadro grave da Covid-19 usam os capacetes helmets com a função de fazer uma ventilação contínua não invasiva por período de sessões com duração entre uma hora e uma hora e meia, por dois ou três dias de acordo com o médico Eduardo Kovalski Neto, diretor-presidente da Fasi.


Prefeitura vai descentralizar vacinação nas

 unidades de Atenção Primária de Saúde

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai descentralizar a imunização
da população em 31 unidades básicas (UBS) e de saúde da família (USF), a partir da próxima semana. O anúncio foi feito pela secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, durante a Sessão Especial de ontem da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Wilmaci (PCdoB).

Na oportunidade, a coordenadora da Rede de Frios, Camila Brito, exibiu o vacinômetro com dados coletados até quarta-feira, com o registro de que 11.144 pessoas tinham sido imunizadas contra a Covid-19, cobrindo cerca de 80% das 14.064 doses recebidas da Secretaria de Saúde da Bahia. Contudo, por meio da atualização do Boletim de Acompanhamento da Cobertura Vacinal Covid-19 da Sesab, até hoje Itabuna já alcançou 88,6% de pessoas vacinadas na 1ª dose.

Isto significa que, dos 9.887 imunizantes recebidos, foram aplicadas 8.767 doses pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde. Com relação à segunda dose, foram aplicados 67,7% dos imunizantes recebidos da Sesab, o que representa que das 4.197 vacinas que chegaram, 2.672 foram aplicadas nas pessoas. Com o percentual ultrapassando a meta de 85%, a Secretaria Municipal de Saúde espera receber novas doses.

A secretária apresentou aos vereadores a prévia do Plano Municipal de Vacinação, tendo relatado que nos postos de saúde a vacinação será destinada, inicialmente, para idosos acima de 70
anos, provavelmente uma idade por vez. Mas, haverá busca ativa daqueles acima de 80 anos que ainda estão com a imunização pendente. Para isso, a Secretaria de Saúde deve adotar estratégias como agendamento de horário por agentes de saúde, distribuição de senhas, vacinação domiciliar e drive-thru na porta das unidades.

Entre as ações desenvolvidas até agora para a prevenção e enfrentamento do novo coronavírus, a secretária Lívia Mendes Aguiar falou da ampliação de 40 leitos (entre clínicos e de UTI), quando o Hospital de Campanha estiver em operação até o final deste mês, do aumento das testagens rápidas da população, incluindo o teste de antígeno; além da sanitização de espaços públicos

A secretária disse que está havendo um “resgate do papel da Atenção Básica” por meio de um programa criado para detecção e monitoramento da pandemia em Itabuna (Sinmcov). “Vai ser muito promissor. É a participação mais ativa da atenção básica no isolamento precoce e no acompanhamento dos infectados”, acredita

Utilizando gráficos, planilhas e relatórios, a secretária Lívia Mendes Aguiar mensurou todas as ações dos últimos 70 dias da atual administração municipal, a exemplo da descentralização da testagem rápida e do exame PCR, implantação de quatro Unidades de Referência em Atendimento às Síndromes Gripais, manutenção do Centro Covid no bairro Nova Ferradas e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 horas) do Bairro Monte Cristo.

Vereadores reforçaram o discurso de que a pandemia ainda não acabou e alertaram sobre a importância das medidas sanitárias e de segurança como o distanciamento social, uso de máscara e a higienização das mãos (com água e sabão e álcool gel). “O espírito é de dar as mãos para salvar vidas. É uma luta de todos”, pontuou Wilmaci Oliveira. “A população precisa abraçar a causa. Já perdemos muitas pessoas”, ressaltou Francisco (PSD) que preside a Comissão de Saúde na Câmara.


Itabuna estuda parceria com Senai

para projetos sociais 


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), autorizou estudos técnicos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza para que o Senai desenvolva projetos sociais destinados à geração de emprego e renda de famílias do Bolsa Família ou não nos condomínios residenciais do programa federal Casa Verde Amarela e remanescente do Minha Casa, Minha Vida e outras comunidades. Atualmente, a cidade conta com 10 condomínios e um total de 6.419 famílias.

Augusto se reuniu, na tarde de ontem, dia 11, com representantes da Unidade Integrada do Senai Robson Andrade, situada na rodovia Ilhéus – Itabuna, que lhe apresentaram projetos de qualificação profissional para famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O gerente do Senai Jurandir Luz e os técnicos Levi Costa, Santiago Freitas e Rúbia Carla destacaram que a instituição é parceira da Caixa Econômica Federal na execução de projetos sociais em diversos municípios.

Dentre os casos de sucesso citados, está o de Barrocas, na região sisaleira, onde em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, foram qualificados do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em cursos de eletricista e manufaturados em couro que ao final já saíram com o emprego garantidos. Além disso, apresentaram outros “cases” em diversas áreas, incluindo confeitaria, panificação, preparação de salgados, mecânica de motos, etc.

Cada um dos cursos modulares apresentados pelo Senai exigem entre 40 e 160 horas, são fornecidos inteiramente gratuitos aos participantes, já que custeados com recursos dos projetos sociais dos programas habitacionais do governo federal. Na sala de aula ou nas oficinas são aplicados protocolos de segurança contra a Covid-19 em cada turma, com mínimo de 12 e máximo de 20 alunos, de acordo com Levi Costa, gerente comercial de órgãos públicos do Senai.

O prefeito Augusto Castro demonstrou sua preocupação com a situação social das famílias ao deixar o Bolsa Famílias, muitas delas sem perspectivas. “Os cursos e oficinas do Senai são muito boa alternativa para preparar a mão de obra, principalmente nesta época em que estamos vivendo. A preparação e venda de alimentos pode ajudar muitas mulheres chefes de família”, comentou, acrescentando que vai debater a questão com a secretária Andrea Castro.

Na audiência, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza foi representada pela professora Suse Mayre Moreira Azevedo, supervisora do Suas, e pelo advogado Robenilson Torres, diretor do Departamento de Combate à Pobreza, que integram a equipe que vai estudar a parceria com o Senai para a oferta dos cursos profissionalizantes.


Boletim Covid-19 – 12.03.2021

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde não vai divulgar o Boletim Covid-19, nesssexta-feira, dia 12, em decorrência de problemas técnicos na rede informática. Feito contato com a empresa responsável, a mesma informou que está fazendo reparos. Em breve a situação estará regularizada.


Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula tem 48h para fazer o que fez ontem: apagar vídeo

O petista pediu votos para o pré-candidato à Prefeitura de SP Guilherme Boulos, em evento do Dia do Trabalhador Do  - Diario do Poder - O Tr...